Cidadeverde.com

Profissionais de enfermagem adiam paralisação e estabelecem novo prazo para negociar

Imprimir

Os enfermeiros e técnicos em enfermagem do estado do Piauí e da prefeitura de Teresina adiaram a paralisação prevista para esta segunda (18) e terça-feira (19). A categoria informou que durante a semana negociará com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e com a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT). Se até a terça-feira (26) da próxima semana não houver acordo, os profissionais vão parar as atividades. 

João Sérgio, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares em Enfermagem do Piauí (Senatepi), informou em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda que a paralisação prevista para esta semana foi adiada com o objetivo de negociar junto ao estado e à prefeitura. O principal pedido, segundo ele, é o pagamento integral do valor do plantão extra aos técnicos. 

"Hoje a situação mais crítica diz respeito aos técnicos, que recebem somente R$ 67 pelo plantão extra, quando o valor correto é de R$ 110. Esse cálculo foi feito pela prefeitura e nós não sabemos como chegaram a esse valor. Isso está prejudicando os profissionais", declarou. 

De acordo com a presidente da FHT, Fátima Garcês, os problemas expostos pela categoria serão discutidos para que sejam solucionados o mais rapidamente possível. Segundo ela, descontos indevidos serão ressarcidos tão logo sejam comprovados. Ela disse ainda que o plano de cargos e salários dos profissionais está sendo cumprido e deverá ser concluído em agosto deste ano. 

"Os outros pontos que não são diretamente relacionados com a Fundação, nós tentaremos intermediar junto á prefeitura. Queremos que os problemas sejam resolvidos com um diálogo aberto", declarou. 

Outro ponto exposto pela categoria é o assédio moral nas unidades de saúde. Quanto à reclamação, a presidente declarou que uma ação junto aos gestores e gerentes será realizada pela FHT. 

" Vamos trabalhar junto aos hospitais. Os casos que chegam à FHT, encaminhamos para que seja iniciada a abertura de processo administrativo para apuração dos fatos. Os servidores que se sentirem constrangidos, que nos encaminhem formalmente a reclamação. Eles podem usar todos os instrumentos necessários para fazerem valer seus direitos", declarou. 

Segundo o presidente do sindicato, durante toda essa semana serão analisadas propostas e discutidas as reivindicações da categoria. Caso não haja consenso, uma assembleia que acontecerá no dia 26, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), decidirá nova data para uma paralisação. 

Maria Romero (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais