Cidadeverde.com

Repórter atravessa leito do rio Poti a pé para mostrar assoreamento

Imprimir

O repórter Joelson Giordani e o secretário executivo do meio-ambiente de Teresina, Dionísio Carvalho, atravessaram o a pé o leito do rio Poti exatamente no local onde o rio encontra com o rio Parnaíba. A demonstração, exibida ao vivo no Jornal do Piauí desta quarta-feira (15), serve para chamar a atenção para a situação de assoreamento que já prejudica os pescadores e preocupa a população da região.

O local foi escolhido por ser um dos principais pontos turísticos da capital. As imagens mostram ainda que o bar flutuante que funciona na região, já não flutua mais e se encontra preso a margem do local.

Os pescadores que trabalha na região lamentam a situação e afirmam que já desistiram até de pescar em alguns trechos, pois os peixes desapareceram. O local virou um verdadeiro estacionamento de canoas.

Para o ambientalista Ribamar Costa, a situação pode ser revertida, mas precisaria de um grande empenho das autoridades para a execução de medidas urgentes. "Uma solução contra o assoreamento seria o esgotamento total de Teresina, já que a cidade possui apenas 17% de esgotamento. Outra medida seria o reflorestamento das margens para que em período de chuva ela não fosse levada para dentro do rio", explicou o ambientalista.

O secretário executivo do meio-ambiente, Dionísio Carvalho, que também fez a travessia, também lamentou a situação e garantiu que a prefeitura tem se empenhado em dar solução ao problema da poluição e assoreamento do rio.

"O prefeito mostrou bastante dedicação nesse sentido. Essa vegetação que estacionou aqui, já é resultado da limpeza que estamos fazendo no rio. Dentro de Teresina está sendo feito esse controle muito bem.  A gente faz um monitoramento, mas o planejamento precisa ser feito a nível de bacia (Bacia do Rio Poti) para ser resolvida a situação", comentou o secretário.

Dionísio informou que será iniciado especificamente na região do encontro dos rios, um trabalho de dragagem ambiental para retirar a areia que se acumula no local e a prefeitura também fará uma parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral para procurar uma solução para a situação.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais