Cidadeverde.com

RCV destaca proteção das nascentes e entrevista Iracema Santos Rocha

Imprimir

Decisão inédita da Justiça Federal determinou uma série de ações para a proteção do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. A partir de agora, órgãos ambientais federais terão que preservar o maior rio genuinamente nordestino, para evitar a degradação deste, que abastece a maior parte do Piauí e do Maranhão. Este é o tema da Edição 107 da Revista Cidade Verde, que está nas bancas a partir deste domingo (22).

A ação foi ajuizada pela OAB, contra a União Federal, o IBAMA e o ICMBio. No processo, a OAB havia solicitado a adoção de medidas para a implantação do Parque Nacional das Nascentes, instituíto em 16 de julho de 2002, e providências para impedir a ação predatória das margens da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, tais como o esgotamento e o depósito de lixo, advindos dos centros urbanos, sob pena de incidência de multa. No entanto, quase 13 anos depois, o Parque sequer foi delimitado.

Nesta edição, a RCV traz ainda reportagem sobre a Lei do Lixo Zero, que completa um ano em Teresina e multou 130 pessoas. Uma outra reportagem, sobre o saneamento básico, revela as graves consequências dessa falta de estrutura para quem não tem acesso às redes de esgoto.

Na editoria de Polícia, o leitor conhecerá detalhes sobre o feminicídio. No Piauí, 129 mulheres morreram entre 2009 e 2011, vítimas de violência. A nova lei torna assassinatos de mulheres um crime hediondo.

Os perigos presentes nas redes sociais também são destaque nessa edição. Autoridades e especialistas explicam porque os pais devem restringir a publicação de imagens dos filhos na internet e dão dicas de como evitar danos.

Em Política, o destaque é para as Parcerias Público-Privadas. O governo apostou nas PPPs como forma de tirar as obras do papel e oferecer serviços públicos sem investir recursos próprios.

Outra matéria da RCV é sobre os inadimplentes. Enquanto no Brasil, o número de devedores só cresce, em Teresina, esse número reduziu 4,69% entre 2013 e 2014. O economista Ciro de Brito Melo dá dicas de como sair do sufoco e conseguir pagar as contas em dia.

Também em Economia, a valorização do gado piauiense ganha destaque. O selo de livre da aftosa derrubou barreiras na comercialização do gado e expandiu o mercado pecuarista do Estado.

Nas Páginas Verdes, a entrevista é com a advogada Iracema Santos Rocha, única piauiense presa na Ditadura. 

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais