Cidadeverde.com

Safra cai 70% e produtores trocam melancia por milho e feijão em Jatobá

Imprimir

A safra de melancia em Jatobá do Piauí, município localizado 110 quilômetros ao Norte da capital Teresina, caiu cerca de 70% em 2015 e resultou em prejuízos significativos para a economia local. Com dificuldades, os produtores estão trocando a cultura agrícola tradicional da cidade por milho e feijão. O drama de alguns deles foi contado no Notícia da Manhã desta segunda-feira (9).

Com o atraso das chuvas, alguns agricultores da região garantem que perderam tudo. É o caso de Deoclécio Silva. "Tive um prejuízo entre R$ 25 mil a R$ 30 mil", conta.

Além do fator climático, a ocorrência de pragas também comprometeu a produção de melancia, carro-chefe da economia de Jatobá do Piauí, cidade que já produziu até 4 mil toneladas da fruta em anos anteriores. "O impacto é muito grande. A maior economia da cidade é a produção da melancia", lamenta o prefeito Dalberto Rocha (PSD).

Sem melancia e sem festa

Com o cenário de escassez e a produção reduzida, a tradicional Festa da Melancia, conhecida nacionalmente e celebrada sempre em março, foi cancelada em 2015. Ao invés de comemorar o que deveria ser uma boa safra, os produtores participaram de palestras para contornar a situação.

Enquanto isso, as áreas que anteriormente eram utilizadas para a plantação de melancia agora são tomadas pelo cultivo de milho e feijão, em uma tentativa de garantir a subsistência dos produtores locais.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais