Cidadeverde.com

PRF apreende 800 kg de carne transportada junto com desinfetante

Imprimir

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí apreendeu na noite desta quinta-feira (31) cerca de 800 quilos de carne vermelha sendo transportados sem refrigeração e em condições de higiene inadequadas. 

A carne foi encontrada durante uma abordagem regular, no posto da PRF de Piripiri, KM 189 da BR-343. Os alimentos estavam no banco de trás e na carroceria do veículo modelo Strada, de cor prata e placa NIM 6569.

O condutor transportava a carne próxima a materiais de limpeza, como desinfetantes.

Segundo a PRF, o condutor, de iniciais R. de L.S., é um vendedor avulso e portava a nota fiscal da carne. A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) foi acionada.

 

 

Atualizada às 9h50

O inspetor Fabrício Loiola informou ao Cidadeverde.com que o condutor foi multado em 800 Ufirs, que corresponde a R$ 2.032, e declarou à PRF que a carne, que saiu de Teresina, seria vendida em vários pontos de Pedro II. Os produtos apreendidos ficaram retidos na Adapi de Piripiri.

Outros casos

A gerência da Vigilância Sanitária de Teresina apreendeu na semana passada cerca de uma tonelada de carne bovina transportada de maneira irregular dentro da cidade. Segundo o veterinário da Gevisa, Roberto Sérgio Matias, a carne estava acondicionada em tambores, nos quais eram tranportadas sodas cáusticas. 

"Nós estávamos passando pela avenida Centenário, próximo ao Aeroporto, quando percebemos o veículo e fizemos a fiscalização. Toda a carne já estava cortada em peças e pronta para comercialização", explicou Roberto.

O veterinário acrescenta que a carne mal acondicionada e transportada em veículos que não sejam refrigerados podem ser contaminados por microorganismos como bactérias e parasitas. 

O diretor técnico da Adapi, Idílio Moura Fé, informou que a carne apreendida estava embalada a vácuo e tinha o selo de inspeção federal. 

"Por isso, o responsável pelo transporte foi multado, mas teve a mercadoria liberada após acondicioná-la adequadamente em isopores com gelo", relatou o diretor.

 

Jordana Cury e Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais