Cidadeverde.com

Relator da reforma, Marcelo Castro diz: "Reeleição tira igualdade entre candidatos"

Imprimir

Fotos: Wilson Filho / Cidadeverde.com

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB), relator da reforma política, declarou, em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (20), que a reeleição torna desigual a disputa nas eleições e que a intenção é que o projeto completo seja votado no Senado até setembro deste ano, para passar a valer já no próximo pleito.

"A reeleição tira a igualdade de oportunidade entre candidatos. A Dilma, por exemplo, após ser reeleita, aumentou a tarifa de energia em 40%, mas essa necessidade é de agora ou já existia? Ela não cometeu nenhum crime e qualquer um no lugar dela faria o mesmo. Fernando Henrique Cardoso segurou o dólar na mesma cotação do real até que foi reeleito, mas depois o dólar passou de R$ 1,16 para R$ 2,14 de um dia para o outro. Imagine, então, o que acontece nas prefeituras", destaca o parlamentar, acrescentando que a maioria dos deputados são a favor do fim da reeleição e que acredita que a mudança será aprovada.

Marcelo Castro destacou que a reforma política vem sendo tratada na esfera federal há três décadas e que, antes de iniciar os trabalhos como relator, entregou aos membros da Câmara um documento com sua opinião sobre a reforma. "Isso tudo para que todos conheçam como eu penso e percebam que no meu relatório vai constar não o que eu penso, mas o que todos pensam, o que tenho percebido nas audiências públicas", esclarece.

O parlamentar é contra o financiamento privado de campanhas políticas, por entender que a maior deficiência do sistema eleitoral atualmente é o custo exorbitante das campanhas. "Estamos escolhendo nossos representantes da pior maneira possível: quanto mais gastos, mais votos. A influência do poder econômico tem sido determinante e decisiva", alega.

 

Marcelo Castro tem visitado todos os estados brasileiros para discutir o assunto e nesta manhã esteve na Assembleia Legislativa do Piauí. Ele afirma que a última audiência pública será realizada no dia 28 de abril e confirmou o cronograma de tramitação do projeto da reforma política:

 

28 de abril - última audiência pública
Início de maio - apresentação do primeiro relatório, com Proposta de Emenda Constitucional e Projeto de Lei
Até 15 de maio - Votação em Comissão
26 de maio - Votação no Plenário
Junho - Envio do resultado ao Senado Federal
Setembro - votação no Senado

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais