Cidadeverde.com
Rita Prado

Camisa Jeans, algumas histórias.

Olá queridos,

Como já expliquei no post passado toda semana iremos conhecer uma peça que ajudará a montar o nosso guarda-roupa perfeito! 

Hoje vamos conhecer a primeira delas: a Camisa Jeans.

A primeira imagem de uma camisa jeans que me vem à cabeça é o icônico cartaz divulgado durante a Segunda Guerra Mundial com uma mulher mostrando o “muque” e dizendo “We Can Do It”. O cartaz foi criado em 1943 para a fábrica Westinghouse Eletric Corporation e chamava as mulheres americanas ao trabalho enquanto seus homens (e força operária do país) estava em combate. A imagem logo serviu como referência ao movimento feminista, trazendo uma mulher que trabalha e que pode fazer tudo. Na imagem, inspirada na fotografia de uma operária de 17 anos, chamada Geraldine Doyle, a mulher usa uma camisa de denim, que é uma espécie de algodão, matéria-prima para a fabricação do nosso amado jeans.

Aos poucos a camisa jeans foi incorporada ao guarda-roupa feminino como peça de moda. Nas décadas que se sucederam ao cartaz encontramos esta peça representando estilos diferentes bem diferentes. Na década de 1960 já era possível encontrar revistas com apliques para customizar sua camisa jeans e deixá-la "hippie" em 5 minutos. Jane Birkin, símbolo sexual do anos 1970 era uma adepta da peça.

Nos anos 1980 e 1990, a camisa jeans estampava revistas e campanhas das altas modas, como por exemplo, a que linda Linda Evangelista usou a peça com uma saia de festa para o estilista Gianni Versace. 

E quem viveu a década de 1990 certamente lembra  da personagem Brenda Walsh no seriado americano Barrados no Baile e sua camisa jeans gigaaaante! Bom, esse foi um breve passeio pela história da camisa jeans até os anos 1990.

A minha Camisa Jeans preferida no século XX foi sem dúvida a de George Harrison na capa do álbum do século, na minha opinião: Abbey Road! Mas sou beeem suspeita. Apaixonada por Beatles. Amanhã veremos como a Camisa Jeans virou o século! E durante a semana vamos aprender a usá-la!

*Rita Prado é Designer de Moda, Pós graduada em Gestão de Moda e Styling, Mestre em Design, Pesquisadora de Moda com ênfase no Cinema e Professora.