Cidadeverde.com
Rita Prado

Saia Lápis Preta, algumas histórias.

Olá Queridos,

Hoje vamos falar sobre a famosa “saia lápis”. A Saia Lápis é uma saia estreita, de corte reto, ajustada ao corpo e de comprimento mais ou menos até o joelho. É conhecida também como “Saia Secretária” por se tornar popular em ambiente de trabalho mais formais, principalmente a partir do final da década de 1950. O formato mais ajustado (slim) da saia pode impedir que executemos os movimentos normais do dia a dia com conforto, então a maioria delas tem uma fenda na parte de trás. A antecessora da saia lápis era a saia hobble, que apertava bem abaixo do joelho e dificultava a locomoção da mulher.  

Christian Dior, famoso estilista francês da década de 1950, introduziu a saia lápis no final dos anos 1940, sobretudo para uso com terninhos. Até hoje a saia é sinônimo de classe e elegância e pode ser usada com muitas outras peças além do básico terninho. Esta é segunda peça do nosso guarda-roupa perfeito: a saia lápis de cor preta. Vamos usar muito!

No próximo post vamos falar sobre tecidos e comprimentos dessa peça maravilhosa!

*Rita Prado é Designer de Moda, Pós graduada em Gestão de Moda e Styling, Mestre em Design, Pesquisadora de Moda com ênfase no Cinema e Professora.