Cidadeverde.com

São João do Piauí ganha primeiro Núcleo de Cidadania dos Adolescentes

Com o objetivo de inserir os adolescentes na articulação de políticas públicas voltadas para a juventude, foi lançado, no último sábado (18), o 1º Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de São João do Piauí. O evento, que aconteceu no Centro Cultural Ministro Petrônio Portela, contou com palestras, apresentações artísticas e show musical com a banda Oitavo Resgate, composta por jovens sanjoanenses.

 
A implantação do Núcleo no município foi possível graças às adequações realizadas pela Prefeitura para garantir o selo Unicef Município Aprovado, que é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes brasileiros.
 
O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, reforça que o NUCA é um importante passo para ampliar as ações voltadas para os jovens no município.
 
“O primeiro passo é o compromisso verdadeiro com nossas crianças e adolescentes. São João do Piauí sempre foi carente no que diz respeito a iniciativas voltadas para a juventude, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade e a implantação do NUCA é um exemplo disso”, frisa.
 

Para a articuladora do Selo Unicef em São João do Piauí, Gilda Tavares, o NUCA será uma importante ferramenta para incluir os jovens sanjoanenses nas políticas públicas municipais.
 
“Quem cresceu em São João do Piauí sabe que a participação dos jovens nos processos de construção da cidade era quase inexistente, mas essa realidade está mudando e o NUCA é mais uma ferramenta que vai nos auxiliar nesse sentido”, afirma Gilda Tavares.
 
Estudante da Unidade Escolar Liberalina Paes Landim, a adolescente Maria Gissia, de 12 anos, falou da satisfação em participar das atividades. “Tivemos a oportunidade de ouvir depoimentos de outros jovens sanjoanenses que falaram de suas experiências e objetivo. Gostei bastante das atividades e quero participar dos próximos encontros”, conclui.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais