Cidadeverde.com

Saúde do Homem é abordada durante campanha "Novembro Azul"

Em São João do Piauí, as atividades alusivas ao Novembro Azul, voltado para a prevenção do câncer de próstata, tiveram início nesta quinta-feira (27), com programação para homens na faixa etária de 20 a 60 anos.





O médico do programa "Melhor em Casa", Igor Coelho, a educadora física Lúcia Rodrigues e o nutricionista Francelio Cunha, ministraram palestra sobre a importância da realização do exame preventivo, bem como surge esse tipo de câncer, fatores de risco e sintomas, e a partir de qual idade se deve fazer o exame preventivo.

A campanha contou ainda com a realização de exames de PSA, exame de sangue com a dosagem do antígeno prostático- proteína produzida exclusivamente pela próstata- além do toque retal realizado pelo médico. Os atendimentos foram realizados na Maternidade Municipal Mãe Elisa.

Nesta sexta-feira (28), durante todo o dia, haverá distribuição de material informativo sobre o câncer de próstata no comércio local. 

Câncer de próstata

Esta é a 1ª edição do Novembro Azul realizada em São João do Piauí, com foco na Saúde do Homem. A recomendação é que o exame preventivo seja feito entre os 40 e 45 anos de idade, principalmente se houver incidência na família. Caso contrário, pode ser realizado a partir dos 50 anos.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais prevalente entre os homens a partir dos 50 anos e a prevenção ainda é a melhor forma de antecipar o diagnóstico e aumentar as chances de cura da doença.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Projeto Consciência Negra valoriza cultura afro em São João do Piauí

Durante todo o mês as escolas de São João do Piauí se mobilizaram em torno do "Projeto Consciência Negra", uma iniciativa das secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo, juntamente com o Ponto de Cultura Mandinga de Quilombo. O evento, que foi finalizado com a I Semana da Consciência Negra, de 16 a 21 de novembro, presenteou os sanjoanenses com apresentações de música e dança, além de exibição de filme e realização de palestras.

 
O principal objetivo era apresentar, valorizar e levantar discussões de temas relacionados à história e cultura afro-brasileiras. De 1º a 20 de novembro, as escolas promoveram palestras, gincanas e apresentações culturais organizadas pelos diretores e coordenadores, como parte da campanha "infância sem racismo".

As atividades escolares em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, fazem parte da implementação da Lei nº 10.639/2003, que obriga o ensino da História Africana e da Cultura Afro-brasileira nas escolas.
 
As ações do Projeto Consciência Negra foram direcionadas para alunos do 1º ao 9º ano. "Levamos a discussão dessa temática para as escolas, com o objetivo de promover a reflexão, o debate e a construção de uma sociedade mais justa e sem preconceitos", destacou a secretária de Cultura e Turismo, Joana Maria de Oliveira.
 
A programação da Semana foi aberta no dia 16, na Praça Honório Santos, com o reggae de Gomes Brasil e banda. Em parceria com o IFPI (Instituto de Educação e Tecnologia do Piauí), foi realizado no dia 18 o Cine-IFPI, com a temática "Consciência Negra". Na quinta-feira (20) alunos das escolas municipais fizeram apresentações de capoeira, maculelê, reisado e danças afros. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, assistiu às apresentações, no ginásio da Cethe.
 
As atividades do projeto foram encerradas no dia 21, com show da banda Samba de Mesa, na praça Honório Santos. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Dia de "D” de vacinação contra pólio e sarampo acontece neste sábado



A Prefeitura de São João do Piauí, em parceria com o Ministério da Saúde, participa, neste sábado (22), do segundo “Dia D” de mobilização nacional contra a poliomielite e sarampo. O público da campanha são crianças entre seis meses a cinco anos.

Foram disponibilizados postos de vacinação na Unidade Básica de Saúde Tia Diva, Colégio Mãe Mirô, AABB, Regional de Saúde, rodoviária, Unidade Básica de Saúde Simplício Ferreira de Carvalho, Colégio João Soares e Unidade de Saúde Alto Sertanejo. A imunização acontece de 8h às 17h.

Para receber a dose, os pais precisam apresentar a carteira de vacinação. Em São João do Piauí, na imunização contra a poliomielite, a meta é atender 95% das crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Já no combate ao sarampo, 95% de crianças menores de 5 anos, que ainda não foram vacinadas, devem receber a dosagem.
 
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso e provoca paralisia infantil. O sarampo somente é prevenido com a vacinação, sendo considerado grave e contagioso. Os sintomas são febre alta, tosse e manchas avermelhadas.



Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jornalista Elivaldo Barbosa recebe título de cidadão sanjoanense

O jornalista da TV Cidade Verde, Elivaldo Barbosa, foi homenageado com o título de cidadão sanjoanense, em solenidade no plenário da Câmara de Vereadores, no último sábado (15). O titulo foi proposto pela vereadora Marcilene Lavor, reconhece o importante trabalho do comunicador, como colaborador da Amiste (Associação dos migrantes sanjoanenses residentes em Teresina).


"Me sinto satisfeito, honrado e agradecido pelo título que me engrandece como pessoa e profissional e reforça o compromisso com São João do Piauí. Agradeço a minha família e também a TV Cidade Verde pelo apoio e oportunidade de levar meu trabalho a todo o Estado do Piauí", disse Barbosa.

Também foram agraciados com o título o padre Laércio de Carvalho, o desembargador Hilo de Almeida Sousa e o empresário José Washington Pereira de Assunção.




"É um momento de bastante alegria homenagear estas pessoas que têm uma história de vida, superação, trabalho e laços com São João do Piauí. Nos sentimos felizes por nossos concidadãos, que além de irmãos são agora defensores do nosso município", disse o prefeito Gil Carlos na solenidade que reuniu autoridades e moradores da região 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeitura de São João do Piauí realiza I Semana da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado no próximo dia 20 de novembro. Em alusão à data comemorativa, o Ponto de Cultura Mandinga de Quilombo e a Prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Turismo, realizam a I Semana da Consciência Negra com diversas atividades, de 16 a 21 de novembro.


O evento é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Piauí (IFPI).  A semana, que tem como objetivo conscientizar, promover e valorizar as diversas artes e culturas afro-brasileiras, contará com apresentações culturais, shows, caminhada, entre outras atividades.  

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Joana Maria de Oliveira, o evento visa valorizar e promover a cultura afro no município. "Essa é a oportunidade que a população tem de conhecer um pouco mais da cultura negra, bem como de promover cidadania e respeito ao próximo", destaca a secretária Joana.
 
A abertura da semana está marcada para o domingo (16), às 22h, na Praça Honório Santos, com um show de reggae de "Gomes Brasil & Banda", atração musical de Teresina. Já o encerramento, que acontece na sexta-feira (21), contará com um show musical do grupo "Samba de Mesa", atração de São Raimundo Nonato.

Confira a programação da I Semana da Consciência Negra:
 
Domingo (16/11)
22h - Show de reggae de Gomes Brasil & Banda de Teresina - Praça Honório Santos

Terça-feira (18/11)
20h - Cine-IFPI: Consciência negra - Praça Honório Santos

Quarta-feira (19/11)
20h - Cine-IFPI: Consciência negra - Praça Honório Santos

Quinta-feira (20/11)
16h - I Caminhada de Combate ao Preconceito - Concentração na Unidade Escolar Liberalina Paes Landim
18h - Apresentações culturais - Quadra Manoelzinho Lopes

Sexta-feira (21/11)
22h - Show do grupo Samba de Mesa de São Raimundo Nonato - Praça Honório Santos

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

São João do Piauí ganha primeiro Núcleo de Cidadania dos Adolescentes

Com o objetivo de inserir os adolescentes na articulação de políticas públicas voltadas para a juventude, foi lançado, no último sábado (18), o 1º Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de São João do Piauí. O evento, que aconteceu no Centro Cultural Ministro Petrônio Portela, contou com palestras, apresentações artísticas e show musical com a banda Oitavo Resgate, composta por jovens sanjoanenses.

 
A implantação do Núcleo no município foi possível graças às adequações realizadas pela Prefeitura para garantir o selo Unicef Município Aprovado, que é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes brasileiros.
 
O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, reforça que o NUCA é um importante passo para ampliar as ações voltadas para os jovens no município.
 
“O primeiro passo é o compromisso verdadeiro com nossas crianças e adolescentes. São João do Piauí sempre foi carente no que diz respeito a iniciativas voltadas para a juventude, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade e a implantação do NUCA é um exemplo disso”, frisa.
 

Para a articuladora do Selo Unicef em São João do Piauí, Gilda Tavares, o NUCA será uma importante ferramenta para incluir os jovens sanjoanenses nas políticas públicas municipais.
 
“Quem cresceu em São João do Piauí sabe que a participação dos jovens nos processos de construção da cidade era quase inexistente, mas essa realidade está mudando e o NUCA é mais uma ferramenta que vai nos auxiliar nesse sentido”, afirma Gilda Tavares.
 
Estudante da Unidade Escolar Liberalina Paes Landim, a adolescente Maria Gissia, de 12 anos, falou da satisfação em participar das atividades. “Tivemos a oportunidade de ouvir depoimentos de outros jovens sanjoanenses que falaram de suas experiências e objetivo. Gostei bastante das atividades e quero participar dos próximos encontros”, conclui.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

NUCA de São João do Piauí será lançado neste sábado (18)

O Centro Cultural Ministro Petrônio Portela, em São João do Piauí, recebe, neste sábado (18), às 8 horas, o lançamento do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA) de São João do Piauí. A solenidade de abertura contará com a participação do prefeito do município, Gil Carlos Modesto.


O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de participação nas políticas públicas.

O evento terá palestras, apresentações artísticas, e show musical com a banda Outro Resgate, composta por jovens sanjoanenses. A programação de lançamento do núcleo contará, também, com a palestra da articuladora do Selo Unicef em São João do Piauí, Gilda Tavares, que vai explicar como funciona a entidade aos jovens sanjoanenses.

“O NUCA é um espaço para discussões e oficinas, onde os adolescentes poderão participar e fomentar o debate acerca de temas atuais de seu interesse na comunidade. Esperamos que os jovens sanjoanenses abracem esse projeto, que já é sucesso em vários municípios brasileiros”, explica Gilda Tavares.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, reforça que a chegada do núcleo só foi possível graças às adequações realizadas pela Prefeitura para garantir o selo Unicef Município Aprovado.

“O selo Unicef Município Aprovado só é garantido quando o Executivo municipal trabalha para reduzir as disparidades regionais e defende dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Com esse reconhecimento estamos firmando parcerias com excelentes projetos para a juventude, como é o caso do NUCA”, conclui.
 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Vigilância Sanitária visita obras do novo matadouro

Equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde vistoriaram as obras do novo matadouro público de São João do Piauí, a 486 km de Teresina. A obra está paralisada há mais de sete meses.


Ainda em 2013, o prefeito Gil Carlos Modesto reivindicou ao Governo do Estado um novo matadouro. O gestor reforça a importância da conclusão da obra para a população.
 
“Em parceria com Governo do Estado, conseguimos esta importante obra, que foi iniciada, mas infelizmente, está paralisada. Nos reunimos com o secretário do Desenvolvimento Agrário e com a construtora responsável para cobrar a conclusão da obra. O novo matadouro é necessário para nossa cidade e um sonho antigo dos sanjoanenses, por isso vamos lutar até que essa obra esteja pronta e dentro dos padrões sanitários”, finaliza o prefeito Gil Carlos.
 
As vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária são resultado da parceria entre o Ministério Público do Piauí, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Projeto visa aumentar produção de mandioca em São João do Piauí

Na última quarta-feira (8), a Prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Naturais, realizou reunião para discutir alternativas que aumentem a produção de mandioca no município. A iniciativa faz parte do Projeto Reniva executado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Coodevasf).

A veterinária Lariza Coutinho representou a secretária municipal de agricultura, Adriana de Castro, na reunião. Também estiveram presentes o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, José Câmara, técnicos do Emater, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Piauí e agricultores familiares.

O pesquisador José Câmara propôs a realização de um levantamento dos tipos de mandioca cultivados pelos agricultores nas propriedades rurais de São João do Piauí. A intenção é coletar amostras das produções e fazer o melhoramento para evitar pragas e doenças.

De acordo com o pesquisador, o trabalho visa fortalecer a produção de mandioca do município. “Queremos identificar a variedade de mandioca mais importante para os agricultores e oferecer alternativas de cultivo, caso queiram experimentar outras variedades”, finaliza José Câmara. 




Prefeito Gil Carlos pede liberação de recursos para compra de ambulância

O prefeito Gil Carlos Modesto, se reuniu, nesta quarta-feira (8), com o secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras, para solicitar uma ambulância para São João do Piauí. O encontro contou com a participação do deputado estadual Fábio Novo (PT), autor de emenda parlamentar, no valor de R$ 120 mil, para a compra da unidade móvel de atendimento para o município.

 
De acordo com Gil Carlos, a prefeitura está adimplente e possui convênios para a compra da ambulância, faltando, apenas, a liberação dos recursos pelo Governo do Estado. 


“A emenda destinada pelo deputado Fábio Novo é impositiva e a prefeitura encontra-se adimplente, por isso solicitamos a liberação dos recursos o quanto antes”, frisa.
 
O secretário de Saúde, Mirócles Veras, garantiu a liberação dos recursos para compra da ambulância até o próximo dia 10 de novembro. “A liberação dos recursos das emendas parlamentares foi adiada até o término do processo eleitoral. Agora, com o fim do pleito, podemos liberar a verba e garantimos que até o próximo dia 10 de novembro esses recursos já estejam nos cofres da prefeitura de São João do Piauí”, enfatiza.
 
O deputado Fábio Novo ressaltou a importância da ambulância para São João do Piauí. “Temos pressa para a liberação desta emenda, pois a cidade de São João do Piauí não possui ambulância. É uma cidade grande que atende toda uma região e vamos cobrar do Governo até que esses recursos sejam liberados”, finaliza.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores