Cidadeverde.com

Amigos do Peito inicia amanhã(13) atendimento em São João do Piauí

O Programa Amigos do Peito segue esta semana para o município de São João do Piauí, onde vai beneficiar 240 mulheres com exames de mamografia, atendendo ainda os municípios de Capitão Gervásio Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, João Costa e Socorro do Piaui. O atendimento será realizado no período de 13 a 17 de outubro, na Praça Honório Santos.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, o Programa iniciou os atendimentos no início de agosto e desde então já percorreu nove municípios, mas abrangendo 17, com aproximadamente 1.500 mulheres atendidas. Até o final do ano, mais de 3.000 mulheres terão a oportunidade de ter acesso ao serviço de rastreamento e prevenção do câncer de mama.

Somente para o biênio 2014/2015, foram estimados 520 novos casos de câncer de mama no Estado do Piauí, sendo que em 2014 foram registrados 152 óbitos por neoplasia maligna. Com o objetivo de rastrear esse tipo câncer que a Secretaria implantou o Programa. “Havendo qualquer lesão, a paciente será encaminhada para o serviço previamente pactuado, para realização de consultas com especialistas e exames complementares”, afirma o secretário Francisco Costa.

Para ter acesso ao serviço, é necessário que a mulher, prioritariamente entre 50 a 69 anos de idade, procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, tendo em mãos o encaminhamento médico e que leve também cópia de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde(SUS). 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais