Cidadeverde.com

Projeto da Uespi é aprovado e universidade ofertará curso de Letras/Alemão

Imprimir

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é uma das 10 universidades do Brasil contempladas com o curso de língua Alemã, através de convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

A Uespi se candidatou para receber o curso junto a outras 100 instituições inscritas. Apenas 10 universidades brasileiras foram habilitadas e, entre estas, a Uespi, que ficou em 6º lugar no resultado final do Edital 14/2014. Entre as 10 universidades contempladas, apenas duas são Estaduais.

Para o reitor Nouga Cardoso, estar entre os selecionados mostra que a Uespi está cumprindo seu papel. "Nosso interesse é cada vez mais formar pessoas em condições de inserção num mercado que hoje não é só local nem nacional, mas internacional. Quando podemos aliar a qualidade da formação com o aprendizado de uma língua estrangeira, isso tem uma importância muito grande. Assim a Uespi tá cumprindo o seu papel como uma instituição formadora", afirmou.

Os professores que ministrarão o curso virão da Alemanha e, segundo o professor doutor Francisco Lima, o objetivo é aproximar a Uespi de outros países. “Esta parceria irá aproximar a Uespi da Alemanha e isto trará mais oportunidades para os docentes e discentes da instituição, já que o Governo Federal está investindo em projetos brasileiros em parceria com a Alemanha”, explicou.

O curso será gratuito e tem previsão para iniciar em 2015. Ele terá duração de quatro anos e é voltado para acadêmicos e comunidade geral. Para a professora Margareth Torres o curso é importante por "viabilizar o conhecimento de uma língua estrangeira para todos os docentes em letras, para os discentes e para a comunidade em geral. Vamos nos preparar para futuramente implantar o curso de Letras/Alemão na Uespi”, afirmou.

O curso é mais uma etapa importante dentro do projeto que prevê o aumento de intercâmbio entre a Uespi e universidades de referência no Brasil e no exterior. O reitor Nouga Cardoso afirma que a missão da Uespi em sua gestão é buscar "uma educação de qualidade para realizar sonhos e emancipar pessoas", finalizou.

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais