Cidadeverde.com

Presidente eleito do TCE-PI apoia campanha "Conselheiro Cidadão"

Imprimir

Wilson Filho/Cidade Verde
IMG_8962.jpg

Após ser eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE-PI) para o biênio 2015/2016, o conselheiro Luciano Nunes Santos se mostrou favorável a Campanha Conselheiro Cidadão, que defende mudanças na escolha dos conselheiros da Casa.  

No Piauí, os membros são escolhidos da seguinte forma: quatro são indicados pela Assembleia e três são de escolha do governador, entre esses, dois devem ser técnicos. Atualmente, ocupam as vagas de técnicos a atual presidente do tribunal, Waltânia Alvararenga (auditora) e o conselheiro Abelardo Vilanova (técnico do Ministério Público de Contas).  

Para Luciano, a campanha é uma cobrança da sociedade para que as instituições brasileiras fiquem longe de qualquer influência política.  

"A campanha do conselheiro cidadão é exatamente uma resposta e uma cobrança da sociedade. Ela devia impetrar uma campanha do magistrado cidadão. Nós precisamos olhar a escolha não só do conselheiro, mas dos juízes, desembargadores, ministros. Temos que tirar de dentro das instituições essa pecha de cartório. Nós temos que ter todas as instituições brasileiras acima de qualquer crença, de qualquer credo partidário" disse o conselheiro.  

Democracia 
O presidente eleito ressaltou ainda a importância da democracia e disse que as se instituições continuarem desacreditadas causarão prejuízos a sociedade.  

"A força da democracia e o que a consolida é nós termos instituições fortes. Se tivermos instituições desacreditadas (Tribunais de Contas, Justiça e Eleitoral) elas atentarão contra democracia. E a gente só sabe o que é democracia, liberdade, quando a gente vê os regimes ditatoriais em que não temos direito a nada, a não ser obedecer. É melhor termos instituição fortes, vigilantes e que efetivamente consolidem e garantam a democracia do que deixarmos as instituições se enfraquecerem e levar o país a um processo de descrença" pontuou.   

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais