Cidadeverde.com

Projeto Lagoas do Norte vai ser apresentado na Argentina

Imprimir

O Projeto Lagoas do Norte é referência internacional e deve servir de modelo para outros países que enfrentam problemas de drenagem. Os resultados obtidos pelo projeto na zona norte de Teresina serão apresentados durante o Seminário "Gestão Integrada do Risco de Inundações em Áreas Urbanas, que acontece no período de 9 a 11 de setembro em Buenos Aires, na Argentina.

 O Prefeito Firmino Filho foi convidado pelo Banco Mundial a apresentar o trabalho realizado no Lagoas do Norte, juntamente com o Secretário Municipal de Planejamento, Washington Bonfim. O objetivo do Seminário é discutir os principais problemas que existem na região, em relação à gestão das inundações urbanas, destacando os aspectos relativos à tecnologia empregada, aos atuais modelos institucionais e alternativos e as perspectivas de financiamento internacional neste campo.

O Lagoas do Norte é uma das principais intervenções urbanísticas em Teresina e que já vem mudando a realidade dos moradores dos 13 bairros atendidos pelo projeto. Ao todo, são mais de 100 mil pessoas beneficiadas com as obras que incluem drenagem, requalificação urbana, construção do parque linear, melhorias habitacionais, abastecimento de água. O projeto inclui ainda a recuperação ambiental e paisagística da área, melhoria das vias de acesso, controle das inundações, revegetação, áreas de lazer e teatro, além de obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água, recuperação do hospital e melhorias de escolas.
 
Os investimentos do Programa Lagoas do Norte já totalizam quase R$ 68 milhões. Desse total 62,9% são de recursos do BIRD, 28% do PAC e 9,1% da contrapartida da Prefeitura de Teresina.  O secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, explicou que o projeto ainda não está concluído e que a Prefeitura segue trabalhando na finalização da qualificação urbana do canal da Vila Padre Eduardo e na finalização do canal da Lagoa do São Joaquim. “Outra intervenção que está em andamento é a de reforço na tubulação para garantir melhoria no abastecimento de água no Mocambinho. São mais de 18 km de reforço na tubulação, que vão servir para aumentar a pressão e o volume de água para os moradores da região norte da cidade."

Na manhã desta terça-feira, o prefeito Firmino Filho visitou as obras que estão em andamento e conferiu de perto os trabalhos e as mudanças que estão acontecendo na vida dos moradores.  Ele explicou que o Projeto é bem amplo e tem várias funções e linhas de trabalho. “O sistema de drenagem é a principal conquista. Antes, as ruas ficavam alagadas porque não havia um sistema de drenagem. Fizemos a limpeza das lagoas e um trabalho sistemático em toda a região. Ficamos felizes com o convite do Banco Mundial para apresentar esse projeto, que é motivo de orgulho não só para a Prefeitura, mas para todos os teresinenses. O seminário é também uma oportunidade ímpar de troca de experiência com o que está sendo usado na área de drenagem e manejo em áreas urbanas do mundo inteiro.", disse o Prefeito. 

Moradora da região há 19 anos, dona Maria Rita da Conceição acompanha atentamente as obras de melhorias sanitárias. Ela conta que sua casa não tinha banheiro e que agora recebe o benefício. “Eu só tenho a agradecer a Prefeitura por essa obra. Vai garantir melhoria na minha vida. Antes, era um sofrimento. Eu estou muito satisfeita com todas as intervenções que já foram feitas”, garante ela.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais