Cidadeverde.com
Rita Prado

Camisa Jeans, como usar?

Olá Queridos! Comprei a minha primeira (e única, até agora!) Camisa Jeans este ano. Acredite se quiser. Quase vinte anos amando a camisa jeans de Rachel Green no começo de Friends e quase dez anos namorando a peça nas minhas revistas VOGUE, Elle, Estilo e em sites de moda do mundo todo, só consegui a minha camisa este ano! É que estou na política de montar meu guarda-roupa com peças cruciais e, só depois, passar para as menos importantes. Isso influencia diretamente em não comprar a peça até achar “a” peça perfeita. E nessa busca incessante pela Camisa Jeans Perfeita, exclui todos os rebites e pespontos inovadores demais por que queria uma camisa quase padrão, quase retro, quase original. Não achei a Camisa Jeans dos sonhos, mas a minha é quase isso. E foi barata! É que, por incrível que pareça, pode ser difícil encontrar uma camisa jeans. A minha veio de uma loja de departamento, com uma lavagem mais clara do que eu queria, mas, eu já usei umas 30 vezes e já emprestei para minha família inteira! Bom, separei umas imagens para insistir que você não demore quase dez anos para ter certeza de que essa peça é fundamental, independente da época (como já vimos) e do estilo (como vou mostrar agora). 

A começar pelo uso desta camisa tão versátil com saias:

A saia de comprimento midi, ou seja, abaixo do joelho ajuda a deixar a imagem mais arrumada. Se não gostar desse comprimento, pode usar também uma saia como o comprimento um pouco acima do joelho, que deixa de ser midi, mas continua comportada. Indico também o uso de sandálias ou sapatos mais delicados, como sandálias de tiras estreitas ou scarpins.

Adoro saias longas, que são extremamente confortáveis e que salvam a gente daqueles dias em que nossas pernocas não estão legais (tipo eu, que vivo me batendo em coisas e deixando-as cheias de manchinhas roxas, enfim!).

Olha como a Camisa Jeans fica bem com saias estampadas e nem precisa ter azul na estampa! Geométricas, florais, étnicas, listrados, adoro! Também pode combinar com saias jeans. Escolhi as mais compridas para trazer para vocês, mas uma mini-saia jeans também ajuda em dias mais despojados.

Com saia preta a gente já sabe que dá certo, não é? A camisa pode ser por dentro da saia ou por fora, com as mangas dobradas despretensiosamente ou com os punhos abotoados, com meia-calça ou com pernas de fora, independe do estilo.

Em se tratando de calça, podemos usar a Camisa Jeans com calças pretas e brancas ou até com uma calça jeans em propostas mais básicas (para que tem medo de ousar ou ainda está se acostumando com a peça). Os acessórios vão ajudar a compor o estilo. 

Amei muito a possibilidade de usar a Camisa Jeans com um laço ou uma gravatinha, como na foto da cantora Kesha (acima) ou com um shortinho com uma lavagem mais escura!

Por baixo do moleton ou do blazer, com acessórios poderosos ou com o combo: saia de poá e scarpin preto, é certeza que a Camisa Jeans ajudará a quebrar a formalidade de peças tão tradicionais. Para usar durante o dia: vale amarrar na cintura ou usar com uma saia de cor mais forte. 

E, para finalizar, acima muitas formas de usar a Camisa Jeans para propostas ainda mais elegantes: como sobreposição de um macacão preto, por baixo de um casaco, com saia de paetês, embaixo de um vestido preto básico, com saia de tule ou total jeans com um sapato super alto e um coque!

Ufa! Imagino que muitas dessas opções você nunca havia imaginado (nem eu!). Uma dica: cria uma pastinha no seu computador, tablet ou telefone para armazenar todas essas fotos. Vão ajudar quando você não souber como usar sua Camisa Jeans.

*Rita Prado é Designer de Moda, Pós graduada em Gestão de Moda e Styling, Mestre em Design, Pesquisadora de Moda com ênfase no Cinema e Professora.