Cidadeverde.com

PSTU realiza bandeiraço em praça no centro pelo dia de luta das mulheres negras

Imprimir

Nesta sexta-feira (25), o PSTU realiza um “bandeiraço”, na Praça da Bandeira, centro de Teresina, em alusão ao dia latino americano e caribenho de luta das mulheres negras. O partido reivindica essa data por entender que outra sociedade não será construída sem a libertação daquelas que tem a sua história marcada pelo peso do machismo e do racismo.  

Em diversos aspectos da sociedade, observa-se o lugar que ocupa hoje a mulher negra, um lugar de inferioridade no mundo do trabalho, das maiores estatísticas no âmbito da violência, sendo as que mais sofrem com as privatizações, o desinvestimento dos serviços públicos de transporte, saúde, moradia e ainda a gigantesca falta de vagas nas creches para os seus filhos.

Segundo o dossiê Mulheres Negras de 2013, 76,1% das mulheres piauienses são negras, percentual que localiza o estado dentre os que possuem maior número. Nesse sentido, o PSTU considera que é preciso resgatar a força e a coragem das mulheres que resistiram às condições de escravidão, das mulheres quilombolas e indígenas, para que juntos, homens e mulheres trabalhadoras lutem contra o capitalismo que se nutre da opressão para garantir o lucro acima de tudo.

O partido prioriza essa discussão, tendo um programa avançado no combate ao racismo, homofobia e machismo. A candidata à vice-presidente pelo PSTU, Cláudia Durans, é mulher, negra, professora universitária, atuante no movimento negro, iniciou sua militância em São Luís (MA), com apenas 16 anos e continua combatendo o racismo e toda forma de opressão e exploração.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais