Cidadeverde.com

Procurador recomenda substituição do comandante do 10º Batalhão da PM/PI

Imprimir

A Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí, através do procurador Kelston Lages, recomendou ao comandante-geral da Polícia Militar que substitua o comandante da 2ª Companhia do 10º Batalhão, que tem sede em Guadalupe, município a 345 quilômetros de Teresina.

Foto: Wilson Filho

De acordo com apurações, o 1º tenente da Polícia Militar João Ricardo Pinto Sousa deixou o cargo para que assumisse um nome indicado por um “parlamentar federal em razão da sua relação de amizade com este último ser fato público e notório”, disse em nota.

A informação foi encaminhada à Procuradoria Regional Eleitoral no Piauí pelo juízo da 46ª Zona Eleitoral de Guadalupe. Para Kelston Lages a troca de comando denota possível influência indevida no ajuste do Batalhão de Polícia Militar.

A recomendação pede que providências cabíveis para a substituição da função de comandante sejam adotadas e que um oficial diverso seja designando para o exercício da função. O não atendimento da Recomendação pode resultar em sanções. 

Segundo o documento, esses fatos deram margem ao incremento da animosidade entre os partidários das agremiações em disputa, motivando, inclusive, pela primeira vez na história do município de Guadalupe/PI, a solicitação do envio de forças federais em caráter de urgência. 

Para o procurador eleitoral, a situação chega a “comprometer a sensação de imparcialidade em relação ao oficial em questão”.

Até esta segunda-feira (22), 65 municípios já receberam confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do envio de tropas federais para reforçar a segurança do pleito em 2014. Nas eleições de 2010, o número do Piauí foi de 39 cidades nessa situação.

Posicionamento da Polícia Militar

O Cidadeverde.com tentou ligações telefônicas para o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lídio Filho, mas não obteve resposta. Já a assessoria de comunicação da PM informa que ainda não tem dados sobre a decisão e que se pronunciará sobre a medida.   

Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais