Cidadeverde.com

Regina Sousa defende candidato do PT em Teresina e diz que Cunha foi "imperador"

Imprimir
  • regina-sousa-6.jpg Foto: Yala Sena/Cidade Verde
  • regina-sousa-5.jpg Foto: Yala Sena/Cidade Verde
  • regina-sousa-4.jpg Foto: Yala Sena/Cidade Verde
  • regina-sousa-3.jpg Foto: Yala Sena/Cidade Verde
  • regina-sousa-2.jpg Foto: Yala Sena/Cidade Verde
  • regina-sousa.jpg Foto: Yala Sena/Cidade Verde

A senadora Regina Sousa (PT) declarou, nesta sexta-feira (29), que acredita em uma candidatura própria do PT para a prefeitura de Teresina. Em entrevista ao Jornal do Piauí, ela falou ainda sobre o projeto de reforma política e disse que o presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), agiu como um "imperador".

Regina adiantou que o diretório municipal do PT já vem conversando sobre a candidatura à prefeitura de Teresina e que seu apoio a uma candidatura própria depende dos nomes que o PT apresentar. Ela disse ainda que a possível candidatura do senador Elmano Férrer (PTB) deverá fazer os petistas avaliarem o apoio ao ex-prefeito da capital.

"O diretório municipal já abriu discussão e especulou nomes, foi um primeiro debate. Apenas no segundo semestre isso vai se definir de fato. Por enquanto, não sabemos como vai se comportar o senador Elmano, temos que aguardar o PTB, como vai se comprovar. Se Elmano for [candidato], é uma discussão que o PT deve fazer. Se tiver um nome no PT com respaldo, não fecho dizendo que não apoiarei, depende das candidaturas que se apresentarem", disse.

Reforma política

Para a senadora petista, o deputado federal Eduardo Cunha agiu como imperador e foi desrespeitoso com o trabalho da Comissão Especial de Reforma Política, ao ignorar o trabalho de elaboração de um relatório produzido ao longo de quatro meses. Além disso, afirmou que Cunha descumpriu o regimento interno da Câmara.

"Ele foi desrespeitoso demais com a comissão, ignorou um trabalho de um relatório de quatro meses. Ainda descumpriu o regimento, porque levou ao plenário mais uma vez a questão do financiamento de campanha, que é um ponto que interessa a ele, mesmo perdendo em primeira votação ele colocou pra votar de novo. Ele está agindo como o "dono da bola", e já que tem uma bancada muito fiel, ele quer ir até ele ganhar", declarou.

Para ela, o ponto principal de divergência entre as votações ocorre por um erro de origem. "Deveria haver uma comissão mista, porque com um gesto imperador o presidente da Câmara ignorou as decisões da comissão,  não sei se a população sabe o que está se passando, mas isso é um erro de origem, desde o início deveria ter sido diferente. No senado se vota uma coisa e retorna para a Câmara e muda tudo", afirmou.

Quantos os principais pontos a serem votados no projeto de reforma, a senadora piauiense declarou ser a favor do fim da reeleição para cargos executivos, do mandato de cinco anos para deputados e senadores e também do fim do financiamento de campanha por empresas. Segundo ela, o financiamento desta forma é a "origem de todos os males da corrupção".

"As empresas financiaram todos os partidos, é o dinheiro publico usado de forma enviesada, porque é fruto da sonegação. Seria o ideal que fosse aprovado, mas não tenho muita esperança. E mandato tem que ser igual para todo mundo, tem alguns que são contra porque acham que são eternos", declarou.

"PT se igualou"

A senadora comentou ainda que as diversas polêmicas envolvendo o seu partido em escândalos de corrupção têm início nos maus hábitos assimilados pelo PT.

"É preciso mudar a forma de agir na política e acho que nos desgarramos das origens do PT, que sempre combateu a corrupção, na questão eleitoral. Assimilamos todos os maus hábitos e assim a gente se deu mal. Por isso defendo o fim de financiamento, para ver se volta ao que era antes, acredito que o PT ainda tem credibilidade", afirmou.

Maria Romero (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais