Cidadeverde.com

São João do Piauí convoca sociedade na luta pelo fim do trabalho infantil

Alcançar a meta de erradicar o trabalho infantil no Brasil até 2020 depende de ações que envolvam o poder público e toda a sociedade. Em São João do Piauí, durante o lançamento do novo formato do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o prefeito Gil Carlos Modesto chamou atenção para a necessidade de se discutir o problema, bem como orientar as famílias que resistem aos costumes e mantém seus filhos trabalhando.

 
O evento aconteceu nessa quarta-feira (10), no Centro Cultural Ministro Petrônio Portela, como parte da programação da I Semana do Bebê.

"Os conceitos de trabalho mudaram e é preciso orientar as famílias e mostrá-las os riscos para o futuro dessas crianças. Queremos convocar a sociedade para debater o problema e para se unir ao poder público. Esperamos colaborar para a erradicação do trabalho infantil até 2020", disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Beronisa Pereira, destacou o trabalho que vem sendo realizado e os resultados alcançados. "Havia em torno de 15 meninos e meninas, dia e noite, nas ruas. Uma situação que mudou nesses dois anos. A maioria hoje frequenta a escola. Nós vamos de casa em casa buscar esses jovens para levá-los à sala de aula", completa.

O conselheiro tutelar Francisco José, de Teresina, parabenizou a iniciativa e também convocou a sociedade para "combater o problema na raiz". Além dele, o evento contou com a presença do também conselheiro Francisco Hélio, de Teresina, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Alves de Lavor.

A coordenadora do PETI em São João, Gilda Tavares, destacou ainda que a proteção das crianças e adolescentes é um compromisso assumido pelo município desde o início de 2013.


"Antes era honroso ter uma criança trabalhando, hoje esses valores mudaram. Vamos trabalhar juntos pelo fim do trabalho infantil. Vamos levar esse discurso para dentro de casa e para as escolas", finalizou o prefeito Gil Carlos. 
 
NOVO - O novo formato do PETI vem com outra metodologia de trabalho, deixando de ser inicialmente um programa de atendimento e passando a atuar na mobilização e conscientização da sociedade, com foco na mudança cultural que ainda encara o trabalho infantil como algo normal. O novo programa também vai atuar na identificação, acompanhamento e monitoramento de casos de crianças em situação de exploração do trabalho.

Antes disso as ações do PETI se resumiam às oficinas, aulas de reforço escolar e outras atividades que passam a ser realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, considerado mais abrangente e que trabalha com a prevenção de situações de vulnerabilidade.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pai mata filho a golpes de estaca após briga por plantação

Uma briga familiar resultou na morte de José Francisco Rodrigues, 41 anos, assassinado a golpes de estaca pelo próprio pai, na zona rural de São João do Piauí, a 486 km de Teresina. O crime ocorreu no último sábado (06) e a vítima ainda chegou a ser socorrida e trazida de Samu Aéreo para Teresina, mas não resistiu e veio a óbito, após dois dias internado. 

  Foto: Polícia Civil

O Delegado Regional Rodrigo Morais explica que o acusado identificado como José Juracy Rodrigues, 63 anos, será indiciado por homicídio qualificado por motivo fútil. A vítima foi atingida com vários golpes na cabeça, alguns deles, desferidos com ele já desacordado. 

"A vítima havia plantado mudas de coqueiro que foram devoradas por animais. Ao chegar em casa, perguntou ao pai que relatou o ocorrido. Não satisfeito, o filho-que estava sob efeito de bebida alcoólica- insistiu e xingou, chegando a mandar 'o pai para o inferno'. O acusado então pegou a estaca e efetuou os golpes. José Francisco ainda arremessou uma pedra para tentar afastá-lo, mas recebeu um golpe e caiu desacordado", explica Morais.

Em depoimento, o irmão do acusado, que presenciou o homicídio, disse que ainda chegou a ser ameaçado de morte ao tentar socorrer o sobrinho. De acordo com o delegado, José Juracy não negou a autoria do crime e demonstrou arrependimento. 

"O acusado chegou de São Paulo há menos de um mês e não tinha histórico de desavenças na família. Porém, tinha um quadro de depressão e costumava se envolver em brigas. Ele foi preso pela Polícia Militar, já foi ouvido e será transferido para o presídio de São Raimundo Nonato", finaliza Morais. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

São João do Piauí lança I Semana do Bebê e chama atenção para riscos da gravidez na adolescência

A I Semana do Bebê de São João do Piauí foi lançada nessa terça-feira (9), no Centro Cultural da cidade. O principal objetivo da iniciativa, realizada em 576 cidades do país, com o apoio do UNICEF, é reduzir a mortalidade infantil e garantir acesso aos serviços de saúde para crianças de 0 a 3 anos de idade.


O prefeito Gil Carlos Modesto saudou as mães presentes no lançamento e chamou a atenção para os riscos da gravidez na adolescência.

"Assim como outros municípios, São João do Piauí tem muitas mães adolescentes que precisam de mais atenção, pois para elas o risco de conceber uma criança com algum problema de saúde é bem maior. Precisamos da atenção da família, da sociedade e do Estado", disse. O prefeito, que é médico, falou da importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida e ainda dos riscos da violência doméstica. "As crianças de até 6 anos que sofrem esse tipo de violência, física ou verbal, carregam esses danos para o resto da vida", completou.

Até sexta-feira (12), gestantes e crianças podem ter acesso gratuito aos atendimentos odontológicos e de enfermagem. A comunidade da zona rural também está sendo atendida.
Na tarde desta quarta-feira (10) profissionais de saúde falam dos cuidados necessários durante e após a gestação. A programação também inclui o lançamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em alusão ao Dia Mundial de Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. Os atendimentos serão realizados até sexta-feira, quando acontece uma festa de encerramento para as crianças, na praça Honório Santos.

Paralelo à Semana, está acontecendo a capacitação de membros do Conselho Tutelar do município, na sala da Universidade Aberta - UAB, na praça do Manuca. Representantes da rede de proteção às crianças e adolescentes (CRAS, CREAS, PETI e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) também estão envolvidos na capacitação, que se estende até esta quinta-feira (11).

Vale lembrar que em São João do Piauí, a Semana do Bebê é regulamentada pela lei municipal nº 284/2014, que insere a atividade dentro do calendário oficial de eventos da cidade. "Precisamos de todos vocês para garantir a saúde das gestantes e da primeira infância. Na próxima edição da Semana queremos comparar os indicativos de São João do Piauí e assim apontar nossos avanços durante o ano", finalizou o prefeito.

Veja a programação:

Dia 10.12

 Horário: 16h

Local: Maternidade

Atividade: Palestras de profissionais da saúde sobre cuidados durante e após a gestação

Horário: 18h

Local: Centro Cultural

Atividade: Dia Mundial dos Direitos Humanos – Lançamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Dias 09 e 10.12

Local: Zona Rural

Atividade: Atendimento odontológico e de enfermagem para crianças e gestantes

Dia 11.12

Horário: 8h às 16h

Local: Praça Honório Santos e Escolinha Mãe Mirô

Atividade: Atendimento odontológico e de enfermagem para crianças e gestantes e atividades educativas para crianças

Dia 12.12

Horário: 18h

Local: Praça de Eventos

Atividade: Encerramento com festa para crianças

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Caixa Econômica realiza sorteios em São João do Piauí

O caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal estaciona na próxima segunda-feira (15) em São João do Piauí, na Praça Honório Santos, e fica até sábado (20) para realizar, ao vivo, os sorteios das Loterias da CAIXA. A programação dos sorteios pode ser conferida no portal da CAIXA (www.caixa.gov.br/loterias).


Durante toda a semana a população poderá acompanhar os sorteios, inclusive, acionando o dispositivo que libera as bolas numeradas, e ainda validar os resultados, na hora, como auditoria popular. Na quarta-feira e no sábado, o sorteio começa às 19h, nos outros dias, às 20h.
 
As apostas poderão ser feitas em qualquer uma das lotéricas espalhadas pelo Brasil, ou diretamente na unidade móvel instalada no Caminhão da Sorte, até uma hora antes dos sorteios.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

PM apreende tabletes de drogas escondidos em umbuzeiro

A Polícia Militar de São João do Piauí apreendeu seis tabletes de maconha prensada, com 500 gramas cada,  e um quilo de crack escondidos em um umbuzeiro, próximo a residência do ex-presidiário Jaelson Ribeiro de Oliveira, 30 anos, apontado como dono da droga. A PM chegou ao local após denúncias que um homem estava comercializando entorpecentes na comunidade Monte Horebe.

                   Fotos: Jr. Lopes/ Portalsanjoanense



Segundo o comandante da Polícia Militar na região, tenente Edilson Sousa, na residência do acusado foram encontrados ainda uma balança de precisão, papel alumínio, R$ 94 em dinheiro, uma moto Honda XR 200, um revólver calibre 32 e uma espingarda bate-bucha. 

Jaelson Ribeiro cumpriu pena de cinco anos no presídio Vereda Grande, em Floriano, pela participação em um homicídio e ainda aguarda julgamento. O acusado prestará depoimento na delegacia de São João do Piauí e deverá ser encaminhado a Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio López Santamaria, em São Raimundo Nonato.

Com informações Portalsanjoanense
cidades@cidadeverde.com

São João do Piauí lança "Natal de luz" nesta sexta-feira

As boas-vindas ao Natal de São João do Piauí serão dadas nesta sexta-feira (5) durante o lançamento do I "Natal de Luz". O evento reúne uma série de apresentações culturais e acontece na praça Honório Santos, a partir das 21 horas.
 
A praça ganhou uma decoração especial que, através dos símbolos desse período, convida o público para resgatar o verdadeiro sentido do Natal. "Com o projeto, queremos valorizar os aspectos da cultura natalina, envolver a comunidade e convidá-la a vivenciar esse tempo, de solidariedade e amor ao próximo", destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Joana Maria de Oliveira.
 
Segundo Joana, a apresentação de grupos da cidade foi a melhor forma encontrada para evidenciar e valorizar a cultura local. Na programação, há apresentação de balé com alunos da Unidade Escolar João Soares, atendidos pelo projeto "Escola Aberta", além de um musical com violões apresentados pelos alunos da escola de música do município. Nessa noite de sonhos também haverá a realização de um Auto de Natal, com as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Após as apresentações e o lançamento oficial do evento, as luzes da praça serão acesas e a cidade vai ganhar um brilho todo especial. Além de luzes, a praça terá a casa do Papai Noel, bonecos de neve e um presépio que relembra o principal sentido da comemoração natalina: o nascimento de Jesus Cristo. 
 
Essa é a primeira edição do "Natal de Luz", uma realização da Prefeitura de São João do Piauí, com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Assistência Social. "Preparamos uma programação voltada para todos os sanjoanenses. Acreditamos que o Natal de Luz será um grande presente  para nossa cidade", disse o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto. 

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Acusado de tráfico de drogas é preso em casa na frente da esposa e filhos

A Polícia Civil de São João do Piauí, em parceria com a Polícia Militar, prendeu um homem identificado como Gilmar dos Santos, conhecido como Bolinha, acusado de comercializar drogas na própria residência, na BR-020. 

                         Fotos: Polícia Civil


A prisão ocorreu na madrugada desta quinta-feira (04), em cumprimento a mandado de busca e apreensão. O Delegado Regional Rodrigo Morais conta que o acusado estava sendo monitorado há três meses e durante a abordagem a esposa e filhos pequenos do acusado estavam na casa. 

"Ele já estava sendo monitorado e havíamos colhido o depoimento de usuários de drogas que informaram que na residência funcionava uma boca de fumo. A operação é importante porque desarticulamos um ponto de venda de drogas e o tráfico é uma das portas de entrada para os outros crimes", disse Morais. 

Foram apreendidas maconha prensada e em tabletes, papel alumínio, quase R$ 500 em dinheiro trocado, além de uma motocicleta e um veículo que não são roubados, mas segundo o delegado, estavam a serviço do tráfico de drogas. 

A maconha estava armazenada em caixas de papelão escondidos no quarto e na cozinha.  Bolinha presta depoimento, neste momento, e deverá responder pelo crime de tráfico. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Filho de empresário é preso acusado de estuprar criança em motel

O jovem de iniciais J.M.M, 19 anos, foi preso acusado de estuprar uma criança de 12 anos no município de São João do Piauí, a 486 km de Teresina. Filho de um empresário no ramo de confecções, ele foi surpreendido pela Polícia Civil , enquanto trabalhava na loja do pai. 

Foto: Portal Pé de Figueira
Jovem foi preso na delegacia de São João do Piauí

De acordo com o delegado regional de São João do Piauí, Rodrigo Morais, a violência sexual foi comprovada através de exame de corpo de delito que constatou a conjunção carnal. A vítima foi abordada ao sair da igreja e levada a um motel. 

"O caso ocorreu há cerca de 10 dias e o estupro ocorreu dentro de um motel na saída para o município de São Raimundo Nonato. A vítima tinha acabado de sair do ensaio para a 1º comunhão e ia para a pizzaria. O acusado abordou a menina no meio da rua, forçando-a, mediante ameaças verbais, a entrar no carro", explica Rodrigo Morais.

Devido a gravidade das lesões, a garota foi submetida a cirurgia nas partes íntimas em Teresina e está sendo acompanhada por psicólogos.

Foto: Portal Jeninapo
Delegado Rodrigo Morais

Foto: Portal Jeninapo
Delegado Rodrigo Morais e agentes de Policia Civil de São João do PI

J.M.M cumpre prisão temporária por 30 dias que deverá ser convertida em preventiva. "Ele deverá responder pelo crime de estupro vulnerável com pena de 8 a 15 anos de reclusão e será transferido para o presídio de São Raimundo Nonato", finaliza Rodrigo Morais que efetuou a prisão com auxílio dos agentes da Polícia Civil recém-empossados. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

São João do Piauí e Sebrae promovem cursos de vendas e finança empresarial

A Prefeitura de São João do Piauí, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, promovem, nesta terça-feira (2), as oficinas SEI/Vender e SEI/Controlar Meu Dinheiro. As capacitações são gratuitas e acontecem das 14h às 18h e das 19h às 22h, no Centro Cultural Ministro Petrônio Portela.


Voltadas para comerciantes e empresários locais, as oficinas abordarão as necessidades do mercado, preparação de produtos e serviços para atrair clientes, expansão e crescimento de uma empresa, além controle e fluxo de caixa.

De acordo com o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, os cursos representam uma importante ferramenta de profissionalização dos empresários, tanto para tornar seus produtos mais competitivo, como para atender melhor aos consumidores.

“Essa parceria com o Sebrae é muito importante para nossa cidade, já que essas capacitações vão auxiliar nossos empreendedores a otimizar os resultados dos seus negócios, gerando emprego e renda para nossa cidade”, destaca o prefeito Gil Carlos Modesto.

Além dessas oficinas, a Prefeitura de São João do Piauí e o Sebrae já firmaram parceria para os cursos de Gestão de Pessoas, Empretec, Atendimento ao Cliente, Culinária de Galinha e Carneiro, alem da realização de acompanhamento das unidades de Produção Agroecológica Sustentável (PAIS) e da assessoria técnica para a criação de Ovinocaprinocultura, entre outros.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Bandidos explodem agência do Bradesco

Fotos: Portal Pé de Figueira

Bandidos explodiram na madrugada deste domingo (30) a agência do Bradesco em São João do Piauí, 440 quilômetros distante de Teresina (PI). A estrutura interna do local ficou destruída. 

O crime teria sido praticado por dois homens por volta de 2 horas da madrugada. De acordo com o delegado Rodrigo Moraes, nenhum valor foi levado pelos assaltantes. 

"Agora vamos requisitar as imagens dos comércios próximos ao local para confirmar essas informações", disse o delegado ao Cidadeverde.com. Os vídeos serão encaminhados ao Grupo de Repreensão ao Crime Organizado (Greco). 


Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Posts anteriores