Cidadeverde.com

Instalações elétricas são regularizadas em São Raimundo Nonato

A Eletrobras Distribuição Piauí está regularizando as instalações elétricas de 705 unidades consumidoras de São Raimundo Nonato, município a 525 quilômetros ao sul de Teresina. As obras de regularização já iniciaram nos cinco bairros são-raimundenses a serem beneficiados: Aeroporto II, Campestre, do Guiomar, Primavera e Santa Luzia. 

O Programa de Regularização de Unidades Consumidoras é uma das ações da concessionária para reduzir as perdas e garantir a segurança e a qualidade da energia fornecida. 

Atualmente, de toda a energia disponível no sistema elétrico da Eletrobras Distribuição Piauí, ao ano, 33,11% não são faturados. Deste percentual, 21,9% são de perdas não-técnicas, ou seja, decorrentes de desvio, fraude e/ou furto. 

A Regularização consiste em adequar aos padrões Eletrobras as instalações elétricas das unidades consumidoras urbanas que recebem energia de forma irregular, como é o caso das 705 famílias que estão sendo beneficiadas em São Raimundo Nonato. 

“As chamadas ‘gambiarras’ representam prejuízos materiais para os consumidores e para a empresa, além de ser grande risco à vida das pessoas. Essas ligações são feitas fora dos padrões de segurança e com materiais inadequados, o que aumenta a probabilidade de acidentes”, alerta o Líder de Processo de Construção de Rede, engenheiro Deusdedith Pacheco. 

A novidade do Programa de Regularização, neste ano, é que todos os cabos utilizados na rede de baixa tensão são isolados, ou seja, condutores revestidos que diminuem, significativamente, a possibilidade de suspensão do fornecimento de energia provocada por contato de árvores na rede e dos fios entre si. 

Em 2012/2013, a Eletrobras Distribuição Piauí investirá R$ 33,8 milhões para beneficiar 30.840 consumidores no estado.  Para deixar as instalações elétricas dentro dos padrões da concessionária, será necessário fincará 17.959 postes (de média e baixa tensão), instalar 308 transformadores de distribuição e construir 678 quilômetros de rede de média e baixa tensão. 

De 2007 a 2011, com financiamento da Eletrobras holding e contrapartida da própria distribuidora, a concessionária piauiense de energia investiu R$ 14,5 milhões para regularizar 18.242 unidades consumidoras. 

Fonte: APPM 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais