Cidadeverde.com

Sem inscritos em concurso, Uespi continua sem professores

A manifestação de estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), de São Raimundo Nonato, já dura cerca de duas semanas e acadêmicos foram novamente às ruas, desta vez, "vestidos" de palhaços. Segundo o diretor do campus, Leonardo Ribeiro, após o protesto, alguns professores substitutos já assumiram as funções, mas para o curso de Licenciatura em Geografia não houveram inscritos no último concurso e, portanto, os alunos continuam sem professores para todas as disciplinas.


Leonardo Ribeiro explica que no início da semana, quatro professores do curso de Biologia, assinaram contratos, e que impedimentos legais impediram a contratação de professores em áreas como História e Pedagogia.


"Os alunos já conseguiram algumas melhorias, embora eles elenquem como mínimas. De toda forma, quatro professores já foram enviados para o curso de Biologia e problemas na documentação impediram que outros professores assumissem também suas funções. O repasse para a manutenção básica do campus também foi regularizado", reitera Ribeiro. 

Segundo o diretor do campus, o caso do curso de Geografia é particular, pois não houveram professores inscritos para São Raimundo Nonato, distante 517 km de Teresina, no último concurso, realizado neste ano. 

"Conseguimos melhorias para três dos quatros cursos, mas para Geografia não houveram professores inscritos. De toda forma, deverá haver novo concurso para professor efetivo no segundo semestre e estamos aguardando", finaliza Leonardo Ribeiro. 

A reivindicação de professores é uma das principais "bandeiras" levantadas pelos acadêmicos da Uespi em todo o Estado. Apesar das melhorias, os estudantes continuam protestando  e ainda não voltaram às salas de aula. Para engajar ainda mais o movimento, acadêmicos tentam contar também com o apoio da população. 

"Não nos cansamos e vamos às ruas não apenas gritar pelo descaso, mas  também pedir o apoio da população com um abaixo-assinado, para que possamos garantir os nossos direitos, uma educação de qualidade, com professor e também produtos de limpeza, internet, energia, telefone e salas de aula estruturadas", disse a aluna do curso do 5º bloco do curso de História, Izabela Mendes. 


Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais