Cidadeverde.com

Exame para diagnosticar tuberculose será oferecido gratuitamente

O município de São João do Piauí passa a ofertar, gratuitamente, o exame para detectar a tuberculose. Indispensável para o diagnóstico e acompanhamento dos casos da doença, o resultado do baciloscopia é entregue ao paciente em poucos dias. Anteriormente, os usuários do Sistema Único de Saúde que necessitavam do procedimento deveriam enviar as amostras para Teresina. 

Segundo Rafael Monteiro, biomédico e coordenador do Laboratório de Análises Clínicas Municipal, todo o procedimento é realizado com o auxílio de um microscópio, possibilitando maior precisão no diagnóstico.

 
“Realizamos todo o processo com muita cautela, visando à qualidade e precisão dos resultados. Para isso informamos o paciente de todas as etapas, o que nos possibilita realizar uma análise minuciosa da amostra”, destaca o biomédico.

Monteiro explica ainda que ao ser submetido ao exame, o paciente recebe uma cartilha com informações sobre orientações para a coleta e recipientes adequados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. 

"Em seguida, o paciente colhe duas amostras, em dias consecutivos, e entrega o material na maternidade municipal Mãe Eliza, às quartas-feiras, juntamente com a requisição do procedimento preenchida por um profissional de saúde", reitera o biomédico. 
 
O exame de baciloscopia é oferecido pela prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica e Laboratório de Análises Clínicas.
 
De acordo com informações do Ministério da Saúde, se diagnosticado com antecedência e realizado o tratamento adequado, a cura da tuberculose é alcançada em mais de 95% dos casos.  A doença é transmitida de pessoa para pessoa, por transfusão sanguínea ou água. Os principais sintomas são dificuldades respiratórias, tosses contínuas, febres leves, suor excessivo, falta de apetite e dores no peito.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais