Cidadeverde.com

Procon alerta consumidores sobre compras durante black friday

Imprimir

O Procon-PI divulgou dicas para compras seguras pela internet durante o Black Friday previsto para acontecer nesta sexta-feira(28). Segundo o órgão, a promessa de grandes promoções é principal atrativo do evento. 

O objetivo é evitar que o consumidor que pretenda adquirir produtos na Black Friday faça um mau negócio. 

O Procon destaca que o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor. “A obrigação do fornecedor de cumprir a oferta conforme anunciada, assegura a garantia do produto e o direito de arrependimento,  este consistente no  prazo de sete dias assegurado ao consumidor para desistir das compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicilio, telemarketing, catálogos, internet)”, afirma a nota.

Fique atento, ainda, ao prazo de entrega da mercadoria em domicílio, que deve estar registrado na nota fiscal ou recibo.

Confira as dicas:

1º - verifique os preços dos produtos antes do dia marcado para o evento;
2º - veja a descrição do produto, compare-o com o de outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;
3º - Decidido pelo produto a ser adquirido, verifique se realmente houve redução do preço do produto ofertado no dia da Black Friday, para evitar o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como  anunciado;
4º - Fique atento à política de privacidade da loja virtual e sua responsabilidade pelo armazenamento e manipulação de seus dados pessoais; 
5º - imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.). 

Dicas de segurança

- O fornecedor deverá ser identificado na página virtual e informar ao consumidor sua razão social, CNPJ, endereço físico e canais de contato.
- Evite comercializar com sites que exibem como forma de contato apenas o número de um telefone;
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
- Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

No caso de problemas, o consumidor poderá procurar o Procon-PI ou buscar  orientação pelo telefone (86) 3216-4550.

 

Da redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais