Cidadeverde.com

Projeto Consciência Negra valoriza cultura afro em São João do Piauí

Durante todo o mês as escolas de São João do Piauí se mobilizaram em torno do "Projeto Consciência Negra", uma iniciativa das secretarias municipais de Educação e Cultura e Turismo, juntamente com o Ponto de Cultura Mandinga de Quilombo. O evento, que foi finalizado com a I Semana da Consciência Negra, de 16 a 21 de novembro, presenteou os sanjoanenses com apresentações de música e dança, além de exibição de filme e realização de palestras.

 
O principal objetivo era apresentar, valorizar e levantar discussões de temas relacionados à história e cultura afro-brasileiras. De 1º a 20 de novembro, as escolas promoveram palestras, gincanas e apresentações culturais organizadas pelos diretores e coordenadores, como parte da campanha "infância sem racismo".

As atividades escolares em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, fazem parte da implementação da Lei nº 10.639/2003, que obriga o ensino da História Africana e da Cultura Afro-brasileira nas escolas.
 
As ações do Projeto Consciência Negra foram direcionadas para alunos do 1º ao 9º ano. "Levamos a discussão dessa temática para as escolas, com o objetivo de promover a reflexão, o debate e a construção de uma sociedade mais justa e sem preconceitos", destacou a secretária de Cultura e Turismo, Joana Maria de Oliveira.
 
A programação da Semana foi aberta no dia 16, na Praça Honório Santos, com o reggae de Gomes Brasil e banda. Em parceria com o IFPI (Instituto de Educação e Tecnologia do Piauí), foi realizado no dia 18 o Cine-IFPI, com a temática "Consciência Negra". Na quinta-feira (20) alunos das escolas municipais fizeram apresentações de capoeira, maculelê, reisado e danças afros. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, assistiu às apresentações, no ginásio da Cethe.
 
As atividades do projeto foram encerradas no dia 21, com show da banda Samba de Mesa, na praça Honório Santos. 

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais