Cidadeverde.com

Especialista tira dúvida sobre reforma da Previdência; assista vídeo

O tempo de contribuição e o trâmite do projeto de Reforma da Previdência foram pautados pelo especialista, Joffre Castelo Branco no Jornal do Piauí. Entre os pontos do projeto comentados estão a idade mínima de 62 para mulheres, 65 para homens. O período de 40 anos de contribuição para receber 100% da aposentadoria e os 25 anos para receber 70%.
O especialista alerta que mesmo que a pessoa trabalhe os 40 anos para receber o que recebia precisará ter a idade mínima.

"Hoje existem a aposentadoria por idade e outro tipo de aposentadoria que é por tempo de contribuição. Com a proposta atual nós temos uma unificação desses dois institutos de aposentadoria. Seria uma aposentadoria por idade e tempo de contribuição", explicou o advogado.

Sobre a tramitação o especialista explica que a votação que está prevista para o começo de junho não deve acontecer. Segundo ele os parlamentares devem primeiro "arrumar a casa" para só em seguida solucionarem esse problema.

"Nós não temos clima político para votar nada e outra coisa. A população tem visto que nossos representantes no mínimo nos desrespeitam. Eu acho que primeiro devem arrumar a casa e depois solucionar isso", completou.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com