Cidadeverde.com

Padre Herculano fala sobre lançamento de livro, eleições e centenário da cidade‏

O prefeito de São Raimundo Nonato, Padre Herculano Negreiros ( PT), em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com revelou como estão sendo os preparativos da festa do centenário do município, o lançamento de seu livro e as pretensões políticas para as eleições municipais.

O livro intitulado “O Morro do Santo Cruzeiro”, composto por ensaios, faz uma referência aos vários significados sugeridos pela cruz, desde as civilizações antigas até os povos atuais. “A cruz é um símbolo muito misterioso e também cheio de contradições. Às vezes simboliza a busca pela felicidade; em outros momentos representa a nostalgia relacionada a transcendência para um lugar desconhecido”, disse Padre Herculano.
                        


Aproveitando o ensejo do Centenário de São Raimundo Nonato, a entrada do novo arcebispo e a passagem da cruz peregrina, o lançamento da obra aconteceu no último sábado (24) no alto do Morro do Cruzeiro, um monumento datado em mais de 200 anos e que recebe visitantes de todo o Brasil, já tendo sido considerado o 3º ícone da cruz no mundo.

“O local recebe visitantes até mesmo de quem vai para a Serra da Capivara. O monumento oferece uma visão panorâmica da cidade, com uma cruz de 25 m de altura, coberta de vitral. Este símbolo de peregrinação foi inaugurado na virada do milênio e os relatos históricos indicam que a cruz está ali antes da existência do que hoje é a cidade”, revelou.

Eleições Municipais
 A frente da gestão municipal de São Raimundo Nonato por dois mandatos (1996 a 2000/ 2008 a 2012), Herculano Negreiros conta que apesar das pendências jurídicas que circundam sua administração, é pré-candidato e acredita que será eximido das acusações.

“Entramos com os recursos cabíveis e aguardamos respostas em relação a nova lei da Ficha Limpa. Se não for impedido juridicamente me predisponho a disputar as eleições”, explicou.

Herculano ainda conta que, caso não seja possível sua candidatura, apoiará Kleisan Robson Negreiros, que faz parte do quadro da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan). "Ele é uma pessoa que tem me orientado aqui no município. Minha base política é composta por várias siglas como PCdoB , PTB, PMDB, PSB e outros. Minha decisão dependerá da resolução pendente, mas só entro se eu conseguir manter a coligação”, disse.

Atual Gestão
Em seu mandato, o prefeito elenca os setores mais carentes do município e que têm recebido atenção especial. “Uma das coisas que me angustia é a estrutura urbana do município que é precária. São Raimundo Nonato é uma cidade turística e precisamos dar uma cara nova para o sistema de saneamento básico.

Em relação as mudanças estruturais, Herculano conta que o apoio recebido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa)  tem sido revestido na amplificação da rede e requalificação do centro urbano da cidade, no intuito de amenizar o problema das inundações.

“Outro ponto que estou lutando para melhorar é a questão da água. As pessoas estão se flagelando pela grande seca que assola toda a região. Tem gente passando fome por que a a falta de água mata também o gado. Algumas medidas já foram implementadas mas nada de forma definitiva. Na próxima semana conversarei com o governador sobre este problema”, disse.

Perfuração de poços na região da Serra Branca, adução do Vale do São Francisco agregado a barragem Petrônio Portela é um dos pontos apontados para melhorar o abastecimento de água no município a médio prazo. Como medidas emergenciais, o prefeito cita a implantação de bombas e racionalização da água.

Centenário de São Raimundo Nonato
Para o comemorar os 100 anos do município, em 25 de junho, o prefeito confirma uma programação especial. “As comemorações estão acontecendo durante todo o ano mas no dia haverá shows populares, publicação de livros, seminários, explanação da atual situação da cidades, lançamento do selo,  enfim ações que envolvam todos os tipos de público”, finaliza.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais