Cidadeverde.com

Professores da UFPI lançam livro sobre protestos no Brasil

Imprimir

Organizado pelos professores doutores Gustavo Said e Jacqueline Dourado, ambos da Universidade Federal do Piauí, o livro "O Delírio é um Desejo" é uma reunião de ensaios sobre os protestos que tomaram conta do Brasil em junho de 2013. O lançamento da obra será nesta terça-feira (23), a partir das 18h30, na livraria Anchieta da Avenida Dom Severino.

Uma realização da Editora da UFPI, o livro conta com dez ensaios de professores de instituições de ensino nacionais e estrangeiras que abordam, sob diferentes perspectivas teóricas e vieses intelectuais, os protestos e manifestações que culminaram naquilo que ficou conhecido como Jornadas de Junho. 

Além disso, o livro apresenta um rico material fotográfico sobre o assunto. São autores dos ensaios os professores e pesquisadores: Carlos Alberto Messeder Pereira (UFRJ), Alex Galeno (UFRN), David Gunkel (Illinois, Chicago), Ronaldo Henn (Unisinos), Jacqueline Dourado, Denise Lopes e Renan Marques (UFPI), Christa Berger (Unisinos), Pedro Russi (UNB), Michael Stricklin (Nebraska, EUA), Fábio Vasconcelos (ESPM-RJ), Gustavo Said (UFPI), Adriano Miranda e Regiane Nakagawa (PUC-SP).

Segundo os organizadores da obra, "desde a reabertura democrática não houve um protesto tão sincronizado e significativo quanto as Jornadas de Junho. Elas se equivalem às manifestações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Elas indicam a presença de um novo protagonismo juvenil, das ruas, nas redes, um novo jeito de fazer política. Mas é muito precipitado afirmar que isso abalará os alicerces da política representativa exercida de forma indireta, a tal ponto de se lhe apresentar como processo substitutivo". 

O livro pretende lançar os alicerces teóricos para compreender a importância e a dimensão das Jornadas de Junho na vida político-social brasileira, além de, conforme os organizadores, promover o interesse pelo tema e a reflexão sobre o cenário político nacional e internacional.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais