Cidadeverde.com

Queda nas doações de sangue no fim de ano preocupa Hemopi

Imprimir

Uma tendência negativa preocupa o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piauí (Hemopi). Nos últimos anos, o número de doadores nas festas de fim de ano tem caído significativamente. No Natal deste ano, um fato inédito: ninguém compareceu para a triagem. 

A média de doações, que oscila entre 120 e 150, caiu nesta época do ano para aproximadamente 30. Há estoque de todos os tipos de sangue, mas a maior preocupação é com as plaquetas, usadas no tratamento de leucemia e dengue hemorrágica, e que só duram cinco dias. 

Nas estatísticas, a redução dos doadores nas festas de fim de ano preocupa. No Natal de 2013 foram 12 doações contra nenhuma de 2014. No primeiro dia de 2013, sete pessoas apareceram para doar sangue. Neste ano, foram cinco. 

O Hemopi tem acionado doadores frequentes por telefone para reforçar o estoque de plaquetas, mas agradece pela visita dos ocasionais. É preciso ter ter entre 16 e 70 anos e pesar mais de 50 quilos para doar, além de ter se alimentado bem e ser solidário. 

O funcionamento do Hemopi é de 7h às 18h, inclusive no dia 31. No feriado do dia 1º de janeiro, as doações serão recebidas até 12h. 

reportagem de Indira Gomes (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais