Cidadeverde.com

Quase 80% dos pais acreditam que a Internet torna as crianças mais precoces

Imprimir

Pesquisa divulgada pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis, revelou que aos 10 anos a maioria das crianças de hoje já terá tido sua primeira conversa sobre "assuntos sérios" com seus pais. E essa média de idade é de cinco anos a menos do que a idade que a geração de seus pais teve a mesma conversa, pois 50% dos pais entrevistados afirmam ter tido esse tipo de conversa por volta dos 15 anos.

Por abordar temas adultos como pornografia - o tema mais difícil de tratar, segundo os pais pesquisados - sexo e puberdade, a Internet foi claramente apontada como a força responsável pelo avanço nesse tipo de conversa. Os pais se preocupam ainda com o tempo que os filhos passam conectados (a maior preocupação para 42% deles) e com o quão fácil é para as crianças ter acesso a conteúdos impróprios (47% citaram o problema).

 Entre os métodos de prevenção quanto à segurança online mais citados pelos pais na pesquisa estão "proibir a criança de visitar sites desconhecidos sem permissão" (53%); "conversas com estranhos e compras on-line" (51%); e "e permitir que seu filho permaneça on-line por apenas um período pré-determinado de tempo" (44%) - no entanto, nenhuma ação única sozinha foi citada pela esmagadora maioria.

Apesar de 81% dos pais afirmarem impor uma ou mais restrições aos filhos, apenas 35% das crianças pesquisadas acham que a Internet pode ser perigosa. A maior parte dos pais também disse acreditar que aos 12 anos seus filhos saberão mais sobre Internet do que eles próprios, e 19% acreditam que isso ocorrerá quando seus filhos tiverem 9 anos.

"Isso aponta a necessidade de um processo de aprendizado sobre o que pode e o que não pode ser feito na Internet desde a primeira infância, e que pais e filhos devem trabalhar juntos," afirma Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Brasil. "Com o aumento do uso de dispositivos conectados por crianças não podemos subestimar a necessidade de ter esse tipo de diálogo aberto desde cedo com os pequenos. 

Fonte: Administradores.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais