Cidadeverde.com

IV Congresso Nacional do Cangaço proporciona intercâmbio cultural em São Raimundo Nonato

A cidade de São Raimundo Nonato, que abriga parte do Parque Nacional Serra da Capivara, está recebendo, até amanhã (31), o IV Congresso Nacional do Cangaço. O evento reúne pesquisadores, estudantes e o público interessado, em discussões que envolvem o cangaço e as manifestações culturais e históricas ligadas ao tema. 

O evento acontece a cada dois anos. O último foi realizado em Vitória da Conquista - BA, onde foi feita uma assembleia que escolheu a cidade de São Raimundo Nonato para sediar o evento em 2015. Além de reunir pesquisadores de todo o Brasil, possibilitando o intercâmbio cultural, o congresso também movimenta a economia e o turismo da cidade.

“A história de Lampião também passa por São Raimundo Nonato, e é por essas histórias não contadas e que despertam discussões que o congresso está sendo realizado na cidade. É uma oportunidade de contar a história por nós mesmos e possibilitar aos outros um olhar diferente sobre o Piauí”, conta o integrante da comissão organizadora do congresso, Marcos Damasceno.

O município de São Raimundo Nonato é polo de desenvolvimento de uma microrregião, que compreende 13 cidades. Segundo Marcos Damasceno, eventos como esse servem para desenvolver a região em diversos aspectos e também descentralizar a cultura do Piauí, levando desenvolvimento e informação a diferentes regiões do Estado. 

O IV Congresso Nacional do Cangaço, que tem como tema “Caatinga: Patrimônio natural e cultural”, é um evento idealizado pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. A programação contempla conferências, minicursos, mesas-redondas, mostra de filmes, exposições fotográficas e diversas atividades culturais.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais