Cidadeverde.com

Sábado (20) é dia de vacinação antirrábica; veja locais

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde, através do Centro de Zoonoses, realiza, neste sábado (20), a Campanha de Vacinação contra a Raiva. A meta é imunizar cerca de 120 mil cães e gatos. Serão montados 370 pontos de vacinação que vão funcionar das 8h às 17h.

Veja a lista dos pontos de vacinação aqui!

“Esta é a primeira etapa da campanha. Teremos mais duas etapas na zona rural, dias 11 e 18 de outubro, onde realizaremos a vacinação de casa em casa”, informa o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão.

O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar o animal de forma adequada: cães devem estar com coleiras e guias; gatos, em caixas para evitar fugas e acidentes. Os animais podem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade.

A raiva é uma doença causada por um vírus que se instala e se multiplica nos nervos periféricos e no sistema nervoso central dos animais e, posteriormente, atinge as glândulas salivares onde se multiplica e se propaga. A doença pode contaminar o homem através de mordidas, lambidas ou feridas abertas.

Desde 1986, Teresina não registra casos de Raiva em seres humanos. No Piauí, dois casos da doença em humanos foram registrados em 2013, ambos em consequência do contato com animais silvestres. O primeiro ocorreu em Parnaíba, e o segundo no município de Pio IX. Ambos foram desencadeados pela mordida de saguis, animais muito presentes em parques, praças e até mesmo nos quintais de casas.

A Gerente do Centro de Zoonoses, Oriana Bezerra, alerta que a vacina contra a raiva não imuniza animais silvestres. “O correto é não criar estes animais em casa. Eles representam um risco a saúde”, destaca Oriana.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais