Cidadeverde.com

PRF prende motorista com rádio capaz de conectar satélite da Marinha dos EUA

Imprimir

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí prendeu o motorista de caminhão A. H. S. C., 46 anos, natural do município piauiense de Antônio Almeida, na manhã desta terça-feira (5). De acordo com a PRF, ele utilizava rádio de transmissão e recepção clandestino, com capacidade de conectar um satélite da Marinha Norte Americana.

Foto: PRF/PI.

Segundo o inspetor da PRF, Welendal Tenório, o equipamento pode ser usado pela base militar norte americana e é de natureza sigilosa. “O governo Americano e o FBI já acionaram o governo brasileiro para a pirataria do equipamento, onde o motorista consegue falar com qualquer país do mundo”, disse Welendal.

O caminhoneiro carregava milho, de Uruçuí para Batalha, quando foi abordado no km 333 da BR-343 em Teresina, pela PRF em uma ação em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

“O diferencial desse aparelho é que está ligado a um satélite norte americano e pode interferir na comunicação da Marinha americana com submarinos, navios e até com as Forças Armadas. A Interpol e o FBI já havia acionado a Polícia Federal sobre o uso desses aparelhos no Brasil”, destacou o inspetor da PRF. 

A Polícia vai investigar se o motorista estava usando o equipamento para acionar os caminhoneiros sobre blitzes.

Há 20 dias a PRF realizou uma operação onde apreendeu rádios transmissores, mas este somente agora foi encontrado. “Esse tipo de aparelho tem acionamento remoto que pode ser desligado e assim só é possível verificar com a Anatel”, afirmou Welendal Tenório.  

Ao ser conduzido, o motorista negou que utilizasse o aparelho e que desconhecia a ilegalidade de possuir um. “Mas, a comunicação é excelente, podendo conversar com outros países em tempo real com som de alta qualidade”, destacou. 

O caminhoneiro foi preso e levado para a Polícia Federal que deverá enquadrá-lo em uma infração internacional, já que interfere na soberania de um país. O aparelho apreendido também foi encaminhado para a PF. 

 

Flash Yala Sena e Maria Romero 

Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais