Cidadeverde.com

Quase metade dos eletrônicos dão defeito antes de 2 anos

Imprimir

Entre os eletrônicos e eletrodomésticos comprados no Brasil, 45% dão defeito antes de completarem dois anos de uso. Câmeras fotográficas, computadores e os tablets lideram a lista dos equipamentos que mais são defeitos nos primeiros anos de uso, de acordo com pesquisa da Proteste Associação de Consumidores.

Para realizar a pesquisa, foram ouvidos 800 consumidores em todo o país entre os dias 13 de junho e 18 de julho deste ano. O levantamento envolveu domicílios em que pelo menos um produto eletrônico ou eletrodoméstico tivesse sido comprado nos últimos doze meses, dentre eles: ar-condicionado, câmera fotográfica, celular, computador, ferro de passar, fogão, micro-ondas, geladeira, impressora, lavadora, liquidificador, secador de cabelo, tablet, televisão e ventilador.

Para 62% dos entrevistados, o defeito se verificou pouco depois de a garantia terminar. Mesmo quem procurou por uma assistência técnica antes de comprar outro produto - 81% dos entrevistados - não optou pelo conserto, pois o preço cobrado pelo serviço era elevado. Devido ao custo, 74% dos consumidores preferem substituí-los por um novo, sem recorrer às assistências técnicas.

Do total, 60% dos consumidores afirmam que compraram outro produto e decidiram manter aquele que deu defeito em casa, a razão para tal é a esperança de um dia tê-lo consertado. Porém, nem sempre isto é possível, pois eles não encontram peças de reposição no mercado. Isso aumenta a quantidade de lixo tecnológico acumulado nas casas e jogado no meio ambiente. Menos de 3% dos participantes afirmaram terem devolvido à loja os produtos substituídos por um novo. E outros 3% entregaram em um ponto de coleta indicado pelo fabricante.

Por conta desses números, a Proteste está lançando uma campanha pelas redes sociais para ampliar o prazo da garantia legal, que hoje é de apenas três meses, para dois anos. Na petição para mudar a lei, é justificado que se a garantia fosse mais longa, os fabricantes tenderiam a investir em produtos mais duradouros. A garantia legal dos produtos na maior parte do Reino Unido é de seis anos. E no restante da Europa é de dois anos.

Fonte: Info Money

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais