Cidadeverde.com

Milhares de pessoas comparecem aos shows no segundo dia do Festival da Uva

A 5ª edição do Festival da Uva de São João do Piauí começou na última sexta (6) e segue até este domingo (8). A noite de sábado (7) contou com atrações musicais regionais e nacionais, como Margareth Menezes e Fernando Mendes, e reuniu milhares de pessoas na praça Honório Santos, no centro da cidade. 

De acordo com o governador Wellington Dias, o festival vem cumprindo o seu propósito de comemorar a safra da uva deixando um saldo positivo ao final. "Desde o planejamento do Festival da Uva, estabelecemos a meta de deixar um legado depois das festividades. E isso está se cumprindo", declarou.

Wellington acrescenta que o evento é apenas um demonstrativo do quanto a fruta vem fazendo a diferença na economia da cidade e dos municípios vizinhos. "Mas não queremos que São João se desenvolva só com a uva. Queremos estimular o turismo, atrair investidores, desenvolver a caprinocultura e avinocultura e incentivar os arranjos produtivos, como o mel", explicou Dias.

Nestes dois dias de festival, o governador visitou o Assentamento Marrecas, onde a uva é produzida, e conversou com agricultores; inaugurou obras no assentamento Rocha Eterna; visitou a Delegacia de Polícia; plantou mudas de algaroba nas margens do Rio Piauí; dialogou com prefeitos e investidores da região; visitou o Balneário Jenipapo, que foi reformado e ampliado; jogou futebol; autorizou obras e entregou certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional do Pronatec, em Capitão Gervásio, município vizinho a São João do Piauí.

Grande incentivadora do evento, a secretária da Educação, Rejane Dias, destacou que a produção da uva causou grande impacto na economia e comprovou que no sertão é possível produzir frutas e outras culturas com irrigação. “A fruticultura atraiu novos investimentos para cidade. No assentamento Marrecas são produzidas cerca de 180 toneladas de uva. E a produção também de destaca em outras culturas, como a goiaba, a melancia e a banana”, diz, enfatizando que pessoas e investidores de outras regiões procuram áreas para fazer irrigação.

"Todas as escolas da região são abastecidas com produtos do Assentamento Marrecas”, informou Rejane Dias, enfatizando que alguns produtores já conseguiram levar sua produção para feiras em outros municípios e afirmando que investidores de outras cidades, como Petrolina, já têm interesse em se instalar na região para produzir uvas.

A secretária informou que, durante os dois dias em que esteve em São João, teve uma agenda também voltada para a educação. Rejane Dias, que entregou, no município de Capitão Gervásio, certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional, realizados pelo Pronatec, afirmou que irá desenvolver o programa de Universidade Aberta em São João e programas voltados para a educação como a Formação Inicial Continuada (FIC).

 

[email protected]

Agricultor desenvolve primeiro projeto de fruticultura em São João do Piauí

Em São João do Piauí, semiárido piauiense, além da produção de uva voltada para o assentamento Marrecas, existem iniciativas de fruticultura também por parte de produtores particulares. Um destes projetos está sendo instalado em uma área de aproximadamente três hectares, na propriedade do agricultor Marcos Coelho. Esta é a primeira inciativa particular de um agricultor no município de São João do Piauí. Vale ressaltar que o agricultor Marcos Coelho acompanhado de sua esposa venderam sua casa em Petrolina para apostar nas riquezas do Piauí. 

Marcos que saiu de Petrolina (PE) e percorreu centenas de quilômetros em busca de uma área propicia para a plantação inicial de parreiras e, em seguida, frutas tropicais, onde ele pudesse encontrar apoio para o desenvolvimento.

O auxílio para a elaboração do projeto veio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) a partir do apoio do diretor geral Marcos Vinicius e do coordenador regional Genival Oliveira. O órgão auxiliou o produtor a conseguir o financiamento via Banco do Nordeste, onde estavam inclusos um plano de irrigação, outorga de água, eletrificação e a acompanhamento técnico.

Segundo Coelho, a região de São João do Piauí é muito boa para a produção de uvas, uma vez que os fatores climáticos contribuem para a produção devido ao sol e a altitude. “Temos a expectativa de bons resultados. Estamos no local há três anos e encontramos apoio do Emater para a elaboração do projeto para conseguirmos o financiamento, além de acompanhamento”, explicou.

Em sua propriedade, estão sendo plantadas mudas de uva do tipo “Isys”, em virtude da sua boa fertilidade e resistência a doenças, resultando na redução do uso de agrotóxicos. Também serão plantadas também mudas do tipo Núbia e Crimson. Ambas produzidas pela Embrapa do Sul do país. A proposta é que, com a ampliação da área, sejam produzidas também a manga, a goiaba e banana.

A orientação dos técnicos do Emater foi direcionada para a correção do solo, aplicação de calcário, irrigação, além do acompanhamento constante.

De acordo com o coordenador regional do Emater, Genival Oliveira, o órgão tem como missão dar apoio ao agricultor familiar, mas também apoia iniciativas que possam gerar renda e melhorar qualidade da vida das pessoas através de produtos saudáveis. “Ao conhecermos a proposta de produção do Marcos, percebemos a boa iniciativa na redução da utilização de agrotóxicos. E isto representa mais qualidade na casa de quem consome o que será produzido”, destacou Genival Oliveira.

Logo após sair da abertura oficial do 5º Festival da Uva de São João do Piauí, realizado no parreiral do Assentamento Marrecas, o governador Wellington Dias acompanhado de membros do Banco do Nordeste e comitiva visitaram as instalações da propriedade localizada a 11,5 quilômetros de São João do Piauí e ficou bastante impressionado.

 

Da Redação
[email protected]

Governador entrega reforma de balneário em São João do Piauí

O governador Wellington Dias visitou o Balneário Jenipapo, neste sábado (7). O ponto turístico, localizado em São João do Piauí, foi reformado e ampliado com melhoramento nas instalações, pinturas, esquadrias, cobertura, piso, recuperação de área degradada e tratamento de efluentes.

A obra, que contou com investimentos do Tesouro Estadual de cerca de R$ 460.991,42, é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra).

De acordo com a secretária da Infraestrutura, Janaina Marques, o complexo turístico ganhou seis quiosques e foi reformado em tempo recorde. "A expectativa era realizar a reforma em 60 dias, mas unimos esforços e conseguimos concluir em 23", declarou Janaina.

O local é um dos principais pontos de lazer de toda a região, e durante o Festival da Uva deve receber turistas de todo o estado. “O Balneário Jenipapo é um dos grandes pontos turísticos do nosso Estado. Coloquei essa obra como uma prioridade. Estamos desenvolvendo e incentivando uma infraestrutura de transportes, hotelaria e centros de alimentação para receber os turistas em todo o estado", ressaltou Wellington Dias.

Janaina destacou que a Seinfra vem trabalhando para proporcionar mais qualidade de vida aos piauienses. "Essa é uma exigência do governador. Mês passado entregamos o aeroporto de São Raimundo Nonato. Hoje é a vez do Balneário. E, em dezembro, entregaremos a obra do mercado público de Oeiras", informou Janaina.

Além da inauguração do balneário, o governador Wellington Dias participou das festividades do 5º Festival da Uva de São João do Piauí e inaugurou obras nos municípios de São João do Piauí e Capitão Gervásio.

Da Redação
[email protected]

Shows movimentaram 1ª noite de Festival da Uva

A população de São João do Piauí, turistas e autoridades participaram da primeira noite do Festival da Uva, na Praça Honorio Santos, na noite de sexta -feira (6). Diversos estands demonstravam a diversidade do potencial da região nas áreas da produção agrícola e artesanal.

O aumento do fluxo de pessoas proporcionou aos residentes uma fonte extra de renda. A cabeleireira Joane Pereira foi uma das pessoas que apostaram no sucesso do evento e inovou oferecendo ao visitantes souvenires personalizados do Festival e da cidade da Uva. "Eu vi uma oportunidade de empreender e ganhar uma renda extra. Percebi que não havia algo que as pessoas levassem como lembrança da sua experiência na cidade. Então decidi fazer camisetas e copos com a cara de São João e tem dado certo, muitas pessoas já compraram e espero vender todo o estoque", explica.

José Araújo, também aproveita o festival para trabalhar. "Enquanto as pessoas se divertem, eu trabalho e também curto a festa. Esse evento tem que ser mantido. São João só tem a ganhar. É alegria e renda extra na cidade", relata o vendedor de espeto que tem uma barraquinha na praça e oferece uma diversidade de opções, entre elas o espeto de carne de bode, típico da cidade.

As vagas nos principais hotéis da cidade foram preenchidas e todo o comércio local sentiu a diferença na procura por serviços e bens.

Coral de Vaqueiros no Festival da Uva de São João do Piauí( Foto: Ascom Prefeitura de São João do Piauí)Música
A cultura local também foi exaltada com a apresentação do Coral de Vaqueiros de São João do Piauí. A noite foi animada pela banda Novo Desejo, Forró dos Plays e do sanfoneiro Waldonys. O Festival encerra no domingo (8) e até lá receberá outras atrações regionais e também nacionais, como Margareth Menezes e Elba Ramalho.

Da Redação
[email protected]

Governador abre em Marrecas 5ª edição do Festival da Uva

O governador Wellington Dias fez a abertura oficial da quinta edição do Festival da Uva de São João do Piauí, na manhã desta sexta-feira (6), no assentamento Marrecas. A festividade, que comemora a produção da fruta no semiárido piauiense, segue até o domingo (8) com evento gastronômico, rodadas de negócios, oficinas e seminários, feiras de artesanato, apresentações culturais e exposições.

A colheita da uva ocorre 120 dias após a poda da videira e a produção chega a 180 toneladas por safra, que acontece duas vezes ao ano. De acordo com a presidente da Associação de Pequenos Produtores Irrigados do Assentamento Marrecas, Maria José Araújo, paralela à produção de uva, que ganhou notoriedade e é tema do Festival, também são produzidos goiaba, melancia, milho verde, melão, mamão, banana, entre outras frutas.

Para Wellington Dias, a organização dos produtores e o incentivo do Estado, parceiros e financiadores têm elevado a renda dos associados e permitido que os nativos possam atuar na sua região. "Este festival ajuda a fomentar o potencial para a fruticultura, a captar investimentos, promover o turismo e a cultura. Quem vem se encanta. Muito me alegro em ver que que em dez anos muito se prosperou e acredito na agricultura irrigada como uma forma de convivência com a seca", comenta. O Projeto do Assentamento Marrecas possui 300 famílias, das quais 80 trabalham com a uvas irrigadas, Itália e Benitaca. 

Progresso
A secretária estadual de Educação, Rejane Dias, que é considerada a madrinha do festival, disse que acredita no potencial da região e quer qualificar a população para vocação natural dos arranjos produtivos. "Aqui em São João temos o Pronatec e o governador Welligton Dias autorizou a licitação para a construção de um prédio para a Universidade Aberta que contará com um Centro de Convenções para toda a região", adiantou.

Para o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, a realização do festival tem atraído pequenos investidores, o que considera um termômetro da viabilidade. "É um momento de incentivo. É uma maneira inteligente de divulgar a fruticultura. Aqui se faz um trabalho em equilíbrio com o meio ambiente. São João do Piauí tem potencial para se tornar referencia na área da fruticultura irrigada que já é uma realidade, queremos continuar trabalhando para em breve construirmos uma central de abastecimento e escoamento da produção", disse.

Na solenidade de abertura, o governador Wellington Dias autorizou a construção de um campo de futebol no Assentamento Marrecas, através da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), e a Seduc a construir uma quadra poliesportiva coberta na escola do assentamento.

A programação do festival conta com artistas de renome, como Margareth Menezes, Elba Ramalho, Waldonys e Fernando Mendes, além de bandas locais e regionais, que se apresentarão no palco montado na Praça Honório Santos.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (6)
19h00 - Abertura com autoridades
20h00 - Coral dos Vaqueiros
21h00 - Amauri Jucá
22h00 - Honorinho
23h00 - Banda Novo desejo
01h10 - Waldonys
03h00 - Forró dos plays

Sábado (7)
20h00 - Edimar do Acordeon
21h00 - Labigó e Maria dos prazer
22h00 - Frank Sabba
23h00 - Fernando Mendes
01h00 - Margareth Menezes
03h00 - Maurinho do acordeon

Domingo (8)
21h00 - Ronaldo Alves (Assentamento Marrecas)
22h30 - 8 resgate
12h00 - Elba Ramalho
02h00 - Xé pop

Balneário Jenipapo (A partir do meio dia)
Sábado - Mariano França
Domingo - Zé Antônio

Da Redação
[email protected]

Festival da Uva reúne turistas e investidores em São João do Piauí

A partir desta sexta-feira (6), o município de São João do Piauí recebe a quinta edição do Festival da Uva. O evento, que segue até domingo (8), é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura e Associações dos Pequenos Produtores do Assentamento Marrecas e dos Produtores Irrigantes de Marrecas.

A programação do Festival contará com artistas de renome, como os cantores Margareth Menezes, Elba Ramalho, Waldonys e Fernando Mendes, além de bandas locais e regionais, que se apresentarão no palco montado na Praça Honório Santos. O evento contará, também, com feiras gastronômicas, de artesanato, apresentações culturais e exposições.

“A ideia é fazer com que o Festival da Uva seja um evento que priorize o turismo e a produção local, além de fortalecer os setores de gastronomia, hotelaria e artesanato de toda a região”, comenta o governador Wellington Dias.

Idealizadora do evento, a secretária de Educação, Rejane Dias, reforça a importância de ações conjuntas entre Estado e município na promoção do Festival, com as ações bem definidas e planejadas, além do suporte local da Prefeitura.

“Todos estamos na expectativa para o início desse evento, que impulsiona a produção e venda não só da uva, mas de outras frutas produzidas na região. Os produtores locais se planejaram pra essa festa e a ideia é fazer a abertura do evento na área da produção, com a instalação feiras de agricultura familiar”, frisa o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto.

Produtores querem parcerias para novos investimentos

As obras do Assentamento Marrecas estão em andamento, com a instalação das infraestruturas hídricas como canais, drenagem, estradas, rede de energia, reservatórios, unidades de bombeamento, limpeza da área e demarcação dos lotes. Quando concluído, serão mil hectares irrigados para fruticultura, distribuídos pelos produtores familiares que irão cultivar, cada um, uma média de cinco hectares.

O fruticultor José Cícero Pereira fala da expectativa para a conclusão das obras e a oportunidade de novos negócios. “Recebemos muitos investidores no período do Festival da Uva e queremos firmar parcerias tanto para ampliar a produção das frutas quanto no desenvolvimento do projeto”, comenta. 

Confira a programação do Festival:

06.11 – Sexta-feira
 
Coral dos Vaqueiros
Amauri Jucá
Honorinho
Banda Novo Desejo
Waldonys
Forró dos Plays
 
07.11 – Sábado
 
8º Resgate
Labigó & Maria dos Prazer
Frank Sabba
Fernando Mendes
Margareth Menezes
Maurinho do Acordeon
 
08.11 – Domingo
 
Grupo Raio de Sol
Ronaldo Alves
Elba Ramalho
Banda Xé Pop
Edmar do Acordeon

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Governador inaugura reforma de balneário no sábado em São João

O governador Wellington Dias inaugura, no próximo sábado (7), a reforma e ampliação do Balneário Jenipapo, localizado no município de São João do Piauí. A intervenção prevê o melhoramento nas instalações, pinturas, esquadrias, cobertura, piso, recuperação de área degradada e tratamento de efluentes.

A obra é uma realização do Governo do Estado por meio de sua Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra). Para a realização da reforma foram investidos R$ 460.991,42, oriundos do Tesouro Estadual.

O local é um dos principais pontos de lazer de toda a região, e durante o Festival da Uva recebe turista de todo o estado. “O Balneário Jenipapo é um dos grandes pontos turísticos do nosso Estado e o governador colocou essa obra como prioridade”, ressaltou a secretária estadual da Infraestrutura, Janaina Marques.

Além da inauguração do balneário, o governador Wellington Dias participa das festividades do 5º Festival da Uva de São João do Piauí e inaugura obras nos municípios de Coronel José dias, São Raimundo Nonato, Capitão Gervásio Oliveira e João Costa.

Wellington Dias lança quinta edição do Festival da Uva de São João do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) lançou nesta quarta-feira (28), no Palácio de Karnak, a quinta edição do Festival da Uva, que acontece de 6 a 8 de novembro em São João do Piauí, a 485 quilômetros de Teresina. A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Gil Carlos Modesto Alves (PT).

A programação do festival contará com artistas de renome, como Margareth Menezes, Elba Ramalho, Waldonys e Fernando Mendes, além de bandas locais e regionais, que se apresentarão no palco montado na Praça Honório Santos. O evento contará também com feiras gastronômicas, de artesanato, apresentações culturais e exposições.

“A ideia é fazer com que o Festival da Uva seja um evento que priorize o turismo e a produção local, além de fortalecer os setores de gastronomia, hotelaria e artesanato de toda a região”, comentou o governador Wellington Dias.

Idealizadora do evento, a secretária de Educação Rejane Dias reforçou a importância de ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São João na promoção do festival. “Um evento grande como este precisa de um aparato completo do Governo do Estado, com as ações bem definidas e planejadas, além do suporte local da Prefeitura”, afirmou a secretária.

O prefeito de São João, Gil Carlos Modesto, frisou que “todos estamos na expectativa para o início desse evento, que impulsiona a produção e venda não só da uva, mas de outros produtos da região. Os produtores locais se planejaram para essa festa e a ideia é fazer a abertura do evento na área da produção, com a instalação de feiras de agricultura familiar”, encerrou.

Confira a programação completa do Festival da Uva:

06.11 – Sexta-feira
 
Coral dos Vaqueiros
Amauri Jucá
Honorinho
Banda Novo Desejo
Waldonys
Forró dos Plays
 
07.11 – Sábado
 
8º Resgate
Labigó & Maria dos Prazer
Frank Sabba
Fernando Mendes
Margareth Menezes
Maurinho do Acordeon
 
08.11 – Domingo
 
Grupo Raio de Sol
Ronaldo Alves
Elba Ramalho
Banda Xé Pop

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Garantia Safra está disponível para agricultores de São João do Piauí

O Diário Oficial da União publicou o decreto de liberação do Seguro Garantia Safra para os agricultores de São João do Piauí. A primeira das cinco parcelas do benefício será paga ainda este mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

“O seguro pago pelo Garantia Safra, no valor atual de R$ 850,00 em cinco parcelas, vem dos recursos das contribuições dos agricultores, das prefeituras municipais, dos governos estaduais e do Governo Federal, formando o Fundo Garantia Safra”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Adriana de Castro.

O Garantia Safra garante renda para famílias agricultoras que vivem em municípios do semiárido brasileiro. Participam do programa os agricultores que plantam entre 0,6 a cinco hectares de arroz, feijão, milho, algodão ou mandioca, em área não irrigada, e que tenham renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio e excluídos os benefícios sociais como aposentadoria e Bolsa Família.

“É melhor que o agricultor tenha sempre uma boa colheita e que não necessite do Garantia Safra. Porém, caso ocorra perda, o seguro existe para atender as necessidades básicas da família agricultora”, frisa o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Aposentado faz exame de mamografia em São João do Piauí

Apesar do atendimento para identificar suspeita de câncer de mama ser mais comum entre as mulheres, um aposentado de 74 anos foi submetido a exame de mamografia em São João do Piauí. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, seu Constantino Alves da Silva é acompanhado por um mastologista após ter detectado um nódulo na mama esquerda. 

O aposentado foi um dos atendidos no último sábado (17) pela carreta do programa Amigos do Peito, que normalmente atende mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Mas o caso de seu Constantino é especial. Ele precisa ser acompanhado anualmente para evitar que o nódulo evolua para um tumor.

"Em casa, senti que tinha um nódulo na mama e, depois com o exame físico em um mastologista, descobri que precisava de um acompanhamento médico. Tem três anos que faço a mamografia", disse após o exame.

Jesuína Holanda Estrela, presidente da Associação em Educação da Mama Jesuína Estrela (Amajes), explica que "o câncer de mama em homens é raro e bem mais agressivo do que nas mulheres. Em São João do Piauí, nós temos o registro de morte de um homem por câncer de mama. Atualmente, seis homens também de São João estão sendo acompanhados".

O secretário de saúde, Francisco Costa, ressalta que casos como esses mostram a necessidade de um atendimento mais próximo da população, em especial nos municípios onde os moradores precisam se deslocar para outros centros. 

Neste fim de semana, o Amigos do Peito completou a marca de 22 municípios atentidos com 1.900 mamografias realizadas. Até o fim do ano, a meta é chegar a 3.000 exames em mais de 30 cidades.

Da Redação
[email protected]

Posts anteriores