Cidadeverde.com

Tio é acusado de estupro; Vítima tatuou inicial dele com castanha

Um homem de 33 anos foi preso acusado de estuprar a sobrinha de 12 anos de idade no município de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina. O caso está sendo acompanhado pelos conselheiros tutelares que revelaram surpresa diante do comportamento da vítima, que chegou a tatuar a inicial do nome do suposto agressor na própria perna. 

De acordo com Gervânia dos Santos, do Conselho Tutelar, a agressão sexual contra a criança foi constatada após denúncias anônimas. Na residência, no bairro Santa Luzia, moravam ainda a mãe e seu companheiro, além da criança e do tio. 

"Ficamos chocados como a menina lida com a situação. Ela nutre um amor muito grande pelo tio, que é irmão da mãe dela. Inclusive chegou a tatuar com leite de castanha a inicial do nome do acusado. Exames comprovaram que houve rompimento do hímen da criança e que ele mantinha relação sexual pela vagina e ânus e ainda sem o uso de preservativo. A menina geralmente desmaiava logo após o ato e não tem noção da gravidade de tudo isso", explicam as conselheiras tutelares Gervânia dos Santos Sousa, Fernanda Silveira, Mirian Pereira, Ramisséia Negreiros e Ana Mercês, que acompanham o caso. 

O tio, que não teve a identidade revelada, foi preso e negou as acusações. Ainda de acordo com o Conselho Tutelar, a mãe da vítima já estava desconfiando do irmão, porém não tomou nenhuma atitude, e também deverá ser investigada por omissão. 

O acusado morava na residência da família há cerca de quatro meses e pelo menos há três estaria violentando sexualmente a menina. 

"A criança conta tudo com naturalidade e nos disse que ainda era virgem. É um caso chocante porque de um lado ocorria tudo isso e de outro nos deparamos com uma menina que ainda brinca de boneca. É lamentável", acrescenta Gervânia dos Santos. 

O flagrante ocorreu nesta quarta-feira (17) e as conselheiras tutelares estão no Fórum, neste momento, para comunicar o caso a juiz da comarca de São Raimundo Nonato. Até o momento, a criança ainda continua sob os cuidados da mãe. 

 

Conselho Tutelar paralisa atividades

Há uma semana, o Conselho Tutelar de São Raimundo Nonato está parado e só atende a casos de urgência e emergência devido ao atraso de dois meses nos salários. De acordo com as conselheiras tutelares, a equipe também está sem transporte e sem motorista e até  o momento a prefeitura não demonstrou interesse em resolver a situação.

 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Sonia Bridi destaca trabalho de Niéde Guidon e reclama de aeroporto de São Raimundo Nonato

A repórter Sonia Bridi visitou a Serra da Capivara enquanto fazia uma reportagem sobre as teorias sobre a chegada dos seres humanos ao atual território brasileiro e comentou neste domingo (14), via o microblog Twitter, a situação do aeroporto de São Raimundo Nonato. 




Bridi também destacou o trabalho de Niéde Guidon e a importância que o terminal aeroviário teria para o desenvolvimento da região sul do Piauí. A jornalista lembrou ainda que a Serra da Capivara é considerado um Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e destacou ainda que qualquer local que tenha sido tombado pela organização recebem milhares de turistas.  

“O trabalho dos nossos cientistas, gente como Walter Neves e Niéde Guidon, é de encher de orgulho os brasileiros. Niéde é uma guerreira. 

Lembro que Niéde Guidon ganhou um prêmio de 100 mil reais há uns dois meses, e doou tudo para terminar o aeroporto de S. Raimundo Nonato, PI. 

O aeroporto, superfaturado, está inacabado e emperrando o desenvolvimento do turismo num dos lugares mais lindos que já fui. 

O aeroporto de São Raimundo, PI, iria revolucionar a economia da região. Qualquer site da Unesco recebe milhões de visitantes/ano.”



Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Pais são acusados de torturar bebê de um ano de idade

Os pais de um bebê de apenas um ano de idade deverão ser indiciados pelo crime de tortura em São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina. De acordo com a delegada Cinthia Vasconcelos, o garoto tinha sinais de violência por todo o corpo e há uma semana foi entregue aos avós maternos. 

A delegada explica que o caso foi denunciado ao Conselho Tutelar pelos vizinhos, que testemunhavam as constantes brigas entre os pais da criança, que são usuários de drogas. 

"O bebê tinha hematomas nas costas, cabeça, arranhões na perna, além de marcas de picadas de inseto por todo o corpo. Os pais deveriam responder por maus-tratos, mas devido ao estado da criança deverão responder pelo crime de tortura", disse a delegada. 

Os pais da criança- que não tiveram a identidade revelada e negam maltratar o filho- já foram intimados e deverão prestar depoimento nesta semana. Ainda não há informações de como a criança era, supostamente, torturada. 

"Eles negam os maus-tratos e contam que as marcas são decorrentes de quedas, por que a criança está começando a andar. Os dois serão ouvidos formalmente e o caso será encaminhado a Justiça. Os avós maternos do garoto demonstraram interesse pela guarda do bebê e deverão entrar com o pedido", finaliza Cinthia Vasconcelos. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Com atraso nos salários, membros do Conselho Tutelar ameaçam parar

Com atraso nos salários, os cinco membros do Conselho Tutelar de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, ameaçam paralisar as atividades a partir desta quinta-feira (11). Caso o repasse não seja realizado em 24h, o Conselho Tutelar fará o acompanhamento apenas de casos de urgência e emergência. 

Segundo a conselheira tutelar, Fernanda Silveira, o caso já foi comunicado à promotoria e o atraso no pagamento não seria um caso exclusivo do município. 

"Estamos há dois meses sem receber salário e dois anos sem tirar férias. O motorista que fica a serviço do Conselho Tutelar está há cinco meses sem salário e a pessoa responsável pela locação do veículo está na mesma situação. O promotor da cidade já enviou um ofício para a prefeitura e ninguém deu satisfação", desabafa Silveira. 

Contatado pelo Cidadeverde.com, no mês de novembro, o prefeito Avelar Ferreira negou atraso nos pagamentos. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Onça-preta é capturada pela primeira vez no Parque Nacional Serra da Capivara


Pela primeira vez, uma onça-preta foi capturada dentro no bioma da caatinga, no Parque Nacional Serra da Capivara. O monitoramento na região é realizado por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e vem ocorrendo há dois anos, quando onças atacaram animais de criação no entorno da Unidade de Conservação (UC) e começaram a ser mortas. Durante a ação também foram capturadas uma onça-pintada e uma vermelha.

A primeira captura da espécie na caatinga, bioma protegido pela Unidade de Conservação (UC), ocorreu no mês de novembro e contou com apoio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) e de veterinários da Universidade Federal de Viçosa (MG). O projeto surgiu a partir de uma demanda para estudos e monitoramento de grandes felinos, com o objetivo de diminuir o conflito de predação dos animais domésticos no entorno do Parque. 

O trabalho é inédito e consiste em colocar um colar com GPS que emite a localização do animal via satélite para monitorar o território de vida e os hábitos das onças-pretas, o que permitirá estabelecer estratégias para a conservação do animal, que está ameaçado de extinção. 

"Este primeiro animal capturado recebeu um GPS-colar e será monitorado constantemente. Caso seja constatado sua aproximação de roças e comunidades do entorno, poderemos emitir um aviso aos criadores para que possam recolher os animais durante a noite ou utilizar outras técnicas para afugentar as onças das proximidades dos currais e residências. O objetivo é entender porque esses animais estão saindo da reserva em busca de alimento nas propriedades rurais da área", explicou o biólogo Fernando Augusto Tambelini Tizianel, que também é chefe da Unidade.


Sobre a onça-preta

A onça-preta é da mesma espécie da onça-pintada e até então nunca tinha sido capturada na Caatinga. Extremamente ameaçada de extinção no Nordeste brasileiro, a espécie é considerada o maior felino das Américas e tem no Parque Nacional Serra da Capivara um dos seus últimos refúgios no bioma. A campanha de captura do felino no interior do Piauí também contou com o apoio de pesquisadores da associação Pró-Carnivoros, que trabalham na região do Boqueirão da Onça, na Bahia.

Sobre o Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado através do Decreto de nº 83.548 de 5 de junho de 1979, com área de 100 mil hectares. A proteção ao parque foi ampliada pelo Decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990 com a criação de Áreas de Preservação Permanentes adjacentes com total de 35 000 hectares. Localizado no semi-árido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, a Unidade abriga fauna e flora específicas da Caatinga. Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

São Raimundo Nonato recebe a Caravana do CRM e médicos da cidade terão curso

São Raimundo Nonato receberá no próximo sábado (22) a caravana Médicos de Verdade do Conselho Regional de Medicina do Piauí. Formada por médicos conselheiros e estudantes de medicina a caravana leva informação, conscientização e serviços de saúde à população mais carente. O evento acontece na Praça Júlio Paixão, no centro da cidade, de 8h às 13 horas. Todos podem participar, precisando apenas levar algum documento de identificação pessoal.


Os moradores da cidade e dos interiores próximos terão a oportunidade de conversar com os médicos, tirar dúvidas e receber orientações em saúde, além de fazer testes gratuitos de glicemia e pressão arterial. 

Dando continuidade aos cursos em Educação Médica Continuada, em parceria com o CFM, o Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI realizará também em São Raimundo Nonato, mais um curso voltado para os profissionais médicos do extremo Sul do Estado. Será nesta sexta-feira (21), a partir das 18 horas, na Câmara Municipal da cidade, tendo continuidade no sábado (manhã e tarde). O curso será de Suporte Avançado em Cardiologia. As aulas teóricas e práticas serão ministradas pelos médicos Dr. Elisiário Cardoso Júnior, Dr. Luiz Bezerra Neto e Ivo Canamary. Médicos inscritos no CRM Piauí podem participar. As inscrições são gratuitas e a ficha de inscrição pode ser preenchida até antes do início do curso.

  
PROGRAMAÇÃO CURSO DE SUPORTE AVANÇADO EM CARDIOLOGIA – SÃO RAIMUNDO NONATO

 21/11/2014

18:30 Abertura – Câmara Municipal
19:00-20:00  Suporte inicial nas arritmias supraventriculares
Dr. Elisiário Cardoso Júnior
20:00- 20:50  Suporte inicial nas arritmias ventriculares
Dr. Elisiário Cardoso Júnior
 20:50- 21:00 INTERVALO
21:00- 22:00 Suporte avançado em insuficiência Cardíaca
Dr. Luiz Bezerra Neto

 22/11/2014

8:00- 9:00 Atendimento inicial nas síndromes coronarianas agudas com supradesnivelamento do segmento ST
Dr. Elisiário Cardoso Júnior
 9:00 às 10:00 Atendimento inicial nas síndromes coronarianas agudas com supradesnivelamento do segmento ST
Dr. Luiz Bezerra Neto
Intervalo: 10:00 às 10:30
10: 30 – 12:00 Urgência e emergência hipertensivas
Dr. Ivo Canamary
14:00 Às 18:00 Aulas Práticas com modelos e simulações

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Conselheira tutelar denuncia atraso de dois meses nos salários

A conselheira tutelar Fernanda Silveira denunciou a promotoria de São Raimundo Nonato que a prefeitura atrasou o salário dos cinco conselheiros da cidade em dois meses. Fernanda explica que o município tem um alto índice de ocorrências e que todos continuam trabalhando mesmo sem o pagamento.


"São dois meses de atraso que eles ainda não pagaram. Ninguém consegue sustentar essa situação, precisamos acionar o promotor que oficiou o prefeito para que nos desse uma resposta mas ela não veio", afirmou a servidora.

A servidora, que havia publicado em seu Facebook um desabafo sobre a situação, afirmou que recebeu uma ligação da Câmara Municipal do município e foi comunicada de que o pagamento começaria regularizado ainda nesta quarta-feira (12). "Eles ligaram e disseram que eu receberia a primeira parte ontem e a outra parte na segunda, realmente eu recebi uma parte mas dois meses de atraso é inaceitável", pontuou a servidora.

O prefeito de São Raimundo Nonato, Avelar Ferreira informou ao Cidadeverde.com que a denúncia não é verdadeira e que todos os conselheiros tiveram o salário pago em dias. "Primeiro que o salário deles é diferenciado, é uma ajuda de custo e segundo que ela é sobrinha do ex-prefeito isso não passa de uma questão política", informou o prefeito.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Aeroporto de São Raimundo Nonato efetiva plano de emergência

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), efetivou o Plano de Emergência em Aeródromo (Plem) do Aeroporto Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato. O documento rege os procedimentos a serem adotados no local, atendendo às necessidades específicas do aeroporto. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (6).


Segundo Tony Mesquita, diretor da Esaero Serviços Aeroportuários, que é a responsável pela administração do aeroporto de São Raimundo Nonato, entre outros aeródromos do Piauí, explica que membros do Governo do Estado estão trabalhando na finalização dos Planos de Emergência e no programa de Segurança Aeroportuário.

“Acreditamos que até o final deste mês o Aeroporto Serra da Capivara seja homologado. A visita da equipe da Agência Nacional de Aviação (Anac) foi bem positiva e estamos no aguardo de possíveis observações para enfim finalizarmos o processo”, explica Tony Mesquita. A visita dos técnicos ocorreu nos dias 6 e 7 deste mês.

Treinamento de bombeiros

Atualmente, uma equipe composta por 24 bombeiros está sendo treinado na base aérea de Natal, para atuarem como bombeiros de aeródromo em São Raimundo Nonato. O treinamento é custeado pelo Governo Federal, sob a supervisão da Aeronáutica. Com as instalações concluídas, assim que a homologação do aeroporto for publicada no Diário Oficial da União, a equipe já estará apta a trabalhar no espaço, garantindo assim os quesitos de segurança.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Equipe da Anac faz vistoria para homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato

A equipe da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) chegou à cidade de São Raimundo Nonato na quarta-feira (5) para realizar uma vistoria no aeroporto Serra da Capivara. A iniciativa pode elevar o terminal à categoria de aeródromo público, o que significa que ele poderá receber voos comerciais. 


Segundo a superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Cristina Lages Castelo Branco, já foram realizados os testes de balizamento noturno, e os trabalhos devem ser concluídos nesta quinta-feira (6). 

“Vamos aguardar o relatório que será divulgado pela Anac. Eles podem declarar a homologação ou pedir algum ajuste”, descreve.

Caso o aeroporto seja homologado, ele poderá receber voos comerciais regionais, nacionais e até mesmo internacionais. 

Obras

A superintendente afirmou ainda que as obras da casa de passageiros do aeroporto estão sendo realizadas, mas a construtora aguarda a liberação de verbas do governo federal.

Carlos Lustosa 
carloslustosa@cidadeverde.com

Começa a circular hoje selo com dinossauro que viveu no Piauí

Começam a circular hoje a tiragem de 900.000 selos, com  Animais Pré-Históricos do Brasil. Os Correios lançaram, neste domingo, dia 12, simultaneamente em São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP), São Luís (MA) e Cuiabá (MT) o Selo. No Piauí, o lançamento aconteceu por volta das 9h, no Museu do Homem Americano.


O selo é composto por uma quadra, concebida a partir da paleoarte, ramo artístico que traduz os dados científicos em imagens. A técnica utilizada foi ilustração digital com manipulação de polígonos, o que permitiu criar modelos virtuais em 3 dimensões. O selo foi impresso em alto relevo pela Casa da Moeda do Brasil.

O primeiro selo da quadra retrata um Prionosuchus plummeri, que viveu no período Permiano, há 270 milhões de anos, em um lago que se localiza hoje em Parnaíba. O segundo selo retrata a riquíssima fauna que viveu no período Cretáceo da Laje do Coringa, há 95 milhões de anos, onde hoje fica a Ilha do Cajual, Maranhão. O terceiro selo ilustra o dinossauro carnívoro Pycnonemosaurus se alimentando da carcaça de um dinossauro herbívoro Uberabatitan ribeiroi, no período Cretáceo, há 65 milhões de anos, na região de Uberaba, Minas Gerais. O quarto selo exibe dois Eremotherium laurillard, que viveram durante o Pleistoceno, época que antecede a que vivemos. Também conhecido como preguiça gigante, vestígios desse último animal pré-histórico também foram encontrados na região da Serra da Capivara.


A cerimônia foi presidida pela diretora adjunta dos Correios no Piauí, Arabela Matos Albano, que convidou para carimbar os selos, como representante da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, a professora doutora Fátima Barbosa, ali substituindo a presidente da instituição, Niède Guidon, então em viagem para a França.

Também participaram da carimbação, a diretora do IPHAN, professora doutora Ana Estela de Negreiros; o professor doutor em História e Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Guilherme de Sousa Medeiros; a secretária Municipal de Cultura de São Raimundo Nonato, Damiana Crivelari, representando a Prefeitura; e o bispo de São Raimundo Nonato, dom João Cardoso. O público, de cerca de 80 pessoas, foi composto, em sua maioria, por estudantes universitários, que realizam pesquisa na região.



Após a cerimônia de obliteração dos selos, o lançamento contou com breves explanações dos professores Fátima Barbosa e Guilherme Medeiros. “Gostaria de parabenizar os Correios pela maravilhosa ideia de divulgar a cultura científica através do selo, contribuindo para que os jovens despertem seu interesse pela ciência”, disse a pesquisadora.

Já o professor Guilherme Medeiros esclareceu que embora as pesquisas na região se concentrem mais na Arqueologia, ramo do saber que estuda as sociedades humanas já extintas, registros paleontológicos também são encontrados em São Raimundo Nonato, como é o caso da preguiça gigante, que vivia em todas as regiões do Brasil e faz parte da quadra de selos lançada. “Mesmo trabalhando com Arqueologia, nós nos sentimos homenageados e privilegiados por essa emissão de selos, só temos a ganhar com isso”, completou.

A diretora adjunta dos Correios, Arabela Albano, agradeceu à FUMDHAM pela receptividade e apoio ao evento e explicou aos presentes que anualmente os Correios abrem a oportunidade, em seu site, para que o público faça sugestão de temas para os selos do ano seguinte. “O selo tem essa importância de propagar a história, a cultura e a arte, sempre com temas de relevância nacional, no caso dos selos comemorativos. Então, contamos com todos para contribuir”, afirmou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores