Cidadeverde.com

Vigilante do Parque Nacional da Serra da Capivara é morto a tiros por caçador

O vigilante Edilson Pereira dos Santos do Parque Nacional da Serra da Capivara foi morto a tiros por caçadores durante uma abordagem. O crime ocorreu por volta das 13h na localidade de Cambraia, território do município de João Costa, distante 514 km de Teresina. Outros dois vigilantes do parque também ficaram feridos durante a troca de tiros no início da tarde desta sexta-feira (18).

O delegado regional de São João do Piauí, Heberth Hugo, foi notificado por policiais militares que se dirigiram imediatamente ao loca. Segundo o delegado, o vigilante chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital de São João do Piauí. Os outros dois feridos de menor gravidade foram levados para São Raimundo Nonato.

"Informações preliminares são de que eles trabalhavam e no momento em que abordaram caçadores houve uma troca de tiros e ele acabou vindo a óbito. A delegacia já está tomando conta da parte técnica e dando os encaminhamentos necessário, mas a Força Tática de São Joãod o Piauí permanece em campo na tentativa de capturar os criminosos", explicou o delegado ao Cidadeverde.com

O corpo de Edilson Pereira será encaminhado para perícia no município de Picos e outra perícia está sendo realizada no local do crime. Após os primeiros levantamentos, um inquérito deve ser aberto para investigar a morde do vigilante. 

Fundação confirma

A coordenadora da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), Rosa Trakalo, confirmou o falecimento do funcionário que presta serviços para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas explicou que ainda não há muitas informações sobre o ocorrido.

"Por enquanto não temos detalhes porquê as pessoas saíram para socorrer e ainda não retornaram. Os funcionários atingidos se ocupam da fiscalização. A Polícia de São João do Piauí foi acionada", explicou.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

São Raimundo Nonato recebe ação itinerante do Minha Casa Legal a partir desta quinta (17)

 

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) instalará, nos dias 17 e 18 de agosto, um escritório itinerante do Programa Minha Casa Legal para atender todos os mutuários da cidade de São Raimundo Nonato. A ação tem como objetivo convocar as pessoas que moram nos conjuntos da extinta Cohab: Cândida Macedo e São Raimundo para promoverem a regularização dos seus imóveis. Os mutuários que moram nos loteamentos do Iapep: Gavião, Santa Fé, Santa Luzia e no bairro Almeida também receberão os serviços jurídicos do programa de regularização.

O atendimento será prestado das 8h às 18h, na Unidade Escolar Maria Ribeiro de Castro, localizada no bairro Santa Luzia, em São Raimundo Nonato. De acordo com a Diretora de Processos Imobiliários da Emgerpi, Ana Lúcia Gonçalves, a ação tem como finalidade de levar aos mutuários dos conjuntos habitacionais os serviços e benefícios que o Programa Minha Casa Lega está oferecendo para as pessoas que aindam não possuem a titularidade definitiva e individual das suas casas.

“Os mutuários dos conjuntos Cândida Macedo, São Raimundo e aqueles que residem nas unidades habitacionais dos loteamentos construídos pelo Iapep também poderão acessar, de forma mais cômoda, os benefícios que o Minha Casa Legal oferece, incluído os descontos de até 90%, sobre juros e multas, para quem desejam pagar seus débitos à vista”, disse a diretora.

Durante os dias de atendimentos, todos esses mutuários poderão fazer negociação de dívidas existentes em seus contratos de financiamentos habitacionais, atualizar cadastros, poderão quitar débitos em condições mais favoráveis, com descontos previstos por lei. Para aquelas pessoas que já pagaram os débitos das suas casas e que residem em empreendimentos já averbados, terão mais uma oportunidade para solicitarem a liberação de hipotecas para que, posteriormente, recebem a titularidade individual dos seus imóveis.

A equipe técnica da Emgerpi explica que a ação itinerante é resultado das reivindicações dos próprios mutuários do município, feitas durante a solenidade de entrega da regularização fundiária do conjunto Cândida Macedo, ocorrida no mês de julho deste ano. O conjunto Cândida Macedo possui 100 imóveis, construídos há 35 anos pela antiga Cohab. Nesta ação itinerante, mais mutuários da cidade receberão ofícios de liberação de hipotecas. A equipe técnica da Emgerpi será composta pela Diretora de Processos Imobiliários da empresa, Ana Lúcia Gonçalves, da Coordenador do Serviço Social, Josenice Pires, do Assessor jurídico, Orlando Segundo e do Técnico Administrativo, José Franciso.


Fonte: Ccom

Casa de Detenção reforça segurança com sistema de câmeras

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, entregou, nesta segunda-feira (14), sistema de monitoramento com 86 câmeras de segurança à Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato. O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, visitou a unidade prisional e conheceu as novas instalações do sistema, que irá reforçar a unidade modelo nacional de segurança.
 
Além do reforço no sistema de monitoramento, a Secretaria de Justiça também entregou um gerador de energia para auxiliar no trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários da unidade penal.
 
“Significa mais um passo dentro da modernização do sistema penitenciário do Piauí. Dentro desses avanços, um dos focos é a tecnologia a favor da gestão, dos recursos humanos que nós temos e aliar isso à qualificação e capacitação dos servidores. Hoje, a inauguração desse novo sistema contribui, ainda mais, para elevar o nível de segurança, garantindo novas estratégias de trabalho”, diz o gestor. 
 
A visita à Casa de Detenção de São Raimundo Nonato faz parte da programação de aniversário de 34 anos da Secretaria de Justiça, comemorada no mês de agosto. 

Para o gerente da unidade prisional, José de Melo Pereira, o investimento foi de suma importância para o trabalho realizado pelos agentes penitenciários em São Raimundo Nonato. “Tem sido um avanço, uma vez que, antes, o monitoramento era feito com apenas cinco câmeras. Hoje, são mais 86 com imagens em alta definição. Veio para valorizar e reforçar nossa segurança", ressalta.
 
Além da entrega de novos equipamentos, o secretário de Justiça participou da entrega de medalhas a detentos que se sagraram campeões dos torneios de futebol e xadrez organizados pela unidade prisional. O reeducando Ivan, campeão no xadrez, valorizou a atitude. “Para muitos parece ser pequeno, mas para nós que estamos atrás das grades é uma ocupação bem legal”, diz.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com 

Detran executa obras de sinalização viária em São Raimundo Nonato

O município de São Raimundo Nonato, a 524 km de Teresina, receberá obra de sinalização viária, do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). O serviço tem como intuito a melhoria na organização do trânsito e tráfego da cidade, contribuindo significativamente para a redução do índice de acidentes na região.

De acordo com o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão, será implantada sinalização horizontal e vertical com instalação de placas nas vias, pintura de faixas de pedestre, de estacionamento e advertências. “A obra proporcionará, além de segurança, o desenvolvimento da cidade. E o trânsito organizado melhora a vida da população e preserva mais vidas”, pontua o gestor.

A prefeita de São Raimundo, Carmelita Castro, destaca que a prefeitura está em processo de renovação do convênio de municipalização e acredita que a obra de sinalização chega para somar e auxiliar no combate à violência no trânsito, otimizando e facilitando o tráfego aos munícipes e visitantes.
“Precisamos fortalecer o vínculo com o Detran para a reorganização do trânsito local. São Raimundo é uma cidade histórica e costuma receber muitos turistas durante todo o ano e acredito que essa união vai beneficiar o nosso município que só tem a ganhar com um trânsito mais organizado”, comentou Carmelita.

As obras de sinalização são planejadas e executadas de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com demarcações nas vias, instalação de novas placas de trânsito em diversas ruas, pintura de faixas, dentre outros serviços.

Fonte: Ccom

Rodoanel de São Raimundo Nonato será entregue hoje

O governador Wellington Dias visita, nesta quinta-feira (27), a obra de pavimentação da estrada que liga o município de Dom Inocêncio a São Lourenço do Piauí.  A obra, que é uma reivindicação antiga da população, está sendo executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e deve ser entregue até o fim deste ano.

De acordo com a secretária da Infraestrutura, Janaínna Marques, a obra vem sendo realizada por etapas, uma vez que, devido ao período chuvoso na região, a construtora responsável pelo serviço foi obrigada a parar as atividades. “É com muito empenho que estamos trabalhando para concluir essa obra que é uma reivindicação antiga da população da região, assim como um grande desejo meu e do governador Wellington Dias, que essa pavimentação seja concluída. A estrada possui cerca de 80 quilômetros e já foram realizados mais de 25 quilômetros de terraplangem e 18 de pavimentação em TSD”, destacou a gestora.

A pavimentação consiste na terraplanagem, técnica construtiva que visa aplainar e aterrar terrenos; pavimentação em TSD e construção de cinco pontes. A expectativa é que a conclusão da obra ocorra até o fim deste ano.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual dará por inaugurada as obras de pavimentação asfáltica que também foram executadas pela Seinfra em diferentes ruas do município de São Raimundo Nonato, beneficiando os moradores dos bairros Alto São Félix, Baixão da Guiomar, Paraíso das Aves, dentre outros.  
 
Rodonael
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, executou, ainda na cidade de São Raimundo Nonato, o rodoanel do município. São 2,5 km de extensão asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), evitando que os carros de grande porte passem pelo Centro da cidade.

De acordo com o engenheiro civil sãoraimundense, Silverson Negreiros, uma obra como essa contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento da cidade. “Sem dúvida alguma, essa obra vem somar, uma vez que vai conservar as vias do Centro, pois os carros grandes e pesados evitam passar por dentro da cidade e trafegam pelo rodoanel, facilitando a viagem, assim como, de alguma forma, veio para movimentar a nossa economia, pois um grande empresário da região aproveitou a obra para colocar um depósito nas proximidades, o que vai gerar mais emprego e renda para a população, sem falar que estão sendo realizados vários loteamentos ali nas proximidades do rodoanel. Então, sem dúvida alguma, essa obra veio para somar”, afirmou Silverson.

O rodoanel do município será inaugurado nesta quinta-feira (27), pelo governador Wellington Dias.

Fonte: Ccom

Festival Ópera Serra da Capivara é lançado e impulsiona turismo no Piauí

  • d730d833-c2b9-4047-81b9-c6120d3ef9ea1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • fe4123b7-73ae-4d25-b9f5-0856ff4d1e71.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • dfb05d50-43e5-41a9-bd9c-a942cf52ba75.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • de72bd9a-d05c-46bb-9c09-92451e54e5a2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • d730d833-c2b9-4047-81b9-c6120d3ef9ea.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • c1ff4c70-e146-4ada-811d-d670360501a1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • b529ceaa-61b0-49c1-99a4-37060126d3c3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • ae699a20-c346-44f7-8e37-b12e3426f618.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 2419826f-52bc-497d-bbef-0af646255c49.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 282ca12b-1b3a-42a5-918e-920096929519.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 86fd3bd2-53f6-4555-b2c2-08481863457d.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 9f877040-c18d-423c-94a4-1ed4e354877c.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 8dcddc20-a19c-4cf2-a99b-3cc44e933215.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 7eaf0604-2e89-4192-a3b2-2f8d5a735744.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 7d00b365-68ea-4af7-98c0-0e2b99263f91.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 6b2088ad-4a2c-403c-b480-7a0a9a83b69b.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • 4c89d2fc-5053-46a1-9ecf-4ac3cd1045bd.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Um espetáculo gratuito como nunca antes visto no Piauí com várias linguagens artísticas acontecerá em São Raimundo Nonato; a Ópera Serra da Capivara. Pelo menos é o que garante a organização do evento, que acontecerá ao redor do cenário da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara. 

A prefeitura de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, garante que será um espetáculo belíssima como nunca aconteceu no estado. "É uma apresentação de muita grandeza. Maravilhosa, que não deixa a desejar para nenhuma outra no mundo, que vai mesclar teatro, música, dança e circo", disse a prefeita.
  
O lançamento oficial do evento cultural, que está sendo retomado pelo governo, aconteceu nesta segunda-feira (17) no Palácio de Karnak. A governadora em exercício Margarete Coelho (PP); o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo (PT) e do governo. Merlong Solano (PT) acompanharam a solenidade.

A primeira edição da Ópera, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de julho, reunirá apresentações de música, dança, teatro, imagem, luz e cores, tendo como palco o anfiteatro da Pedra Furada, localizado coração do Parque Nacional da Serra da Capivara, sertão piauiense. 

O site do evento também foi lançado hoje: www.operadaserradacapivara.com.

Na página, os interessados poderão emitir o ingresso para participarem de forma gratuita. Também terão acesso a informações sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara, sobre o evento, programação e atrações, como chegar, onde ficar.

Cada noite de apresentação tem capacidade para 150 pessoas, no anfiteatro da Pedra Furada.

 

Flash Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com 

 

Estado intensifica vigilância e combate ao Aedes em São Raimundo Nonato

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato estão com ações conjuntas para investigar e combater o aumento repentino de casos notificados de dengue e chikungunya no município, detectado na 25ª Semana Epidemiológica que abrange o período de 16 a 24 de junho.

Os registros de chikungunya passaram de 44 casos, na 24ª semana, para 70, na 25ª, um acréscimo de 36 notificações, o que corresponde a 59%. Com relação à dengue, os casos passaram de 84 para 102, com 18 casos a mais, correspondendo 21,4% de avanço com relação à semana anterior.

Nos próximos dias, uma série de ações será desenvolvida pelas secretarias no intuito de reduzir esses índices. “Durante toda essa semana, o município realiza mutirões de coleta de lixo, orientados por profissionais da saúde. Na quinta-feira (6), realizaremos uma capacitação para cerca de 70 profissionais de saúde com técnicos da coordenação de vigilância epidemiológica”, disse Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde.

Na sexta-feira (7), será realizada audiência pública, com a presença de representante do Ministério Público, para que sejam discutidas, junto com a população, as medidas cabíveis. “Serão abordados, por exemplo, o ciclo biológico do vetor, as medidas preventivas, os principais sinais e sintomas da doença, todos esses pontos para que a população tenha consciência desses agravos”, disse a gerente.

Outras medidas, já tomadas, foram o alerta aos profissionais de saúde do município com relação à notificação dos novos casos, encaminhamento de uma equipe da epidemiologia para orientar todas as unidades de saúde para a importância das ações e liberação da borrifação nos principais bairros que apresentaram os índices alterados das doenças.

O secretário Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato, Jussival Júnior, disse que o município está em situação de alerta “e o material colhido na população infectada foi enviado para análise do Laboratório Central do Estado e a secretaria está se mobilizando com todos os postos de saúde da zona urbana, os agentes de endemias e os profissionais do Programa Saúde da Família, em parceria com as secretarias de Infraestrutura e Educação para reverter essa situação”.
 
Fonte: Ccom

Delegacia de São Raimundo Nonato apreende droga avaliada em quase R$ 40 mil

A delegacia regional de São Raimundo Nonato realizou a apreensão de 20 kg de maconha na zona Rural da cidade de Dirceu Arcoverde, a 561 km de Teresina.  De acordo com o delegado Ramon Brito Cavalcante, titular do município, a apreensão se deu com base em investigações feitas pela própria delegacia e o valor da droga chega aos R$ 38 mil.

A droga estava distribuída em 31 tabletes e no local também foi encontrada uma balança de precisão. O suspeito preso com a droga foi identificado pela Polícia como Leomar de Oliveira Silva, conhecido como Lion.

"Ele recebia a droga de São Paulo para repassar aqui e passou a ser monitorado. A equipe realizou campana próximo ao local onde foi escondido o entorpecente", acrescentou o delegado.

A apreensão é tida como uma das maiores da região e teve a participação apenas do delegado e do agente.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

São Raimundo Nonato e Corrente recebem palestra da OBMEP

Os municípios de São Raimundo Nonato e Corrente receberam as "Jornadas Olímpicas: divulgando a OBMEP nas escolas, sensibilizando gerentes, coordenadores de ensino, gestores, mestres e alunos". Mais de mil alunos das redes municipal e estadual participaram das palestras.

Em São Raimundo Nonato, a secretária municipal Nailer Castro e a prefeita Carmelita Castro participaram do evento que aconteceu tanto na igreja matriz, como na Gerência Regional de Educação. As palestras foram proferidas pelo coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), professor Egnilson Moura.

De acordo com a articuladora da OBMEP na Seduc, Lafayete Carvalho, esse é um trabalho de conscientização dos alunos. "Estamos contando com o apoio de coordenadores da UFPI, nesse trabalho, para que os alunos participem se esforcem, estudem, se dediquem ao máximo à Obmep. Estamos fazendo essa palestra mostrando os benefícios que a olimpíada pode trazer para eles, para que também não faltem às provas, abracem a olimpíada", comenta.

Os alunos de São Julião já estão inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A intenção do encontro é estimular a participação de todos na maior competição de matemática do mundo.

A parceria entre a Seduc, a Universidade Federal do Piauí, as secretarias municipais de educação e outras instituições em prol da matemática e da OBMEP faz com que o Piauí a cada ano evolua no quadro de medalhas e se destaque em nível nacional.

As "Jornadas Olímpicas" devem visitar 24 municípios do Piauí, realizando 47 palestras e irão até a véspera das provas da 1ª fase da 13ª OBMEP, que serão realizadas no dia 06 de junho. Ate agora 38 palestras já foram realizadas. 


cidades@cidadeverde.com

 

CRM constata irregularidades no hospital José Cândido Ferraz

  • unnamed_(9).jpg CRM-PI
  • unnamed_(11).jpg CRM-PI
  • unnamed_(13).jpg CRM-PI
  • unnamed_(14).jpg CRM-PI
  • unnamed_(16).jpg CRM-PI
  • unnamed_(12).jpg CRM-PI
  • unnamed_(10).jpg CRM-PI
  • unnamed_(8).jpg CRM-PI
  • unnamed_(7).jpg CRM-PI
  • unnamed_(6).jpg CRM-PI
  • unnamed_(5).jpg CRM-PI
  • unnamed_(4).jpg CRM-PI
  • unnamed_(3).jpg CRM-PI

A estrutura física do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina) foi alvo de uma vistoria do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM) que constatou infiltrações, falta de laboratórios e de equipamentos. A visita foi feita neste fim de semana.

A equipe flagrou várias goteiras em enfermarias e outras dependências do hospital, onde os pacientes tiveram que desocupar leitos molhados. Outra situação encontrada é a falta de alguns medicamentos essenciais, falta de laboratório disponível, que seria essencial para as equipes médicas atenderem com eficiência os pacientes graves, sem a necessidade de ter que utilizar a Central de Regulação para efetivar transferências para Teresina. Além da falta de lençóis nas macas e de equipamentos para estabilizar pacientes graves, como bomba de infusão contínua, utilizada para medicação intravenosa.

Segundo o CRM, o hospital que foi fundado em 1970 nunca passou por reforma e atende vários municípios do Piauí e da Bahia. O diretor geral da unidade, Rogério Araújo de Castro, informou que ainda para este ano está prevista a reforma das instalações físicas, com recursos do Governo do Estado. 

“Solicitaremos uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, no sentido de que sejam tomadas as devidas providências quanto aos problemas encontrados lá, os quais serão descritos em relatório técnico”, destaca a presidente do CRM-PI, Mírian Palha Dias Parente.

A equipe também fiscalizou a escala médica e achou satisfatória com uma média de cinco a seis médicos plantonistas e dois na escala noturna, sendo um clínico geral e um obstetra. No entanto, o hospital sofre, algumas vezes, com a falta de anestesistas e de pediatras. 

O hospital também conta com a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – a UPA, que tem menos de três meses de inaugurada pelo Governo do Estado. Outro suporte importante para a saúde da região de São Raimundo Nonato será o Centro de Parto Normal (CPN), que passará a funcionar em breve, faltando apenas a instalação de equipamentos. 

A presidente do CRM-PI e outros conselheiros e técnicos visitaram tanto a UPA, quanto o CPN e ficaram satisfeitos com a estrutura. “De todas essas unidades que já visitamos em várias regiões do Piauí, essa realmente é que encontramos melhor estrutura, sabemos que foi inaugurada recentemente e esperamos que a mesma seja mantida”, explicou.

Os médicos que trabalham em São Raimundo Nonato participaram de uma Ouvidoria, na sede da UPA 24 Horas, com conselheiros e a assessoria jurídica do CRM-PI, os quais deram sugestões, explanaram as condições de dificuldade em que são obrigados a trabalhar, sem estrutura e sem condições de atender pacientes de média e alta complexidade e solicitaram apoio do CRM-PI, pois o trabalho médico é executado sob tensão e insegurança. 

A presidente do CRM-PI propôs a participação dessa pauta os médicos da região para a próxima reunião do Fórum Interestadual Permanente de Saúde, com a presença de representantes do Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça e outras instituições, que são membros efetivo do mesmo, para buscarem uma solução a curto e longo prazo. Até ameaças os médicos enfrentam no dia a dia do ofício, por não terem as condições necessárias para o pleno atendimento à população.

Sesapi esclarece sobre o hospital:

Com previsão de cerca de R$ 10 milhões em investimentos, seja para reforma e ampliação, além de aquisição de equipamentos, o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, já teve várias intervenções realizadas, como a construção do Centro de Parto Normal(CPN) e dez leitos de cuidados intermediários neonatal, cujas obras estão finalizadas.

Para a reforma e ampliação, o projeto executivo estimado em R$ 7 milhões já foi liberado, autorizado pelo Governo do Estado, cujo recurso é garantido pelo Ministério da Saúde. 

Com mais de 40 anos de inauguração, observa-se a ocorrência de infiltrações, mas que são reparadas de forma contínua e que serão resolvidas com a reforma definitiva da estrutura física.

A aquisição de equipamentos está garantida, uma vez que o processo de licitação se encontra em fase final, na ordem de R$ 2.581.000,00. O prazo para recebimento é para os próximos 60 dias.

Ainda sobre a escala de anestesistas, a direção do Hospital esclarece que trabalha com escala em três dias da semana. Sendo sanado este problema, com a realização de concurso público.


Da redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores