Cidadeverde.com

OAB entrega primeira sede da Subseção de São João do Piauí

A Advocacia de São João do Piauí celebra a conquista da primeira sede da Subseção da OAB no município, que conta com cerca de 755m². Com a adoção dos protocolos de segurança, a solenidade de inauguração foi realizada nessa quarta-feira (08), e conduzida pelo Presidente da Seccional, Celso Barros Coelho Neto. A Subseção de São João do Piauí foi criada em dezembro de 2020, uma das grandes vitórias da Advocacia, e faz parte do processo de interiorização das ações da OAB Piauí, bem como uma concretização dos sonhos dos Advogados(as) que militam na região.

A nova Subseção possui espaço amplo e acessível, com recepção, Sala da Diretoria, Auditório, OAB Office, Sala da CAAPI, salas de atendimento, banheiros, copa e cozinha. Além disso, a sede possui novos computadores, impressoras, scanners, condicionadores de ar e todo o material necessário para o suporte do dia a dia do trabalho.

O Presidente, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou a felicidade de inaugurar a Subseção e reforçou o compromisso com a Advocacia. “Agradeço aos membros da OAB Piauí por apoiarem a inauguração da sede neste município. Esta Subseção é mais uma grande conquista da Seccional e também de todos nós piauienses que sentimos orgulho dessa instituição independente e respeitável que é a OAB Piauí”, frisou o Presidente.

Durante a solenidade, o Presidente da Subseção de São João do Piauí, Marcello Lavôr, pontuou que esse é um momento histórico e muito esperado pela Advocacia São-Joanense. “Há tempos esperávamos pela criação desta Subseção. É uma luta antiga que foi bem recebida por esta gestão. A sede chega para melhorar as condições de trabalho dos Advogados(as) e também para ser mais um canal, uma voz da população da Comarca de São João do Piauí”, comemorou Marcello Lavôr.

O Diretor-Tesoureiro da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda, frisou que os Advogados e Advogados da região precisavam da presença física, firme e forte da OAB Piauí. “Com esta nova sede vocês poderão exercer o trabalho com mais comodidade e, consequentemente, qualidade, tendo todo esse suporte que esta Subseção oferece. Vale lembrar que essa conquista não é só dos Advogados e Advogadas de São João do Piauí, mas, sim, de todo o Estado”, pontuou.

Presente à inauguração, o Defensor Público Geral do Estado, Erisvaldo Marques, destacou a importância de São João contar com uma sede da OAB no município. “Sem dúvidas, os valores e a ética dos Advogados e Advogadas serão cada vez mais respeitados nesta cidade. Parabéns à OAB Piauí por garantir as prerrogativas dos profissionais da Advocacia, classe que luta por causas em benefício da sociedade, sempre em prol da justiça”, pontuou.

Em sua fala, o Prefeito de São João do Piauí, Ednei Modesto Amorim, que também prestigiou à solenidade, afirmou que ficou honrado com a inauguração da Subseção. “Com certeza este espaço será um abrigo das causas da Advocacia e da sociedade. Tenho certeza de que a Diretoria e todos os Advogados e Advogadas agirão de forma a contribuir para uma sociedade mais justa ao defender os direitos humanos garantidos a toda a população. Agradeço a oportunidade de estar aqui e parabenizo a todos por essa conquista”, destacou o Prefeito.

Durante a solenidade, três Advogados que atuaram no município foram homenageados: José Araújo Neto, Márcio Onofre Araújo Rodrigues e Gildevan Dias Rodrigues. No decorrer da inauguração, familiares prestaram suas reverências ao contar a história de cada Advogado homenageado, ao tempo que expressaram gratidão à OAB Piauí pelo momento.

Registrou-se a presença da Diretoria da Subseção de São João, Marcello Lavôr (Presidente), Carlos Eduardo Marques (Vice-Presidente), Gilcelio Ribeiro (Secretário-Geral), Janaína Mendes (Secretária-Geral Adjunta), Marciane Mauriz (Tesoureira); do Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira; do Presidente da Câmara de São João, Vereador Moacyr Rocha; da Ex Vice-Presidente da Subseção de São Raimundo Nonato, Gildete Dias; do representante da ESA-PI, Marcelo Onofre; além de familiares dos homenageados e Advogados(as) do Estado.

Com informações - Ascom

São João do Piauí: pacientes agendarão consultas diretamente nas unidades de saúde

Foto: Ascom

A partir de hoje(1º), o encaminhamento de consultas para médicos especializados será feito diretamente na unidade de saúde onde o paciente foi atendido. Com este novo fluxo de atendimento, não é mais necessário que o paciente se dirija à Central de Regulação e Assistência à Saúde(CERAS), da Secretaria Municipal de Saúde.

Em reunião ontem(31) com médicos, enfermeiros e gerentes das unidades de saúde da Atenção Básica, a secretária de Saúde, Ynaiara Coelho, explicou como será a nova metodologia de trabalho.

“Ao sair do consultório com o encaminhamento para uma consulta especializada, o paciente vai informar seus dados, como telefone e endereço, à gerente da unidade, para que esta envie à Central a consulta. Ou seja, todas as solicitações serão feitas diretamente pela unidade, sem a necessidade do paciente ter que vir até a Secretaria. É mais comodidade ao paciente”.

Com o agendamento da consulta, a Central vai entrar em contato com o paciente para informar data, horário e local do seu atendimento. 

De acordo com a secretária, a medida abrange os atendimentos a partir de hoje(1º). Aquelas solicitações feitas anteriormente à esta data, o paciente deve procurar a Central.

Outra novidade é que as consultas especializadas serão agendadas pelo Município e não mais pelo Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros.

João Bandeira
com informações- Ascom

Ednei Amorim entrega novos serviços de saúde em São João do Piauí

Foto: Ascom

O prefeito Ednei Amorim entregou  uma sala de estabilização, que agora passa a contar com dois leitos, para a Maternidade Mãe Elisa, fruto de uma parceria com o Grupo Celeos Redes. A sala é totalmente equipada e vai garantir a assistência médico-hospitalar a pacientes graves, atendendo também pacientes de municípios vizinhos. A entrega ocorreu no dia 18 agosto

Foram entregues mobiliários e equipamentos, totalizando 34 itens, entre eles um gerador 115KVA, uma cama automática, um monitor multiparâmetro, ventilador mecânico, bomba de infusão, carrinho de parada e material de intubação adulto e neonatal. 

O prefeito comemorou a ampliação do serviço. “O povo de São João do Piauí é quem sai ganhando, com um atendimento ágil e com as condições para uma assistência adequada à paciente”.

Ednei anunciou, durante a solenidade, mais investimentos para a saúde municipal, como “a informatização de toda a rede de saúde, do agente de saúde à Maternidade e às unidades de saúde. Estamos também viabilizando mais de R$1milhão em investimentos da Média e Alta Complexidade para a Maternidade”.

O diretor da Celeos, Marcelo Vinicius, afirmou que a empresa de energia solar pretende continuar a investir em São João do Piauí. “Não vamos parar por aqui. Entendemos que não é só obrigação social para a geração de emprego e renda é para desenvolvimento social da cidade”.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Bebela Coelho, da secretária de Saúde, Ynaiara Coelho, do diretor da Maternidade, Alércio Padilha, da vereadora Ana Célia, da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Juliana Sena, do secretário de Governo, Leovegildo Amorim, além de representantes do Grupo Celeos Redes.

João Bandeira
com informações da Ascom

Saúde isola familiares e equipe que atendeu paciente com suspeita da variante Delta

Foto: Roberta Aline

A Secretaria de Saúde de São João do Piauí, a 460 km de Teresina, informou nesta quinta-feira (19) que está monitorando pessoas que tiveram contato com o paciente diagnosticado com covid-19 que é considerado caso suspeito de contaminação pela variante Delta. A esposa e profissionais de saúde, que atenderam o homem de 69 anos, estão sendo acompanhados e isolados.

Positivada com covid-19, a mulher do paciente apresenta sintomas leves da doença, mas deve manter-se em isolamento, ficando em casa por mais dez dias. 

Já os profissionais de saúde serão testados para a covid-19 nesta sexta-feira (20). “A equipe do Centro Covid-19 vai realizar os exames dos profissionais de saúde, que tiveram contato com o paciente, apesar de todos, no contato, estarem com vestimentas adequadas, paramentados com EPI”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ynaiara Coelho.

A secretária reforça a importância de serem mantidos os cuidados preventivos e da vacinação.. “Toda quarta é dia de vacinar e já estamos na faixa etária de 28 anos ou mais de idade. Se ainda não vacinou, se programe para a próxima quarta”, disse.

A secretaria de Saúde de São João do Piauí informou ainda que mantém contato permanente com a Gerência Estadual de Epidemiologia e com o Laboratório Central do Estado (LACEN), que  colheu material do paciente e encaminhou à Fiocruz para ser feito o sequenciamento genético.  Não há data prevista para o resultado, já que a amostra é investigada em outro estado.

Atualmente, o paciente, um homem de 69 anos, de iniciais J.G.A, está internado em um hospital privado na zona norte de Teresina e tem quadro de saúde considerado estável. 

O caso

A Sesapi informou que o paciente, natural de São João do Piauí, já está imunizado com duas doses da vacina Coronavac e apresentou sintomas da Covid-19 depois de participar de um curso em Ribeirão Preto (SP) onde a variante circula. 

Segundo a Sesapi, no último dia 7 de agosto o paciente retornou para o município de São João do Piauí e dia 9 começou a apresentar sintomas como obstrução nasal, dores no corpo e cefaleia. Foi feito exame de orofaringe com resultado positivo para Covid, sendo medicado por profissionais do município.

Ainda de acordo com a Sesapi, no dia 11 de agosto o paciente apresentou tosse e deficiência respiratória, sendo encaminhado ao município de São Raimundo Nonato para fazer uma tomografia, onde o resultado apontou 25% de comprometimento pulmonar. Dia 15 de agosto ele foi encaminhado a Teresina, ainda com quadro de falta de ar, sendo internado no hospital da Unimed. 

No próprio hospital foi feita a coleta do material para PCR e encaminhado ao Lacen. A amostra foi enviada à Fiocruz para sequenciamento, como medida de segurança.


Natanael Souza (Com informações da Ascom)
[email protected] 

 

São João do Piauí recepciona competidores do Sertões 2021

O prefeito Ednei Amorim recepcionou a organização e equipe da maior competição off road das Américas, o Rally dos Sertões edição 2021, durante passagem hoje(17) em São João do Piauí. Com mais de 300 veículos e 333 competidores, o Rally vai passar por seis estados nordestinos, passando por alguns municípios piauienses, como São João do Piauí. 

“Um evento grandioso, que mostra as belezas naturais de nossa região. Fiz o convite para, nas próximas edições, São João do Piauí esteja no roteiro como uma das etapas”, afirmou o prefeito, que disponibilizou o suporte necessário para a passagem do evento na cidade.

O Departamento de Trânsito fez o controle do tráfego, organizando o trânsito para evitar ocorrências tanto para os moradores como para os competidores. Não foi registrada nenhuma intercorrência. O trabalho foi realizado juntamente com a Polícia Militar.

João Bandeira
Com informações Ascom

São João do Piauí adota decreto estadual como medida contra a covid-19

A Prefeitura Municipal de São João do Piauí adotou o decreto estadual 19.880/2021 como enfrentamento à covid-19, durante esta semana. No decreto, são definidas medidas para evitar aglomerações e valem até o próximo domingo, dia 1° de agosto. 

 Estão suspensas atividades que possam gerar aglomerações, como eventos em casas de shows e boates, mesmo que privados com ou sem venda de ingressos.

 Bares e restaurantes ficam abertos até às 24h. Neste ponto, o decreto libera o uso de música, seja ao vivo, mecânico ou instrumental. No entanto, proprietários e frequentadores devem ficar atentos para as restrições: manter o distanciamento, não é permitido dançar e o horário também é até às 24h.

Também são permitidos eventos sociais, culturais e artísticos em auditórios e espaços abertos, com no máximo 100 pessoas, além de se exigir o distanciamento de 2 metros entre as pessoas. 

Há ainda o toque de recolher, que é de 1h até às 5h da manhã, exceto em alguns casos é permitida a circulação em espaços e vias públicas: como em caso de urgência médica, por exemplo.

No mais, comércios, supermercados e padarias funcionam normalmente, podendo ficar abertos até às 24h.

É obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos, além de manter as orientações sanitárias, como as de distanciamento social.

Para mais informações e esclarecimentos, contactar a Vigilância Sanitária - 89 99445-2668

João Bandeira
com informações - Ascom

Prefeitura investe na Maternidade Municipal de São João do Piauí

A Maternidade Municipal Mãe Elisa, de São João do Piauí,  está realizando consultas com ginecologista, pediatra e nutricionista, além de exames de ultrassom em diversas partes do corpo e eletrocardiograma. Para ter acesso aos serviços, o paciente pode agendar diariamente na própria unidade.

As consultas para ginecologista e pediatra ocorrem a cada 15 dias. É necessário encaminhamento do médico do posto de saúde para solicitar a consulta.

Já para nutricionista, as consultas são para acompanhamento gestacional e são ofertadas semanalmente.

Também são realizados exames de ultrassom abdominal, pélvica, gestacional, renal, mama, tireoide, transvaginal, próstata, vias urinárias, saco escrotal, que são feitos toda terça e quarta.

Os exames de eletrocardiograma são realizados nas quintas e sextas.

Para os exames, os pacientes devem apresentar a solicitação feita pelo médico.

Para todos os atendimentos, sejam consultas ou exames, o paciente deve possuir cartão SUS - Sistema Único de Saúde, que é emitido diariamente na Maternidade.

Da Redação
[email protected]

Lei que regulariza imóveis menores de 125m² já beneficia sanjoanenses

Em 16 de junho, o prefeito Ednei Amorim sancionou a lei que regulariza imóveis com área menor de 125m², possibilitando que centenas de sanjoanenses pudessem legalizar o imóvel. A procura para regularizar terrenos e casas é grande, com famílias já sendo beneficiadas com a lei.

 Como é o caso da professora Luciana Dias, que estava desde 2002 sem registro do seu terreno, que herdou da avó, um imóvel de menos de 125m² que, pela lei anterior, não podia ter o registro em cartório. 

 "Depois que recebi da minha avó, construí minha casa, com seis dependências, aqui no centro de São João do Piauí, mas não tinha registro", conta. 

 "É muito gratificante esta lei para quem tem um imóvel pequeno, como o meu. Antes, não tinha nenhum registro. Me organizei e estou terminando a minha papelada para finalmente ter (o imóvel) em meu nome", afirma Luciana.

 Hoje(16), a professora recebeu do prefeito Ednei a certidão de interesse social, que vai possibilitar a escritura de seu imóvel. "Saber que a lei que sancionamos tão recentemente já esteja beneficiando quem precisa, ter este retorno, nos dar mais energia e disposição para o trabalho", comentou o prefeito.

 Lei 470/2021

A nova lei nº 470 passou a vigorar, excluindo o artigo 73, da Lei 101/201 e alterando o artigo 74, que passou a valer com a seguinte redação, que o lote de interesse social poderá ter área menor a 125 m².

A alteração na lei beneficia uma parcela significativa de São João do Piauí, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo, que tem lotes menores de 125 m², já que a lei anterior vedava que estes lotes fossem desmembrados, ou seja, que fossem transferidos por cartório de registro de imóvel, por exemplo.

"A lei vai possibilitar que muitas pessoas que não têm o título de propriedade, que é o registro de imóvel, e que agora vão ter", comemorou Ednei.

A nova lei foi fruto de diálogo entre o Executivo e Legislativo, sendo proposta pela vereadora Ana Célia(PT) e dos vereadores Marcelino Oliveira(PSB) e Ernane Moura(PTB).

Da Redação
[email protected]

São João do Piauí: mais de 9 mil pessoas receberam a primeira dose contra a covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí,  divulgou o vacinômetro, com dados atualizados em 11 de julho, que aponta 9.007 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Já com a segunda dose, foram 3.653 pessoas vacinadas e 110 receberam dose única.

 A vacinação continua. Durante esta semana, serão vacinadas pessoas com mais de 40 anos de idade, como também os profissionais que atuam em bancos. 
 
Cidade  
Primeira e segunda dose( agendamento no cartão até 30 de agosto).
 Data - quarta-feira, dia 14
Horário - 8h 1as 12h e das 14h às 17h 
Local - Auditório do IFPI

 Zona rural 
Data - quarta-feira, dia 14
Lisboa - posto de saúde - 1° dose
 
Data - quinta-feira, dia 15
Grajau - posto de saúde - 2° dose
Marrecas - para a comunidade Capim Grosso e Barreiro - 1° dose

 Data - sexta-feira, dia 16
Grajau - posto de saúde - 1° dose 

Influenza
 No último sábado, 10, foi o Dia D da vacina contra a Influenza, realizada em quatro pontos de atendimento. Ao todo, foram vacinadas 2.145 pessoas.

Com informações - Ascom

Polícia Federal prende membro do PCC durante velório do pai no Piauí

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Um membro da facção criminosa PCC foi preso no Piauí nesta sexta-feira (9). O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Federal durante o velório do pai do acusado, na cidade de São João do Piauí, a 486 Km de Teresina.

De acordo com a Polícia Federal, Fábio Fernandes de Morais, vulgo “Comilão”, é foragido desde 2013. Ele é condenado pela Justiça de São Paulo por tráfico de drogas e envolvimento com facções criminosas. 

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Federal de Limeira/São Paulo. Fábio Comilão também foi preso em flagrante  por uso de documento falso.

“Comilão” já havia sido alvo da Operação Gaiola, deflagrada pela Polícia Federal em abril de 2014 nas cidades de Osasco/SP, Limeira/SP, Campinas/SP, Piracicaba/SP e São Paulo, com o fim de combater organização criminosa que atuava no tráfico  internacional de drogas na rota Bolívia, Mato Grosso, Limeira/SP e Espanha, via porto de Santos.

A prisão do foragido se deu por uma ação articulada entre a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF/PI, a Delegacia da PF em Piracicaba/SP e o Setor de Capturas da Diretoria Executiva da PF. 

O preso já foi encaminhado ao sistema prisional, onde deve permanecer à disposição da Justiça.


Da Redação
[email protected]

Posts anteriores