Cidadeverde.com

Presidente do TCU vem ao Piauí conhecer escola de Cocal dos Alves

Imprimir
Durante visita do governador Wilson Martins ao Tribunal de Contas da União, na manhã desta quarta-feira (21), o presidente do órgão, Augusto Nardes, confirmou que virá ao Piauí na próxima sexta-feira (23). O objetivo é conhecer o modelo de gestão adotado pela escola estadual de Ensino Médio Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, que é destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Nelson Araújo/Divulgação TCU

A visita se dará por ocasião de auditoria interna na área educacional que constatou que a escola estadual de Cocal dos Alves tem a melhor prática educacional pública do país. “A intenção do TCU é conhecer de perto os bons métodos, como as atividades desenvolvidas na escola em Cocal dos Alves, que têm conquistado bons resultados na educação. A visita é uma forma de manter diálogo com o público, além de fazer uma aproximação com vários setores, a exemplo da educação”, ressalta o ministro.

Augusto Nardes explicou ao governador que o Tribunal de Contas da União está realizando auditorias em todas as áreas nos 26 estados da federação. Nesse caso, o Piauí será levado como modelo educacional para o restante do país.

Durante reunião com o ministro, Wilson Martins lamentou que não poderá participar da visita a Cocal dos Alves em virtude da convocação da presidente Dilma Rousseff para participar de reunião previamente marcada com os demais governadores, em Recife, mas revelou que Cocal é exemplo e motivo de orgulho para o Estado. 


“O Governo tem investido na ampliação do número de escolas de tempo integral, no aumento das vagas no ensino técnico, bem como em programas inovadores, como o Intercâmbio Estudantil, como formas de contribuir para que melhorias sejam alcançadas e para que tenhamos mais resultados surpreendentes, como foi  os da Agostinho Brandão”, destaca o governador.

Sobre a escola

Única do município de Cocal dos Alves, situado a 260 quilômetros de Teresina, a escola estadual Ensino Médio Agostinho Brandão é considerada a instituição de maior desempenho no ensino médio no País. Em 2011, obteve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, entre as escolas com alunos de baixa renda, superando o resultado de mais de cinco mil instituições públicas e privadas de todo o pais, no rendimento das provas objetivas do Enem. 

Paulo Barros/Ccom

Além disso, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do ano passado, Cocal dos Alves foi o município piauiense com o melhor desempenho. Os estudantes do município alcançaram bons resultados também em 2011.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais