Cidadeverde.com

Reajuste de 9% deve acabar com greve no Judiciário

Imprimir

Após intermediação da Corregedoria Geral de Justiça, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) e os servidores do judiciário sinalizaram um acordo no começo da tarde desta terça-feira (3) em torno de um reajuste de 9% para a categoria. Com isso, a greve deve terminar nesta quarta-feira após a proposta ser colocada em votação em assembleia. O TJ havia feito a proposta de 8%, mas os servidores queriam 10%. 

Participaram da reunião no gabinete do corregedor, os presidentes dos sindicatos dos servidores do judiciário e dos oficiais de justiça, Carlos Eugenio e Maércio Maia, respectivamente, além da juíza auxiliar da presidência do TJ, Melissa Pessoa e do corregedor Sebastião Ribeiro Martins.

"O sindicato queria 10% e o presidente já havia afirmado que só poderia dar 8%. Fui até ele e tentamos negociar para ficar em 9%. Ele nos repassou que esse 1% a mais acarretaria em R$ 2 milhões na folha de pagamento, mas terminou aceitando o acordo. Os sindicalistas também concordaram e garantiram que iam suspender a greve", explicou o corregedor.

O reajuste, se realmente aprovado em assembleia, começa a valer a partir de maio tanto para servidores efetivos quanto comissionados e não será retroativo. "A greve só não acabará hoje porque o sindicato precisa ainda fazer a assembleia. Quem ganha com esse entendimento é o cidadão que procura a justiça, que já tem problemas demais, como a morosidade", explica o corregedor.

O TJ já estudava medidas judiciais para tentar acabar com o movimento deflagrado no dia 23 de fevereiro. "Muitas audiências foram suspensas, advogados de fora ficaram prejudicados e o cidadão", finalizou.

Segundo o presidente do sindicato dos servidores do Judiciário, a assembleia acontece nesta quarta-feira por volta das 8h30. "Estamos marcando assembleia para amanhã, às 8h30, onde a categoria vai deliberar sobre o valor do reajuste. Houve um grande avanço", afirmou Carlos Eugenio.

O Cidadeverde.com tentou contato com o presidente do sindicato dos oficiais de Justiça, Maércio Maia, não obteve retorno.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais