Cidadeverde.com

Samu de Teresina tem dispositivo que facilita infusão rápida de medicamentos

Imprimir

Desde a última sexta-feira, as ambulâncias de suporte avançado do Samu de Teresina passaram a contar com dispositivo de punção intra-óssea, o que facilitará a infusão rápida de medicação em pacientes vítimas de trauma (acidentados ou baleados). Com o novo dispositivo, a medicação é inserida na circulação através do osso do paciente, procedimento necessário nos casos em que há dificuldade de acesso convencional pela veia.

No Brasil, são poucos os SAMUs que dispõe desse material. Segundo Marcelo Benício, diretor de enfermagem do SAMU, o dispositivo trará enorme benefício. “É prático, eficiente e ajudará a salvar muitas vidas. A proposta da FHT é dar mais eficiência durante os atendimentos realizados pelas equipes do SAMU à população teresinense”, comemora.

Ele conta ainda que as equipes passarão por treinamento para utilização do novo dispositivo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um programa do governo federal que atende pacientes em casos de urgência e emergência. Atualmente, o SAMU de Teresina dispõe de 09 ambulâncias de suporte básico, 03 de suporte avançado e motolâncias.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais