Cidadeverde.com

Reajuste de ônibus só será discutido em janeiro, diz Firmino

Imprimir
  • IMG_4272.jpg Wilson Filho
  • IMG_4264.jpg Wilson Filho
  • IMG_4253.jpg Wilson Filho
  • IMG_4248.jpg Wilson Filho
  • IMG_4244.jpg Wilson Filho
  • IMG_4215.jpg Wilson Filho
  • IMG_4213.jpg Wilson Filho
  • IMG_4210.jpg Wilson Filho

O prefeito Firmino Filho afirmou, durante a solenidade de homologação do edital de licitação das linhas de ônibus de Teresina, que o reajuste da passagem do transporte público só será discutido em janeiro de 2015. Segundo o gestor, caberá a ele decidir a adoção do novo valor, com base em estudos sobre a linha. 

“Conforme o contrato, anualmente será feita a checagem de tarifa. Em janeiro será feito o estudo e decidiremos. Até o final do ano, isto está fora de questão”, garantiu. 

Firmino acrescenta que o processo licitatório foi feito de maneira transparente e marca uma nova era no transporte coletivo de Teresina. “O contrato é bastante claro, com direitos e deveres por parte do poder publico e dos consórcios. Temos problemas de todas as ordens e é importante dar a volta por cima. Com a assinatura dos contratos no final do próximo mês, começaremos um conjunto de mudanças significativo”, avalia. 

O prefeito elencou que entre os benefícios da licitação estão: integração total entre as linhas, novos ônibus, monitoramento dos veículos através de GPS, entre outros. “Queremos mudar para termos um sistema melhor, que cumpra os horários, chegue até a porta das pessoas e que possa evoluir. É uma prioridade para a cidade”, declarou. 

Firmino Filho acrescentou que as linhas de ônibus serão reformatadas completamente de acordo com o Plano Diretor, que prevê a instalação dos terminais de integração e faixas exclusivas para ônibus em avenidas como a Henry Wall de carvalho e Barão de Castelo Branco. “A maioria das linhas atuais são radiais, longas e ineficientes, com muitas áreas ociosas. A linha será segregada para que haja a maior pontualidade”, disse Firmino. 

Gelado
O diretor de Trânsito da Strans, Ricardo Freitas, afirmou que a bilhetagem eletrônica irá permanecer durante o sistema de integração da capital. Segundo ele, as catracas serão deixadas nos ônibus, não nos terminais. 

Ele destacou ainda que todo o sistema de linhas será reformulado, com ônibus diferenciados. Os veículos mais simples farão as linhas que vão dos bairros aos terminais e os veículos mais robustos serão utilizados nas linhas dos terminais para o centro. 10% desses terão ar condicionado num primeiro momento. 

“Se o sistema de ar condicionado der certo, vamos aumentar o percentual e incluir os ônibus que vão aos bairros. Vamos começar com os veículos maiores porque as paradas serão mais distanciadas, diminuindo o abre e fecha das portas, melhorando a eficácia”, explicou. 

Freitas acrescenta que os primeiros 90 dias após a assinatura dos contratos serão utilizados para fiscalizar o cumprimento das medidas previstas no edital, como a construção de garagem para os ônibus e aumento da frota. “Dentro de dois anos estaremos com tudo absolutamente pronto e funcionando”, garante. 

 

 

Flash de Jordana Cury
Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais