Aneel autoriza projeto para instalação de usina de energia solar em São João do Piauí

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nessa terça-feira (26), a construção da usina fotovoltaica (energia solar) em São João do Piauí. O leilão do empreendimento, com capacidade para 28,5MW, deve acontecer nos próximos dias.


A usina fotovoltaica será viabilizada pela Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada pelas empresas Vensolbras e Renobrax Geração de Energia, que já realizou uma série de estudos para concessão de licença ambiental do empreendimento junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar). O projeto, orçado em R$ 1,5 bilhão, deve gerar 370 empregos diretos.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, destaca a importância da usina para a cidade. “Com a instalação da usina, seremos pioneiros no uso dessa energia no Piauí. Colocamos toda a estrutura da prefeitura para auxiliar no que for possível a implantação da usina, que vai desenvolver nosso potencial energético e beneficiar o meio ambiente, uma vez que se trata de energia limpa”, frisa.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeito entrega tablets e anuncia mais dois pontos com internet gratuita

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, realizou a entrega de 11 tablets sorteados no lançamento do "Wi-Fi na Praça", que disponibiliza internet gratuita para a população na principal praça da cidade.


O prefeito Gil Carlos Modesto destaca que a prefeitura de São João do Piauí está trabalhando para democratizar o acesso à internet no município. Segundo o gestor, outros dois pontos da cidade serão contemplados com internet gratuita.

 
“O acesso gratuito à internet, sem dúvidas, é uma grande conquista. Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo com o povo sanjoanense, especialmente com a juventude. Queremos continuar com esse trabalho e trazer internet gratuita para outros pontos da cidade, para as escolas e também para zona rural”, afirma Gil Carlos. 

Os vereadores Elias Laurentino e Vilmar Leite, as secretárias municipais de Educação, Eliane Sousa; de Cultura e Turismo, Joana Maria de Oliveira; e de Assistência Social, Beronisa Cronemberger também participaram da solenidade de entrega dos tablets. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Prefeitura de São João do Piauí entrega equipamentos ortopédicos

O município de São João do Piauí recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), onze equipamentos ortopédicos fornecidos pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para pessoas com deficiência.

 
O prefeito Gil Carlos Modesto, a secretária municipal de Saúde, Vanessa Barbosa e o coordenador do NASF, Lívio Marcel, realizaram a entrega do material.
 
O prefeito Gil Carlos Modesto destaca a melhoria na qualidade de vida dos pacientes contemplados com os equipamentos. “Quero parabenizar a todos os profissionais da saúde pelo esforço desempenhado. O que estamos fazendo é resultado da dedicação e empenho de todos em proporcionar a estas pessoas uma vida melhor e um eficaz atendimento da saúde”, destaca.
 
Foram entregues calçados ortopédicos, cadeiras de rodas e de banho, muletas e andador. Daniela Amorim foi uma das contempladas um andador. “O novo aparelho vai me proporcionar mais conforto e independência”, diz.
 
Ao todo, 93 equipamentos ortopédicos já foram entregues este ano em São João do Piauí, dentre bengalas, cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, muletas, entre outros.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pronatec abre 190 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Estão abertas as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acessos ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em São João do Piauí, a 486 km de Teresina. Os interessados podem se matricular na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Ao todo estão sendo ofertadas 190 vagas para 11 cursos, sendo oito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e três pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). As inscrições estarão disponíveis até o preenchimento de todas as vagas.

Para se inscrever, os interessados deverão apresentar documentos pessoais, comprovante escolar e de residência, número do NIS e conta na Caixa Econômica.

Confira a lista de cursos e vagas disponíveis
 
Cursos com início em setembro

Recepcionista – 20 vagas – Noite

Operador de Computador – 20 vagas – Noite

Manicure/Pedicure – 15 vagas – Tarde

Cabeleireiro – 15 vagas - Noite

Confeiteiro – 15 vagas – Noite

Depilador – 15 vagas – Noite

Porteiro e Vigia – 15 vagas - Noite


Cursos com início após setembro 

Agente comunitário de saúde – 20 vagas – Noite

Recepcionista – 20 vagas – Noite

Operador de computador – 15 vagas - Noite


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com
 

Lançamento do “Wi-Fi na Praça” conecta 5 mil pessoal em São João do Piauí

A prefeitura de São João do Piauí lançou, na noite deste sábado (16), na Praça Honório Santos, o programa “Wi-Fi na Praça” e conectou cerca de 5 mil pessoas, em sua maioria estudantes, através de internet gratuita. No evento, houve também o sorteio de 16 tablets, além de música ao vivo com o cantor Mozart Maia. O evento contou com a presença do prefeito Gil Carlos, vereadores, secretários e cidadãos sanjoanenses.



O prefeito destaca a importância do novo serviço para a democratização da internet na cidade. “O acesso gratuito à internet, sem dúvidas, é uma grande conquista. Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo com o povo sanjoanense, especialmente com a juventude. Queremos continuar com esse trabalho e trazer internet gratuita para outros pontos da cidade, para as escolas e também para zona Rural”, salienta.   

Na ocasião, o prefeito surpreendeu a todos os presentes com a doação de mais 10 tablets além dos cinco já até então prometidos para a realização do sorteio. Uma empresa local também contribuiu e doou mais um tablet, totalizando, assim, 16 prêmios.

Um dos ganhadores do sorteio, o aluno da Unidade Escolar Deputado Antônio Francisco Paes Landim, Elcivan Pereira, ressalta as transformações que o “Wi-Fi na Praça” proporcionará aos moradores. “Tem muita gente que não tem condições e nem todos tem internet em casa. Eu não tenho, por exemplo. Com o meu tablet e o wi-fi da praça, vou ter a oportunidade de aprofundar meus estudos e ainda conversar os amigos”, observa.

O novo serviço faz parte do projeto Internet Para Todos, que contemplará ainda outros pontos da cidade. Segundo o prefeito Gil Carlos, São João do Piauí contará, inicialmente, com mais dois pontos de wi-fi gratuito, que devem ser instalados até o fim da próxima semana. 


redacao@cidadeverde.com

Prefeitura lança o projeto “Secretaria Itinerante” e percorre bairros

A Prefeitura de São João do Piauí, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, lança neste sábado (16), às 16h30, o projeto “Secretaria Itinerante”. O prefeito Gil Carlos, secretários municipais, moradores da região e demais autoridades deverão comparecer a solenidade de lançamento no  Assentamento Limoeiro.

O projeto visa contemplar, uma vez ao mês, todos os bairros e comunidades da cidade solucionando problemas estruturais de pequena e média complexidade. A Secretaria Municipal de Obras, a partir de reclamações da população, elenca as localidades com as dificuldades mais urgentes e leva a “Secretaria Itinerante” até a região, que permanece três dias no local.

A primeira atividade do projeto acontece no Assentamento Limoeiro, onde serão recuperados as principais vias de acesso à região, construção de quebra-molas, podas em árvores e instalação da iluminação pública.

Para o secretário municipal de Obras, Celso Costa, o projeto tem como objetivo descentralizar a gestão do prefeito Gil Carlos, aproximar a população da secretaria e viabilizar, com mais rapidez, a solução desses problemas. 


“Muitas vezes o cidadão convive com o problema e não sabe a quem e onde recorrer. A ideia é fazer com que a reclamação chegue mais rapidamente para que possamos proporcionar uma solução rápida”, esclarece Celso.

A próxima região contemplada pelo projeto “Secretaria Itinerante” será o Conjunto Joaquim Lopes. 


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Jovem de 16 anos é morto a tiros após ter xingado desafeto

Um adolescente de 16 anos foi morto com seis disparos de arma de fogo após uma discussão nos festejos da localidade Cabeça, zona rural de São João do Piauí, a 486 km de Teresina. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (15) e o acusado identificado como Auricelio Moraes de Araújo, 19 anos, foi preso pela Polícia Militar ainda nas imediações do local do crime. 

                              Fotos: Pedefigueira


O Delegado Jorge Terceiro conta que o crime ocorreu após uma discussão motivada por questões afetivas. Otávio da Silva, 16 anos, teria xingado o acusado que namorava a ex-companheira da vítima. 


"Os dois jovens estava em uma festa e houve uma discussão envolvendo uma suposta traição. O acusado disse que foi xingado pela vítima de corno e  ainda disse ter pedido para ele parar com as ofensas. Otávio da Silva teria continuado e foi assassinado", explica o delegado de São João do Piauí. 

Jorge Terceiro explica que o acusado deverá responder por homicídio qualificado e será transferido para o presídio de São Raimundo Nonato. 

"Estamos concluindo o flagrante e comunicaremos o caso ao Fórum e ele será transferido para outro município. O acusado deverá responder por homicídio qualificado porque o crime ocorreu por motivo fútil e ele saiu do local do crime para se armar e descarregar o revólver contra seu desafeto", finaliza Jorge Terceiro. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Prefeito Gil Carlos lamenta morte de Eduardo Campos

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto Alves, lamentou, na tarde desta quarta-feira (13), o falecimento do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Henrique Accioly Campos, ocorrido no final da manhã de hoje (13), no litoral santista.


Gil afirma que a morte de Campos surpreendeu a todos os brasileiros, em especial ao povo pernambucano. “Eduardo era um político muito querido em sua terra e com uma trajetória promissora. É uma grande perda para a política nacional”, destaca.

O prefeito disse ainda que tragédias como a que vitimou Eduardo Campos e equipe abalam a sociedade como um todo, independente de qual bandeira partidária o cidadão defenda. “É um momento de comoção geral. Cabe a nós nos solidarizarmos aos familiares das vítimas desta tragédia”, finaliza Gil Carlos.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

População terá acesso gratuito a internet na praça

A prefeitura de São João do Piauí lança, neste sábado (16), às 20h, na Praça Honório Santos, o “Wi-Fi na Praça”. O novo serviço prevê uma maior inclusão digital da população e faz parte do projeto Internet Para Todos, que contemplará ainda outros pontos da cidade.

 
“O wi-fi ofertado gratuitamente para a população aumenta a oportunidade de acesso à rede e é o primeiro passo deste projeto que tem como objetivo principal levar internet para quem ainda não tem acesso e possibilitar o início do processo de inclusão digital do nosso município”, explica o prefeito Gil Carlos.
 
As senhas para o acesso serão disponibilizadas e também distribuídas em escolas da cidade. 

O lançamento do projeto contará com apresentação do músico Mozart Maia e ainda com sorteio de cinco tablets para o público.


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Motociclista tem a orelha decepada após acidente na BR-020

Um homem identificado apenas como "Cabinha" teve a orelha decepada após uma colisão entre duas motocicletas na BR-020. O acidente ocorreu nesta quarta-feira (06), na Vila Foca, município de São João do Piauí, a 486 km de Teresina. 

De acordo com testemunhas, os motociclistas envolvidos no acidente trafegavam em sentidos opostos e Cabinha teria invadido a pista contrária. 

"A colisão ocorreu entre uma moto Bros e uma Titan 150. Ao invadir a contramão, o capacete do Cabinha que não estava travado caiu no chão e com o impacto na pista a orelha foi decepada", relatam testemunhas. 

A vítima foi socorrida pelo motorista de uma ambulância do município de Pedro Laurentino que passava pelo local. Em seguida, equipes do Samu de São João do Piauí levaram Cabinha ao Hospital Regional Teresina Nunes Barros. 

Testemunhas informaram ainda que a vítima apresentava sinais de embriaguez. A orelha foi encontrada por populares no acostamento da via, momentos após o acidente. Ainda não há informações se a equipe médica conseguiu transplantar o órgão.

O condutor da outra, que não teve a identidade, permaneceu no local e foi liberado após prestar depoimento.

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Portalsanjonense

Posts anteriores