Cidadeverde.com

Saba mais sobre os tipos de câncer com maior ocorrência no Brasil

Imprimir

Mesmo não estando entre um dos países com a maior taxa de mortalidade em decorrência do câncer, no Brasil, esta é a segunda maior causa de mortes chegando a 13% e ficando atrás apenas das mortes causadas por problemas circulatórios como diabetes, infarto, hipertensão, e outras.

Os hábitos dos brasileiros, seu estilo de vida e o ritmo em que vivem, colaboram para o alarmante aumento dos números no mundo que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até o ano de 2030, 27 milhões de pessoas serão acometidas por essa doença.

Fatores de risco como o sobrepeso, dieta desrregrada com pouca ou nenhuma ingestão de frutas e legumes, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo expõe cada vez mais pessoas ao risco de desenvolver vários tipos de câncer que poderiam ser evitados.

Segundo dados do INCA, o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o tipo de câncer mais comum é o de pele não melanoma, mas por ser um tipo de baixa letalidade, não figura entre os maiores causadores de morte. Entre os homens, o câncer mais comum é o de próstata, seguido pelo de pulmão, cólon e reto, estômago, cavidade oral, laringe e bexiga. Já entre as mulheres os tipos mais comuns são os de mama, colo do útero, cólon e reto, glândula tireoide, pulmão, estômago e ovário. A seguir, apresentamos uma lista com alguns dos tipos de câncer mais comuns no Brasil que afetam homens e mulheres.

Pele

Este tipo de câncer divide-se em dois grupos: o menos agressivo e mais comum, chamado de não melanoma e o mais agressivo e raro, chamado de melanoma.

O tipo não melanoma se desenvolve lentamente e dificilmente se espalha pelo corpo. Sua principal causa está ligada a exposição ao sol, mas quando detectado e bem tratado, possui altas chances de cura, já o tipo melanoma tem origens hereditárias. Em ambos os casos é necessário observar o surgimento de manchas na pele e comunicar ao dermatologista. Proteger-se da exposição solar é uma das medidas mais eficientes para evitar o problema.

Próstata

Segundo dados recentes, este é o tipo mais comum de câncer entre os homens. O maior fator de risco para o desenvolvimento da doença é a idade, visto que a maioria dos casos acontece com homens com idade de 65 anos ou acima disso.

Outro fator de risco é uma dieta baseada em gordura animal, carne vermelha e embutidos e o sobrepeso, por isso, uma dieta rica em vegetais e vitaminas D e E pode contribuir para a redução do risco. Além disso, o exame de toque é a principal maneira de se diagnosticar a doença cedo.

Mama

Este é o tipo mais comum e temido entre as mulheres do mundo inteiro. Seu principal fator de risco é a idade, pois a ocorrência aumenta em mulheres com mais de 50 anos, mas outros fatores como o histórico menstrual de mulheres que tiveram a menstruação antes dos 12 anos e entraram na menopausa após os 55 anos, além de obesidade, gravidez tardia e sobretudo o histórico familiar, contribuem com o aumento do risco.

Uma dieta saudável, prática de exercícios e amamentação colaboram com a redução dos riscos, mas a melhor maneira de prevenir é fazendo o auto-exame. Depois dos 20 anos, a mulher deve fazer o auto-exame da mama mensalmente e com o médico pelo menos a cada 3 anos. Após os 40, a consulta com o médico deve ser anual. Um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e diminui a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Colo do útero

O vírus HPV é o principal fator de risco. Além dele, fatores genéticos e tabagismo também podem ser determinantes para o desenvolvimento da doença. Depois do câncer de pele não melanoma, este é o que possui maiores chances de prevenção e cura e a detecção pode ser feita através do exame de papanicolau.

A doença se manifesta entre os 20 e 29 anos, mas também existe o risco para mulheres na faixa entre 50 e 60 anos.

Cólon e reto

O consumo em excesso de carnes vermelhas, embutidos, bebidas alcóolicas, a prática do tabagismo e a condição de obesidade são considerados fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença, mas fatores genéticos, idade e doenças crônicas do intestino são os fatores que mais favorecem o surgimento dos tumores.

Se for detectada em estágios iniciais, a doença responde bem aos tratamentos. Alimentação saudável rica em frutas, vegetais, cereais, peixes e a prática de exercícios ajudam a diminuir os riscos.

Glândula Tireoide

Este é um tipo de câncer que acomete mais mulheres que homens, o que de acordo com estudos, pode estar ligado a fatores hormonais.

Fatores ambientais, alimentos que fazem parte da dieta e questões genéticas também podem estar ligadas ao desenvolvimento da doença.

Pulmão

O câncer de pulmão é o que mais causa mortes no mundo. A maior parte dos casos, cerca de 90% de acordo com dados do INCA, está ligada ao tabaco, entretanto, pessoas que não fumam, mas que ficam expostas à fumaça, os chamados fumantes passivos, também têm riscos de desenvolver a doença ao absorverem muita nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias nocivas existentes nos cigarros, charutos e cachimbos.

A dependência do fumo é um dos maiores fatores de risco e uma alimentação balanceada rica no consumo de frutas e vegetais pode ser um fator para minimizar os riscos.

Estômago

É a segunda causa de morte por câncer no mundo entre homens e mulheres. O principal fator de risco é o contato com a bactéria H. pylori. Essa bactéria é responsável por até 53% dos casos. Outros fatores que podem desencadear a doença são de origens ambientais, comportamentais e genéticos.

Uma alimentação saudável rica em frutas e verduras que possuem vitaminas C, E e betacaroteno contribuem para uma diminuição das incidências. Da mesma forma, o consumo em excesso de comida com conservantes como enlatados, aumenta os riscos.

Em resumo, ninguém está totalmente imune a desenvolver essa doença, mas mantendo hábitos saudáveis e uma dieta balanceada, aliadas à prevenção e consultas regulares ao médico podem ajudar a minimizar os riscos e, principalmente a fazer um diagnóstico no início da doença, o que na maioria dos casos é o fator decisivo para cura. Cuide-se. Previna-se.

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais