Cidadeverde.com

São Raimundo Nonato receberá "Presidência Itinerante" da OAB

Com o intuito de aproximar e democratizar a gestão da entidade, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoverá nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro o projeto “Presidência Itinerante” na Subseção de São Raimundo Nonato. Durante os três dias, diretores e conselheiros percorrerão ainda as cidades de São João do Piauí, Caracol, Canto do Buriti e Anísio de Abreu.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, afirma que o objetivo é levar a gestão para perto do advogado piauiense. “Iremos possibilitar que os advogados que militam na região de São Raimundo Nonato tenham voz e vez, participando diretamente da gestão da Ordem e apresentando suas reivindicações e sugestões de melhorias”, assegurou.
Para Alexandre Cerqueira, presidente da Subseção de São Raimundo Nonato, a Presidência Itinerante é importante porque “mostra aos advogados que a OAB está fazendo um trabalho descentralizado, no sentido de dar autonomia aos presentes e às Subseções”. “É um evento muito importante na medida em que possibilita ao presidente ter contato com os advogados do interior e suas dificuldades, bem como dá oportunidade aos advogados de colocarem os problemas enfrentados pela advocacia diretamente ao nosso presidente”, afirmou.

A programação contará com visitas à magistratura local e atendimento aos advogados nas cidades que serão visitadas, além da inauguração da Sala dos Advogados no Fórum de São João do Piauí, que homenageia o advogado Celso Pereira Paulo (in memoriam).

De acordo com o presidente Alexandre Cerqueira, as Comarcas São João do Piauí, Caracol, Canto do Buriti e Anísio de Abreu foram escolhidas por serem as mais distantes da capital dentro da jurisdição da Subseção. “Cada advogado terá a oportunidade de ter um contato direito e apresentar seus elogios e sugestões à diretoria da Ordem”, finalizou.
Também estarão presentes representantes da Escola Superior de Advocacia, Caixa de Assistência dos Advogados, Tribunal de Ética e Disciplina e Comissões de Defesa das Prerrogativas da Ordem.
 
Dia 08/02
08h - Visita à FUMDHAM
09h - Visita ao Fórum de SRN e posse do representante da ESA-PI
10h - Visita à Justiça Federal
11h - Visita à Casa de Detenção
12h30 - Almoço
14h30 - Visita à Justiça do Trabalho e Homenagem ao Juiz Thiago Spode
17h - Doação Terreno - Sede OAB
20h - Jantar
-------------------------------------
Dia 09/02
09h - Inauguração da Sala do JECC de São João
11h – Visita ao Fórum de São João
12h – Almoço São João
14h - Canto do Buriti
15h - Visita ao Fórum de Canto do Buriti - Reunião com o Juiz e Advogados
19h - Jantar Canto do Buriti
--------------------------------------
Dia 10/02
08h - Visita ao Fórum de Anísio de Abreu
09h - Visita ao Fórum de Caracol e Reunião com Advogados
12h - Almoço Caracol

Fonte: Ascom
cidades@cidadeverde.com

Equipe do Vaticano analisa garrafa de água achada com corpo de Dom Inocêncio

Foto: Cidadeverde.com

Equipe do Vaticano realiza exumação do corpo de Dom Inocêncio Lopez Santa Maria

Após a exumação do corpo de Dom Inocêncio Lopez Santa Maria, a equipe do Vaticano analisa agora uma garrafa encontrada com o corpo do pároco que chamou a atenção da equipe. De acordo com o frei Rogério Soares, provincial da Ordem Mercedária do Brasil, que trabalha na colheita de dados, o fato curioso é que a garrafa deveria guardar uma ata do sepultamento de Dom Inocêncio, porém dentro do recipiente só havia água.

"Nós sabíamos que junto com o corpo dele havia uma garrafa com a ata do sepultamento, porém nós encontramos ela cheia de água e sem o documento. Não temos noção do que aconteceu com esse papel, se foi extraviado, ou se decompôs. Não podemos dizer a princípio se é um milagre do santo mas ela será mantida no memorial como um objeto sacro porquê esteve enterrada junto com ele", explicou o frei.

Entre os objetos encontrados com o corpo do Servo de Deus, como são chamados os religiosos que passam pelo processo de beatificação, foram achados o anel usado por Dom Inocêncio e um solidéu, que fica sobre a cabeça dos bispos. "São quase 59 anos que ele está enterrado e os ossos estão extremamente bem conservados. O crânio, a arcada dentária e as sobrancelhas estão intactas.", acrescentou Frei Rogério.

A equipe agora iniciou a coleta de relatos sobre os possíveis milagres realizados por Dom Inocêncio na região. Há um registro que o primeiro milagre envolva um bebê e uma mãe prematura que conseguiram se salvar, porém um laudo médico será enviado para o vaticano que irá investigar detalhadamente.

"Para ser beatificado, um milagre é o suficiente e para canonizar são necessários três milagres. Já temos notícia de vários pequenos milagres. A população tem muita fé em Dom Inocêncio e ele foi enterrado como santo, por isso os padres da época decidiram enterrá-lo com o documento na garrafa", explicou.

O corpo de Dom Inocêncio será exibido publicamente durante uma missa no próximo dia 7 de fevereiro na Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, e só após a exibição serão divulgadas suas imagens. Moradores da cidade chegaram a realizar uma vigília de orações e preces ao redor da imagem de Dom Inocêncio no dia em que foi realizada a exumação.

Após a celebração, os restos mortais serão depositados em uma urna, que está sendo confeccionada na cidade.

Foto: Cidadeverde.com

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Equipe do Vaticano chega ao Piauí e inicia exumação do corpo de Dom Inocêncio

Uma equipe especial do Vaticano está na Diocese de São Raimundo Nonato e realiza desde ontem (01) o serviço de exumação dos restos mortais de Dom Inocêncio Lopez Santamaria. O corpo está no interior da Igreja Catedral do município a 517 km da capital. O trabalho faz parte do processo autorizado pelo Papa Francisco para a Causa da Canonização e Beatificação do padre.
 
De acordo com Frei Rogério Soares, provincial da Ordem Mercedária do Brasil, o corpo foi encontrado em bom estado de conservação e será exposto no próximo dia 7 de fevereiro durante uma missa na Igreja Catedral.   “Encontramos o corpo em bom estado de conservação, inclusive, com sobrancelhas, anel, o solidéu. Está sendo feito um procedimento para que esses ossos sejam colocados numa urna, para visitação dentro da Igreja Catedral” informou.
 
O fato impressiona pois Dom Inocêncio faleceu em 9 de março de 1958, com 83 anos de idade, ou seja, o corpo do pároco já está enterrado há 59 anos.
 
Segundo o religioso, junto aos ossos exumados será colocado um tecido, pois quando ocorrer a canonização, esse tecido será retirado e se tornará uma relíquia do Santo. A próxima etapa do processo será a coleta de testemunhos. Frei Rogério convoca os fieis para comparecerem na igreja nesta sexta-feira (03), onde serão ouvidos pela equipe do Vaticano. “A partir de amanhã, sexta-feira, as pessoas podem se dirigir ao Centro Diocesano, para dar testemunho, o que viu e ouviu sobre Dom Inocêncio” convidou.
 
Frei Rogério explica que quando a Igreja Católica autoriza uma investigação sobre a vida de um religioso ou religiosa, o mesmo passa a ser chamado Servo de Deus., como é o caso de Dom Inocêncio. A igreja já realizou um estudo e constatou que o processo de beatificação do religioso pode ser feita.
 
Após a coleta de testemunhos, a comissão histórica começará as pesquisas e estudos para levantar os dados biográficos e históricos que servirão para desenvolver um 'libelo' - documento que contém todo o processo que será enviado para o vaticano.  O processo pode durar até dois anos e meio, quando será fechado e enviado.

 


À missa de exposição do corpo de Dom Inocêncio acontece as 19h30 do próximo dia 7 de fevereiro. Após a celebração, os restos mortais serão depositados em uma urna, que está sendo confeccionada na cidade.
 
Rayldo Pereira 
rayldopereira@cidadeverde.com

Coronel José Dias vai ganhar o Museu da Natureza planejado por Niède Guidon

  • BNDS10.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS9.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS8.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS6.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS5.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS4.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS3.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS2.jpg Benonias Cardoso
  • BNDS1.jpg Benonias Cardoso

Técnicos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estão em São Raimundo Nonato participando de reuniões para a criação do Museu da Natureza, um dos projetos idealizado pela arqueóloga Niède Guidon. Com projeto arquitetônico arrojado, a obra é avaliada em R$ 13 milhões. Os técnicos estiveram reunidos com Niède Guidon e a vice-governadora Margarete Coelho. 

O Museu da Natureza vai abrigar desde a natureza de 400 milhões de anos até os dias atuais. Começará a partir do fundo do mar, plantas e animais até o que temos hoje que é a caatinga. 

É uma proposta da Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano) em parceria com a AD Arquitetura. Serão 4 mil m² de área construída dentro da área do parque, com visão para um dos atrativos locais, a Pedra Furada – formação rochosa com furo e, sob ela, um auditório onde a Fundham promoverá eventos culturais.

Estão no Piauí, Fabrício Brollo, gerente responsável pelo projeto do Museu da Natureza e Renata Del Vecchio, do departamento de economia da cultura do BNDES. 

Fabricio Brollo, gerente responsável pelo projeto do Museu da Natureza, destacou a importância da união de forças para o novo projeto. 

“Sem o parque não há o que se falar sobre os outros equipamentos culturais, isso é o primeiro ponto. Em relação ao Museu da Natureza, o BNDS liberou R$ 450 mil para a elaboração do projeto executivo, isso já aconteceu e o projeto já está pronto. Com base nas reuniões aqui a equipe técnica volta para ver se tem todos os elementos para iniciar a liberação dos recursos e a implantação do museu”, afirmou o gerente Fabrício Brollo.

Ele ressaltou que a reunião é para pactuar as informações necessárias para que o novo instrumento cultural seja inserido no Parque Nacional Serra da Capivara produzindo as sinergias entre eles. 

O gerente destacou que é essencial a união de esforços entre os governos Federal – Iphan, ICMbio, Ministério da Cultura – governo do Estado, prefeito e Fundação Museu do Homem Americano.

Foto: Benonas Cardoso

Exigem a homologação do aeroporto

Uma das exigências do BNDES foi à homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato. O aeroporto precisa agora receber voos comerciais.

“Quanto for mais fácil para o turista acessar a região maior vai ser a atração para o Parque e para o Museu. Entendemos que o aeroporto é um fator essencial e ficou a necessidade de se conseguir a homologação do aeroporto, coisa que já foi superado”, disse o gerente.

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Aeroporto de São Raimundo Nonato conta com rede de internet do Piauí Conectado

Resultado de imagem para aeroporto de são raimundo nonato + cidadeverde

O aeroporto de São Raimundo Nonato, através do Governo do Piauí, disponibiliza internet livre para turistas, viajantes e piauienses que se deslocam àquele destino histórico. Nesta quinta-feira (26), uma equipe da Agência de Tecnologia da Informação – ATI, pasta responsável pelo Piauí Conectado, projeto que leva wifi a espaços públicos, esteve no município para verificar as instalações e o funcionamento da rede de internet. 

“O aeroporto tem vôo regulares nos dias de segunda e quinta-feira e é atendido pela empresa Piquiatuba, que disponibiliza vôo vindo de Teresina pela manhã e retornando no mesmo dia com escala em Picos”, conta o diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros. 

 Os pontos de wifi livre do Piauí Conectado devem ser ampliados já nos próximos meses, de acordo com o gestor. “Antes de instalarmos a rede de internet do governo aqui, os passageiros tinham dificuldade até mesmo para fazer check in, então tivemos notícia de que durante evento com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, e presença da imprensa, mesmo com tanta gente, todos conseguiram utilizar internet, enviar arquivos, imagens para fazer matérias, tanto a equipe do ministro como a do governo conseguiu usar a internet satisfatoriamente”, disse. 

Os vôos para São Raimundo Nonato podem ser pesquisados através do seguinte endereço eletrônico: http://piquiatuba.ttinteractive.com.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Ministro da Cultura chega ao Piauí para assinar gestão compartilhada na Serra da Capivara

Fotos: Benonias Cardoso

O ministro da Cultura, Roberto Freire, já se encontra em São Raimundo Nonato e foi recepcionado pela arqueóloga Niède Guidon e pela vice-governadora Margarete Coelho. 

O ministro desembargou no aeroporto da cidade por volta das 10h10. No Piauí, Roberto Freire vai visitar o Museu do Homem Americano, a Pedra Furada e assina termo de cooperação técnica para gestão compartilhada entre União, Estado e Município.

 

Atualizada às 12h20

O ministro da Cultura, Roberto Freire, estará em São Raimundo Nonato, nesta quarta-feira (25), realizar agenda oficial com o governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho. O objetivo dessa visita é dialogar sobre a importância da gestão compartilhada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Na oportunidade, será assinada a minuta de acordo de cooperação para a gestão do Parque.

A gestão deve ser compartilhada entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); a Secretaria de Biodiversidade e Florestas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

Segundo Kátia Bogéa, presidente do Iphan, é um desafio montar uma gestão compartilhada onde se possam dividir as responsabilidades e somar os esforços em benefício do patrimônio mundial e de sua preservação, que é um dever de todos. 

“É um Parque natural, mas que tem um conjunto muito importante de patrimônio arqueológico, além de ser um patrimônio mundial, que envolve a responsabilidade de muitos. Estão chegando o ministro da Cultura, Roberto Freire e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus e representantes do BNDES, que vêm discutir sobre a implantação de um museu voltado para a natureza, ou seja, todos os equipamentos que busquem a melhor gestão do Parque para que possa atrair um número cada vez maior de visitantes", declarou.   

Para Niéde Guidon, arqueóloga e presidente da Fundham, a medida é vista como solução para evitar crise financeira do Parque. “Agora vamos organizar tudo para que juntos com o ICMbio, Iphan e a fundação possamos garantir a conservação desse patrimônio, sobretudo da manutenção dessa estrutura do parque, que é uma coisa única, considerada pela Unesco como uma das melhores", ressaltou. 

A arqueóloga acrescentou: "Juntos vamos lutar para a Serra da Capivara realmente chegar onde ela quer chegar, como atrativo turístico, e trazer recursos para a região para que não tenhamos mais essa situação de necessidades, da seca e falta de recursos, pois única esperança para essa região é a Serra da Capivara”, afirmou.

Já a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, pontua esse evento como um marco na gestão do Parque. “O Parque Nacional da Serra da Capivara é administrado pela Fundham através de um termo de parceria feito com o ICMBio, que é o órgão responsável pela gestão do local. Outros parceiros têm intervido também na gestão como próprio Iphan e o governo do estado do Piauí, que são parcerias necessárias para que o Parque ganhe a importância que ele tem. Além disso, estamos trazendo também os municípios do entorno desse nosso patrimônio para essa discussão. Nós teremos aqui o governador Wellington Dias, o ministro da Cultura e todos os atores para discutir a consolidação do Parque”, pontuou.


Da redação 
redacao@cidadeverde.com

Gestão compartilhada do Parque Nacional da Serra da Capivara é tema de encontro

Inscrito pela Unesco como  Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara é foco da união de forças para a construção de uma gestão compartilhada entre o Governo Estadual, Federal e instituições. Em reunião no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira (23), a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Kátia  Bogéa se reunirá com a vice-governadora Margarete Coelho,  juntamente com o superintendente do Iphan-PI; Fábio José Lustosa, diretores e técnicos para a primeira reunião técnica.
 
A pauta dessa reunião tem como um dos objetivos contextualizar o processo de elaboração para a minuta de Acordo de Cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Serra da Capivara,  prospecção de experiências para construção de instrumentos  de formalização de modelo de gestão a ser acordado. 

O Governo do Estado foi convidado para acompanhar as reuniões e visitas técnicas que ocorrerá entre os dias, 24 a 26 de janeiro, na cidade de São Raimundo Nonato. A  equipe do Iphan; Ministério da Cultura;   Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Biodiversidade e Florestas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) participarão de mesas redondas e debates para compartilhar a compreensão do processo de criação e consolidação do Parque Nacional da Serra da Capivara.  Além disso, visitarão o Museu do Homem Americano, Centro Cultural Sérgio Motta e as unidades da Fundham.

 “Vamos participar desse encontro com toda a cúpula do Iphan, ICMbio, Ministério da Cultura e o BNDEs, que vem criar um novo compartilhamento na gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara para evitar possíveis crises, principalmente financeiras e para ultimarmos as providencias para iniciar a construção de mais um museu no entorno do parque, o Museu da Natureza”, disse.

A vice-governadora ainda acrescentou a importância dos municípios do entorno do parque participarem do debate e buscar parcerias com eles. “A participação de todos os atores é muito importante, pois os municípios poderão desenvolver campanhas incentivando o turismo local, além de levar seus alunos e escolas para aulas de campo no parque ou desenvolverem outros projetos que julguem interessantes e que façam com que a população local não só conheça o Parque, mas se sinta pertencente a ele”, pontuo.

Fonte: Ccom
cidades@cidadeverde.com

Comerciantes são presos com mais de 1.900 munições

Dois comerciantes foram presos, na tarde de ontem (19), com 1.971 munições de vários calibres, no povoado Cajueiro, no município de Guaribas. A prisão ocorreu por volta das 15h30 e, com eles, a Polícia Militar encontrou, além da grande quantidade de munições, 97 caixas de espoleta, sete vidros de polvora, 103 cartuchoes recarregáveis, um carregador, um revolver calibre 32 e duas facas.

Os homens foram identificados como João Ivo e Cleto Pereira. Eles foram encaminhados para a Delegacia Regional de São Raimundo Nonato.

A prisão foi realizada pelo sargento Zacarias e os cabos Joel Souza e Francisco Lima. 

 


Carlienne Carpaso
Com informações da TV Cidade Verde e Portal SRN

Juiz manda União repassar R$ 782 mil ao Parque Serra da Capivara

O juiz federal Pablo Enrique Carneiro Baldivieso,  da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato, proferiu nesta quarta-feira (18), decisão intimando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a UNIÃO, a repassarem à Fundação do Homem Americano (FUMDHAM), entidade que administra o Parque Nacional da Serra Capivara, a quantia de R$ 782 mil, referente a parte dos R$ 3,8 milhões bloqueados para custear as despesas da unidade de conservação.

O juiz já havia negado a liberação do recurso por não haver parceria entre o órgão gestor e a Fundação, que é ente privado. No entanto, o ICMbio e a FUMDHAM assinaram termo de parceria em 19 de dezembro de 2016 .

O recurso é em caráter emergencial e servirá para custear despesas com pessoal, material de consumo e despesas com infraestrutura do Parque Nacional da Serra da Capivara.

“A medida de liberação de recursos tem como escopo a eficácia de decisão judicial, posto que caso a decisão não seja cumprida haverá completo descrédito das instituições, notadamente do Poder Judiciário”, afirma o juiz na decisão.

Ele determina ainda que outros valores podem ser liberados se necessário, mediante elaboração de nova planilha de gastos atualizados.

Em crise financeira desde 2015, o Parque chegou a fechar completamente suas portas ao público. Vários funcionários foram demitidos.

O Parque

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado através do Decreto de nº 83.548 de 5 de junho de 1979, com área de 100 mil hectares. A proteção ao Parque foi ampliada pelo Decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990 com a criação de Áreas de Preservação Permanentes adjacentes com total de 35 000 hectares. Em 1991 ele foi declarado Patrimônio da Humanidade.

Localizado no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, o local abriga fauna e flora específicas da Caatinga. O Parque abriga ainda a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e possui os primeiros vestígios de presença do homem no continente americano. 

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

 

Coordenadoria da Mulher leva ações das unidades móveis à comunidade

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM) desenvolverá ações de assistência jurídica, social e psicológica na comunidade São Vitor, próxima ao município de São Raimundo Nonato, na segunda-feira (16).

As atividades serão realizadas por meio das Unidades Móveis, que são ônibus adaptados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta.

“A ação está interligada com o deslocamento do Plantão de Gênero da Secretaria de Estado da Segurança para a cidade de São Raimundo Nonato. Realizaremos um atendimento humanizado e qualificado para as mulheres em situação de violência com a colaboração de assistentes sociais, promotoras, delegadas e psicólogas, ou seja, todas as instâncias que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência”, explicou a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Haldaci Regina

Essa será a primeira ação das Unidades Móveis em 2017. No ano passado, as atividades com os ônibus adaptados alcançaram 2.500 pessoas de 23 municípios piauienses distribuídos em nove territórios de desenvolvimento.

 

cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores