Começa a circular hoje selo com dinossauro que viveu no Piauí

Começam a circular hoje a tiragem de 900.000 selos, com  Animais Pré-Históricos do Brasil. Os Correios lançaram, neste domingo, dia 12, simultaneamente em São Raimundo Nonato (PI), São Paulo (SP), São Luís (MA) e Cuiabá (MT) o Selo. No Piauí, o lançamento aconteceu por volta das 9h, no Museu do Homem Americano.


O selo é composto por uma quadra, concebida a partir da paleoarte, ramo artístico que traduz os dados científicos em imagens. A técnica utilizada foi ilustração digital com manipulação de polígonos, o que permitiu criar modelos virtuais em 3 dimensões. O selo foi impresso em alto relevo pela Casa da Moeda do Brasil.

O primeiro selo da quadra retrata um Prionosuchus plummeri, que viveu no período Permiano, há 270 milhões de anos, em um lago que se localiza hoje em Parnaíba. O segundo selo retrata a riquíssima fauna que viveu no período Cretáceo da Laje do Coringa, há 95 milhões de anos, onde hoje fica a Ilha do Cajual, Maranhão. O terceiro selo ilustra o dinossauro carnívoro Pycnonemosaurus se alimentando da carcaça de um dinossauro herbívoro Uberabatitan ribeiroi, no período Cretáceo, há 65 milhões de anos, na região de Uberaba, Minas Gerais. O quarto selo exibe dois Eremotherium laurillard, que viveram durante o Pleistoceno, época que antecede a que vivemos. Também conhecido como preguiça gigante, vestígios desse último animal pré-histórico também foram encontrados na região da Serra da Capivara.


A cerimônia foi presidida pela diretora adjunta dos Correios no Piauí, Arabela Matos Albano, que convidou para carimbar os selos, como representante da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, a professora doutora Fátima Barbosa, ali substituindo a presidente da instituição, Niède Guidon, então em viagem para a França.

Também participaram da carimbação, a diretora do IPHAN, professora doutora Ana Estela de Negreiros; o professor doutor em História e Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, Guilherme de Sousa Medeiros; a secretária Municipal de Cultura de São Raimundo Nonato, Damiana Crivelari, representando a Prefeitura; e o bispo de São Raimundo Nonato, dom João Cardoso. O público, de cerca de 80 pessoas, foi composto, em sua maioria, por estudantes universitários, que realizam pesquisa na região.



Após a cerimônia de obliteração dos selos, o lançamento contou com breves explanações dos professores Fátima Barbosa e Guilherme Medeiros. “Gostaria de parabenizar os Correios pela maravilhosa ideia de divulgar a cultura científica através do selo, contribuindo para que os jovens despertem seu interesse pela ciência”, disse a pesquisadora.

Já o professor Guilherme Medeiros esclareceu que embora as pesquisas na região se concentrem mais na Arqueologia, ramo do saber que estuda as sociedades humanas já extintas, registros paleontológicos também são encontrados em São Raimundo Nonato, como é o caso da preguiça gigante, que vivia em todas as regiões do Brasil e faz parte da quadra de selos lançada. “Mesmo trabalhando com Arqueologia, nós nos sentimos homenageados e privilegiados por essa emissão de selos, só temos a ganhar com isso”, completou.

A diretora adjunta dos Correios, Arabela Albano, agradeceu à FUMDHAM pela receptividade e apoio ao evento e explicou aos presentes que anualmente os Correios abrem a oportunidade, em seu site, para que o público faça sugestão de temas para os selos do ano seguinte. “O selo tem essa importância de propagar a história, a cultura e a arte, sempre com temas de relevância nacional, no caso dos selos comemorativos. Então, contamos com todos para contribuir”, afirmou.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Pedras afiadas indicam povoamento de mais de 20 mil anos no Piauí

Novas descobertas feitas no Piauí reforçam a ideia controversa de que as pessoas habitavam a América do Sul antes da cultura Clovis, que chegou à América do Norte cerca de 14 mil anos atrás e é ancestral dos povos indígenas. Dois conjuntos de ferramentas simples de pedra escavadas na base de uma encosta rochosa no Parque Nacional da Serra da Capivara foram feitas por pequenos grupos de colonos, que viveram há cerca de 24 mil anos atrás, e outro de cerca de 15 mil anos atrás, dizem os pesquisadores. 

E. Boëda ET AL/Antiquity 2014


O sítio Vale da Pedra Furada, que fica no parque, encontra-se perto de outros campos da era pré-Clovis, de acordo com um artigo publicado em setembro por uma equipe liderada pelo arqueólogo Eric Boëda da Universidade de Paris (Disponível aqui).

Marcas microscópicas em 294 pedras indicam que os seres humanos tinham afiado as rochas. As datações por radiocarbono da madeira queimada e análises de solo resultaram na idade das pedras. As novas descobertas desafiam a visão de longa defendida pelos arqueólogos de que as pessoas da cultura Clovis foram as primeiras a se estabelecer nas Américas. 

Se as novas datas forem confirmadas, comprovaria que produtores de ferramentas semelhantes a cultura Clovis se encontravam na América do Sul antes de 20 mil anos atrás, escreve o arqueólogo Kjel Knutsson de Uppsala da Universidade da Suécia, em um comentário publicado no mesmo artigo.

Mas as pedras afiadas podem ter sido criados por eventos naturais, como deslizamentos de rochas, ou deslocadas para o solo há 24 mil anos a partir de camadas de sedimentos mais jovens, acrescentam os arqueólogos brasileiros Adriana Schmidt Dias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Lucas Bueno, da Universidade Federal de Santa Catarina em Florian?polis em outro comentário.

Com informações de Science News
Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Após morte de garota, prefeito estabelece normas para a instalação de parques

O prefeito Avelar Ferreira assinou decreto que regulamenta a instalação de circos de pano e parques de diversões no município de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina. Em 2013, a garota Camilly Oliveira, de 11 anos, teve politraumatismo e morreu após cair de uma roda gigante. A criança ficou presa nas engrenagens do equipamento e teve o cabelo e roupa puxados.


decreto entrou em vigor em 13 de agosto e prevê, entre outras exigências para a instalação, um alvará provisório de funcionamento e vistoria do Corpo de Bombeiros.

Circos de pano e parques de diversões que iniciarem as atividades e não cumprirem a lei estarão sujeitos a interdição e o proprietário sujeito a multa de até de 200% do valor de referência vigente.


"É importante que as empresas participantes dos serviços se prevaleçam em estar de acordo com a nova regulamentação. Diante do ocorrido durante as festividades do município é necessário maior rigor na fiscalização e autorização dos parques de diversão, para garantir que outras tragédias não venham acontecer em São Raimundo Nonato e garantir, ainda, que a população se divirta com segurança", disse o prefeito Avelar Ferreira. 



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

UNESCO exibe documentário Serra da Capivara em comunidades impactadas pelo Parque Nacional

Moradores dos arredores do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, terão a oportunidade de assistir ao documentário produzido pela UNESCO no Brasil sobre esse Patrimônio Mundial da Humanidade. O filme Serra da Capivara será projetado nos dias 27 e 28 de julho, às 19h, em Novo Zabelê, no povoado de São Raimundo Nonato, e em Sítio do Mocó, no município de Coronel José Dias, respectivamente. No evento, estarão presentes o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, e representantes das entidades gestoras da Unidade de Conservação – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), entre outras autoridades.



 
A expectativa é aumentar a sensação de pertencimento e a valorização do Parque pelas comunidades impactadas por sua criação, assim como a autoestima das famílias que vivem no local. Espera-se ainda transmitir, para esse público, a importância do Parque Nacional Serra da Capivara no contexto mundial, despertando uma maior compreensão de sua história, além da consciência e envolvimento necessários à manutenção e preservação.
 
Em seus 40 minutos de duração, o filme Serra da Capivara aborda diferentes aspectos de um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo. O documentário revela a riqueza natural e cultural do interior do Piauí, com destaque especial para o rico acervo de pinturas rupestres, e retoma o debate da cultura como fator essencial para o desenvolvimento das sociedades.
 
Além das belas paisagens, personagens reais contam a história da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara e falam sobre os impactos econômicos e sociais na região após sua implementação. Diferentes gerações de moradores dos municípios vizinhos relatam distintas percepções dos desdobramentos da formação do Parque na vida da comunidade.
    
O trabalho realizado pelos arqueólogos no Parque Nacional da Serra da Capivara revelou uma nova visão da chegada do Homo sapiens ao continente americano. No documentário, estão descritos o percurso da arqueóloga Niéde Guidon e de pesquisadores da Fumdam no desenvolvimento de trabalhos científicos de ponta e de ações sociais que dinamizam e contribuem para o desenvolvimento da comunidade local.
 
O documentário Serra da Capivara foi produzido pela UNESCO no Brasil em parceria com a Petra Engenharia.
 
Parque Nacional da Serra da Capivara 
O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979 e está situado no Sudeste do Estado do Piauí, a 300 quilômetros de Petrolina e 540 quilômetros de Teresina (capital do estado). Faz fronteira com os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí. Possui 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 km.
 
A região do Parque Nacional da Serra da Capivara é formada por rochas sedimentares, arenitos e conglomerados. As chuvas esculpiram o relevo formando uma paisagem espetacular com múltiplos monumentos geológicos de rara beleza.  O Parque também abriga populações da maioria dos endemismos (grupos que se desenvolvem em uma região restrita) da caatinga.
 
Assista ao documentário Serra da Capivara:

 

 

redacao@cidadeverde.com

Preso jovem que assaltou idoso e tentou queimá-lo vivo

Foi preso na noite deste sábado (19), em São Raimundo Nonato, o jovem identificado como Lídio de Sousa Farias. Ele é acusado de tentar matar um idoso de 80 anos para roubar R$ 189 da vítima.

Foto: Portal SRN

O crime aconteceu no bairro Portelinha, no mesmo município onde foi preso. Segundo policiais do 11° Batalhão de Polícia Militar, ao roubar o dinheiro do idoso, o jovem teria tentado queimá-lo vivo. A vítima teve queimaduras em parte do corpo. 

Ainda segundo os policiais, Lídio estava em liberdade condicional quando cometeu o crime. Ele planejava fugir para Brasília, mas os policiais militares conseguiram encontrá-lo antes que ele saísse da cidade.

Com informações do Portal SRN
Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com

Aeroporto de SRN ainda aguarda estação de água e subestação de energia

A obra da casa de passageiros do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, entra em sua fase final. Com o prédio 100% concluído, os trabalhadores se concentram em construir a subestação de energia elétrica e a estação de tratamento de água e esgoto. 

“Toda a parte de acabamento, que inclui a colocação de louça, de balcão de atendimento, de luminária e da película de vidro nas paredes, já foi concluída. Estamos na fase de andamento da infraestrutura necessária para que o aeroporto funcione com total autonomia”, afirmou Camila Cury, engenheira da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra.

Para o aeroporto ser inaugurado, já com voos comerciais, a pista de pouso e decolagem precisa ser homologada. Atualmente, ela é utilizada apenas em voos diurnos e para aviões de pequeno porte. O processo de homologação está sob a responsabilidade da empresa Esaero - Serviços Aeroportuários. “Toda a documentação exigida já foi protocolizada tanto na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como no 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (Cindacta-3). Estamos, a partir deste momento, aguardando o parecer e a vistoria dos inspetores da Anac”, disse Antônio Mesquita, diretor executivo da Esaero.

A previsão é de que no segundo semestre deste ano, o terminal de passageiros do aeroporto seja inaugurado. “Sem dúvida este dia será de muita alegria para a população piauiense, pois esta obra vai viabilizar o turismo da Serra da Capivara e consequentemente vai trazer mais investimentos para a região Sudeste do Estado”, concluiu Tapety Neto, secretário de Infraestrutura.

Para concluir a casa de passageiros do Aeroporto de Internacional Serra da Capivara, foram assegurados R$8.500.000 de emenda parlamentar. Outros R$1.500.000 já foram investidos por parte do Governo do Estado.


cidades@cidadeverde.com

Suspeito de pilotar moto roubada fura bloqueio policial e é baleado no pé

Um jovem, que ainda não teve a identidade revelada, foi atingido com um tiro no pé após invadir três barreiras policiais na BR-020, na manhã desta quinta-feira (10). Segundo o sargento Aldairlon da Silva, o suspeito trafegava em alta velocidade em uma motocicleta, provavelmente, roubada. 


"Ele furou três barreiras policiais em alta velocidade não obedeceu a PM. No terceiro bloqueio, os policiais tiveram que atirar e acabou atingindo o pé da vítima", disse o sargento. 

O motociclista foi levado ao Hospital Senado Cândido Ferraz e está sendo medicado. O Delegado Regional Paulo César Rodrigues de Morais informou que a motocicleta já está no pátio da delegacia e há indícios de que o chassi tenha sido adulterado. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Funcionário do Banco Bradesco é achado morto dentro de sítio

O funcionário do Banco Bradesco Jardel Walter Soares Oliveira, 21 anos, que trabalhava no município de São João do Piauí, a 486 km de Teresina, foi encontrado morto dentro de um sítio, próximo ao anel viário, na cidade de São Raimundo Nonato. O corpo foi achado, nesta quarta-feira (09), por policiais da Força Tática que avistaram o veículo da vítima no acostamento com as portas abertas. 

                                                 Foto: Reprodução/ Facebook


O caso está sendo investigado pelo Delegado Regional Paulo César Rodrigues de Morais que informou ao Cidadeverde.com que o rapaz foi encontrado com a roupa que, normalmente, ia ao trabalho. 

"Ele trabalhava no banco em São João do PI, mas morava com os tios em São Raimundo Nonato e no dia da morte ia substituir um amigo aqui mesmo na cidade. Ele saiu de casa para ir ao trabalho e ainda pela manhã o corpo foi encontrado por policiais", explica o delegado. 

Segundo o sargento Aldairlon da Silva, no local foram encontrados a carteira da vítima com cerca de R$ 300, além de pertences pessoais como cordão e dois celulares. O carro também não tinha sinais de violação. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Acusado de furtar celular de advogado foge e é capturado por populares

Um homem -não identificado- foi capturado por populares após supostamente furtar um aparelho celular, no bairro Aldeia, em São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina. O delito ocorreu nesta quarta-feira (18) e a vítima seria um advogado, que também não teve a identidade revelada. 



O furto ocorreu dentro de um estabelecimento comercial, próximo ao Hospital Senado Cândido Ferraz. "O advogado deixou a carteira no balcão e, rapidamente, houve o furto", contam testemunhas. 

O acusado foi imobilizado por populares, próximo a uma farmácia, e levado pela Polícia Militar. 


Com informações Portalsrn
cidades@cidadeverde.com

Idoso é encontrado degolado em matagal; 2º homicídio em 24h

Dois homicídios com requintes de crueldade foram registrados em São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, nos últimos dois dias. Na manhã desta segunda-feira (10), o idoso José Elias Sousa, 70 anos, foi encontrado degolado na localidade Baixão das Canastras. A vítima estava com os pés e mãos amarrados.

                            Fotos: Portalsrn

Segundo o delegado Laércio Evangelista, a suspeita é que o idoso tenha sido vítima de crime de latrocínio, roubo seguido de morte, e até o momento, ninguém foi preso. 

"Ele foi encontrado com um profundo corte na garganta e a suspeita é de latrocínio. Ele tinha acabado de comprar uma motocicleta que não foi encontrada no local", reitera Evangelista. 

Nesta segunda-feira (09), por volta das 2h, o jovem José dos Santos Pereira Viana, 26 anos, também foi assassinado brutalmente no município de São Raimundo Nonato. O corpo foi encontrado apenas de cueca. Segundo o delegado, uma das hipóteses é hipóteses é de crime homofóbico. 

"Até o momento, ninguém foi preso e já ouvimos todas as pessoas que tiveram contato com a vítima na noite anterior. Uma das hipóteses é de crime homofóbico, pelo modo de vida que o jovem tinha", reitera o delegado. 

José dos Santos Pereira Viana, natural do município de Fartura do Piauí, foi encontrado próximo a uma lagoa e tinha pelo menos oito perfurações de faca.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Posts anteriores