Cidadeverde.com

São Raimundo Nonato tem o maior trecho de recuperação asfáltica do Piauí

O maior trecho de recuperação asfáltica realizado pelo Governo do Estado vai do município de São Raimundo Nonato a Canto do Buriti e possui 112 quilômetros. O trecho foi inaugurado oficialmente pelo governador Wilson Martins na última seguna-feira(17).


O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), já concluiu e inaugurou somente este ano mais de 200 quilômetros de restauração e implantação de pavimentação asfáltica em rodovias estaduais. O último trecho entregue foi da PI-140, entre as cidades de São Raimundo Nonato e São Lourenço, no Sul do Estado.

Em relação a restauração e implantação de pavimentação, também foram executados os trechos entre Oeiras e Colônia, de 25 quilômetros; União/Novo Nilo/ Miguel Alves, com 55 quilômetros. Como vem fazendo a cada fim de semana, o governador vai entregar mais um trecho antes do fim de abril. Serão 19 quilômetros de asfalto entre Jaicós e Belém do Piauí.

O DER também executou serviços de micro revestimento em 110 quilômetros de rodovias estaduais, nos trechos de São Gonçalo/entroncamento BR-343 (6 Km), Regeneração/entroncamento BR-343 (4 Km), Flores/entroncamento PI-140 (14 Km), Rio Grande do Piauí/entroncamento PI-140 (11 Km), Tamboril/entroncamento PI-140 (4 Km), Anísio de Abreu/Jurema/Caracol (35 Km). O trecho Barras/Batalha, com 36 quilômetros foi concluído e deve ser inaugurado nos próximos dias.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Departamento Penitenciário Nacional inspeciona Casa de Detenção

Acompanhado de representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e autoridades jurídicas, o secretário Estadual de Justiça, Henrique Rebelo, participou na última sexta-feira (13) de uma inspeção na Casa de Detenção da cidade de São Raimundo Nonato.

Fotos: Paulo Barros


A inspeção objetivou a verificação do novo modelo de segurança, disciplina e administração do novo presidio inaugurado em agosto de 2011 e que se encontra em pleno funcionamento.

O novo modelo administrativo é baseado nos moldes do que é realizado nas penitenciárias federais do país e foi implantado após solicitação do secretário Henrique Rebelo à direção do Depen, que, no ano passado, encaminhou uma equipe de agentes federais que durante três meses treinou os novos agentes penitenciários que hoje trabalham na unidade prisional de São Raimundo Nonato.



Durante a visita de inspeção, o agente federal Rogério Baicer, chefe de Operações e Ensino da Penitenciária Federal de Mossoró apresentou o novo modelo de disciplina e segurança implantado em São Raimundo Nonato. Ele explicou que o modelo respeita os direitos dos detentos e dos visitantes e tem como objetivo principal é evitar fugas, rebeliões e a entrada de armas, drogas e celulares dentro do presidio.

Além de conhecerem o novo modelo administrativo da Casa de detenção, as autoridades presentes foram submetidas às mesmas normas de revistas realizadas nos visitantes, como por exemplo, passar por revista eletrônica após retirar todos os objetos pessoais e possíveis de alarmes.

Ao ter acesso as dependências, Rogério Baicer explicou que as normas aplicadas obedecem aos preceitos da ONU e da Lei de Execuções Penais. “Esse é projeto administrativo com base no modelo das penitenciárias federal, e está sendo implantado pela primeira vez no Piauí. A revista e disciplina fazem parte da rotina administrativa desta Casa de Detenção e o treinamento que oferecemos aos novos agentes deve prosseguir, para evitarmos problemas, principalmente relacionado às normas de segurança”, assegurou.


O secretário Henrique Rebelo e autoridades tiveram acesso aos pavilhões onde são mantidos cerca de 100 detentos. O secretário disse que o novo modelo será implantado também em outras unidades prisionais. A próxima será a Penitenciária Regional José de Deus Barros na cidade de Picos.

O treinamento será iniciado após a implementação de reformas exigidas pelo Depen, para adequar a unidade prisional. Henrique Rebelo ressaltou que sua administração é itinerante e sempre fiscaliza os trabalhos realizados nas penitenciárias do Estado, para verificar os problemas e implementar as soluções, dentro das normas previstas dos Direitos Humanos.

O juiz da execução penal de Picos, Tiago Brandão, que conheceu o novo modelo administrativo em São Raimundo Nonato ressaltou que se os princípios da Lei são obedecidos, as regras de disciplina devem ser bem aceitas, principalmente porque garante a segurança nas unidades penais.

Participaram da visita de inspeção, Arcelino Vieira, diretor do Sistema Penitenciário Federal, Mara Barreto, coordenadora geral de Reintegração Social e Ensino do DEPEN, Tiago Brandão, juiz da Execução Penal de Picos, Flávio Teixeira de Abreu Júnior, Promotor de Justiça da Vara das Execuções Penais de Picos, Fabrício Paulo Cysne de Novaes, juiz da Execução Penal de São Raimundo Nonato, João Batista e Castro Filho, Promotor de Justiça de São Raimundo Nonato,  Marcos Ribeiro, Defensor Público de São Raimundo Nonato e outras autoridades da região.

Da Editoria de Cidades
Cidades@cidadeverde.com

Dois homens agridem idosa a golpes de facão durante tentativa de assalto

Dois homens foram presos durante uma tentativa de assalto a uma residência de um casal de idosos cidade de Bonfim do Piauí. Os acusados foram identificados como Sivonin dos Santos Cavalcante e Manoel Divino Soares dos Santos. 

Fotos: São Raimundo.com

Segundo a delegada Cínthia Vasconcelos os homens teriam invadido a residência  por volta das 5h30 da manhã desta sexta-feira(13), quando o marido da vítima, uma senhora de aproximadamente

"O marido da vítima trabalha com transporte e sai muito cedo, eles aproveitaram o momento pra fazer a senhora e a filha dela de reféns", conta a delegada.

De acordo com a polícia os acusados teriam levado a senhora até um cofre e tentaram obriga-la a abrir. A senhora que não sabia a senha, teria sido agredida a golpes de facão pelos homens.

"Eles ainda continuaram tentando abrir, mas a senhora conseguiu fugir e pediu socorro a vizinhança", acrescentou a delegada.


Os acusados ainda tentaram fugir para Várzea grande usando uma moto modelo Titan de cor preta, mas foram pegos em uma barreira policial. Foram apreendidos 4 cartuchos de calibre 12 e a arma totalmente desmontada.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

STJ nega recurso a Pe. Herculano sobre cassação de seu mandato

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou juízo de admissibilidade para o recurso impetrado pelo prefeito de São Raimundo Nonato, padre Herculano Negreiros, permanecer no cargo. Ele responde a uma ação de improbidade administrativa ainda do primeiro mandato de prefeito, em 1996. Herculano Negreiros teve as prestações de contas reprovadas no Tribunal de Contas da União (TCU) referente a convênios com a Funasa para a construção de banheiros no município.



O prefeito informou ao Cidadeverde.com que ainda cabe recurso e seu advogado em Brasília já está tomando as providências necessárias. Para Nelson Nere, consultor jurídico do prefeito a situação será contornada em breve e o "calvário" que vive padre Herculano terá fim.

"Estarei encaminhando uma prestação de contas do período até semana que vem ao TCU, para regularizar a situação", informou Nelson.

Por enquanto, o prefeito continua no cargo, mas se a decisão do colegiado negar o juízo de admissibilidade do novo recurso, a sentença transita em julgado e o padre perde o mandato definitivamente, sendo afastado das funções de prefeito.

Com informações de Portalsrn
Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com


Juliana Paes posta foto caracterizada de Gabriela e toda suja

Juliana Paes postou em seu Twitter, na manhã desta quarta-feira (11), uma foto em que aparece toda suja, caracterizada como Gabriela. "De volta das gravações... Gabriela no mercado”, escreveu Juliana no microblog.

Juliana Paes posta foto como Gabriela (Foto: Twitter/Reprodução)

Recentemente, foram divulgadas outras fotos da atriz gravando o remake de "Gabriela", novela inspirada na obra de Jorge Amado, na região de São Raimundo Nonato, no Piauí. Nas imagens, a atriz aparece mais magra e sem maquiagem.

Juliana Paes posa com fãs no intervalo das gravações de 'Gabriela' (Foto: Joaquim Neto/Saoraimundo.com)

Na noite desta terça-feira (10), Juliana estava toda elegante em jantar em uma churrascaria carioca.

Fonte: Ego

Prédios públicos estão com energia cortada em São Braz do Piauí

O gerente de escritório da Eletrobrás Distribuição Piauí, regional de São Raimundo Nonato, Adeilton José, confirmou que vários prédios públicos estão com fornecimento de energia elétrica suspenso no município de São Braz do Piauí. 


De acordo com ele, a prefeitura deixou de pagar um parcelamento junto à empresa, por isso, foi determinado cortes em alguns prédios. Alguns serviços estão parados há mais de 30 dias.

A população do município que depende do sinal de tv mantido pelo governo de São Braz, está sem acompanhar a programação das emissoras há vários dias. O prédio onde ficam os transmissores foi um dos locais que teve a energia elétrica cortada pela Eletrobrás.

A sede da prefeitura também está com fornecimento suspenso e alguns serviços básicos prejudicados. O prefeito Perisvaldo Braga, “Lapinha”, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Segundo Adeilton José, até o momento o problema não foi resolvido e os prédios devem continuar com fornecimento de energia interrompido. Ele acrescentou que somente os poços tubulares da cidade tiveram a energia religada esta semana, para não prejudicar a população neste período de estiagem que atinge a região. “Os demais prédios vão continuar sem energia até que o problema seja resolvido” finalizou.

Fonte: Portal SRN

Stefhany Absoluta faz show em São Raimundo Nonato em picadeiro de circo

O que parecia ser apenas uma brincadeira publicitária do Circo Star, que está em cartaz na cidade de São Raimundo Nonato, foi mais do que verdade. O circo trouxe a cantora Stefhany Absoluta para uma mega apresentação.


Todos os assentos ficaram ocupados e muitas pessoas em pé, todos a espera da "Absoluta", que por volta das 21h30 deu início a sua apresentação, com música que a levou a todos os palcos do Brasil, "Eu sou Stefhany", a cantora aproveitou para lançar seu mais novo cd, "Menino Sexy".


Stefhany fez várias brincadeiras com o público e ainda brincou e dançou com crianças que foram ao picadeiro.

No final da apresentação, uma enorme fila se formou aonde fãs poderão pegar autógrafos e conversar com a cantora, que mostrou muita simpatia. Confira mais fotos:



Fonte: Sãoraimundo.com

Obras facilitarão acesso ao Parque Nacional Serra da Capivara

Conhecido internacionalmente pelas suas belezas arquitetônicas, bem como pela riqueza arqueológica que abriga, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de São Raimundo Nonato, ainda é um destino pouco explorado pelos turistas de todo o país. Com o intuito de melhorar o acesso ao parque, obras serão realizadas  na estrada que liga o município à entrada da reserva, além da pavimentação asfáltica em estradas que liga São Raimundo Nonato a municípios vizinhos.


Segundo Marcos Vinícius, diretor de engenharia do DER, a estrada que liga o município de São Raimundo Nonato à entrada do parque já foi licitada, sendo que as obras devem começar ainda no mês de abril. 

A extensão da estrada que será pavimentada com asfalto terá 7,5 quilômetros e custará um montante de R$ 1,8 milhão aos cofres estaduais. “Essa obra faz parte de um conjunto de projetos que visam incentivar o turismo no Piauí, por meio da melhoria das condições das estradas e vias de acesso aos polos turísticos do estado”, explica.

Outra estrada que deve facilitar o acesso à região do Parque Nacional da Serra da Capivara é a estrada que liga o município de São Raimundo Nonato a Canto do Buriti. 

A entrega de aproximadamente 132 quilômetros de pavimentação asfáltica dessa rodovia deve ser entregue no dia 13 de abril pelo governador e representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER). No entanto, a obra ainda contemplará um trecho de 34 quilômetros, que deve interligar os municípios do Sul até a divisa com a Bahia.

“Numa segunda etapa daremos continuidade à obra, que contemplará os municípios de São Raimundo Nonato, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, chegando até a divisa com a Bahia”, enumera Marcos Vinícius. 

Ao todo, para a execução da obra serão investidos R$ 24 milhões, oriundos dos cofres do Governo do Estado.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Padre Herculano fala sobre lançamento de livro, eleições e centenário da cidade‏

O prefeito de São Raimundo Nonato, Padre Herculano Negreiros ( PT), em entrevista exclusiva ao Cidadeverde.com revelou como estão sendo os preparativos da festa do centenário do município, o lançamento de seu livro e as pretensões políticas para as eleições municipais.

O livro intitulado “O Morro do Santo Cruzeiro”, composto por ensaios, faz uma referência aos vários significados sugeridos pela cruz, desde as civilizações antigas até os povos atuais. “A cruz é um símbolo muito misterioso e também cheio de contradições. Às vezes simboliza a busca pela felicidade; em outros momentos representa a nostalgia relacionada a transcendência para um lugar desconhecido”, disse Padre Herculano.
                        


Aproveitando o ensejo do Centenário de São Raimundo Nonato, a entrada do novo arcebispo e a passagem da cruz peregrina, o lançamento da obra aconteceu no último sábado (24) no alto do Morro do Cruzeiro, um monumento datado em mais de 200 anos e que recebe visitantes de todo o Brasil, já tendo sido considerado o 3º ícone da cruz no mundo.

“O local recebe visitantes até mesmo de quem vai para a Serra da Capivara. O monumento oferece uma visão panorâmica da cidade, com uma cruz de 25 m de altura, coberta de vitral. Este símbolo de peregrinação foi inaugurado na virada do milênio e os relatos históricos indicam que a cruz está ali antes da existência do que hoje é a cidade”, revelou.

Eleições Municipais
 A frente da gestão municipal de São Raimundo Nonato por dois mandatos (1996 a 2000/ 2008 a 2012), Herculano Negreiros conta que apesar das pendências jurídicas que circundam sua administração, é pré-candidato e acredita que será eximido das acusações.

“Entramos com os recursos cabíveis e aguardamos respostas em relação a nova lei da Ficha Limpa. Se não for impedido juridicamente me predisponho a disputar as eleições”, explicou.

Herculano ainda conta que, caso não seja possível sua candidatura, apoiará Kleisan Robson Negreiros, que faz parte do quadro da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan). "Ele é uma pessoa que tem me orientado aqui no município. Minha base política é composta por várias siglas como PCdoB , PTB, PMDB, PSB e outros. Minha decisão dependerá da resolução pendente, mas só entro se eu conseguir manter a coligação”, disse.

Atual Gestão
Em seu mandato, o prefeito elenca os setores mais carentes do município e que têm recebido atenção especial. “Uma das coisas que me angustia é a estrutura urbana do município que é precária. São Raimundo Nonato é uma cidade turística e precisamos dar uma cara nova para o sistema de saneamento básico.

Em relação as mudanças estruturais, Herculano conta que o apoio recebido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa)  tem sido revestido na amplificação da rede e requalificação do centro urbano da cidade, no intuito de amenizar o problema das inundações.

“Outro ponto que estou lutando para melhorar é a questão da água. As pessoas estão se flagelando pela grande seca que assola toda a região. Tem gente passando fome por que a a falta de água mata também o gado. Algumas medidas já foram implementadas mas nada de forma definitiva. Na próxima semana conversarei com o governador sobre este problema”, disse.

Perfuração de poços na região da Serra Branca, adução do Vale do São Francisco agregado a barragem Petrônio Portela é um dos pontos apontados para melhorar o abastecimento de água no município a médio prazo. Como medidas emergenciais, o prefeito cita a implantação de bombas e racionalização da água.

Centenário de São Raimundo Nonato
Para o comemorar os 100 anos do município, em 25 de junho, o prefeito confirma uma programação especial. “As comemorações estão acontecendo durante todo o ano mas no dia haverá shows populares, publicação de livros, seminários, explanação da atual situação da cidades, lançamento do selo,  enfim ações que envolvam todos os tipos de público”, finaliza.


Graciane Sousa ( Especial para o Cidadeverde.com)
cidades@cidadeverde.com 
 

Delegado que atuava em São Raimundo Nonato é transferido

O delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, James Guerra, transferiu o delegado Leonardo Barreto, que atuava na cidade de São Raimundo Nonato. Barreto, durante o tempo em que esteve em São Raimundo, fora contestado por advogados da região, que fizeram denúncias junto a OAB-PI questionando as vultosas fianças arbitradas pelo delegado, práticas estas que inviabilizavam a soltura dos detidos.

Foto: São Raimundo.com

No mês de fevereiro, o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno Filho, esteve em São Raimundo a fim de apurar denúncias feitas à Comissão de Prerrogativas dos Advogados da subseção daquele município. Numa das denúncias, o advogado Pedro Ribeiro Mendes relata que, na segunda de carnaval, foi preso e algemado por policiais militares, colocado na caçamba de uma caminhonete e exposto na principal avenida da cidade, sendo posteriormente detido no Distrito Policial.

“Mesmo me identificando como advogado, eles (os PMs) me algemaram, me colocaram na caçamba da viatura e ficaram subindo e descendo as avenidas da cidade. Também fui várias vezes xingado pelos policiais”, relatou Pedro, à época do episódio.


Na viagem a São Raimundo, Sigifroi Moreno procurou o capitão J. Soares, no 11º Batalhão da PM, que não estava na cidade. Em seguida, conversou com Leonardo Barreto e ouviu a versão da Polícia Civil sobre o caso. Após o episódio, a OAB-PI formalizou representação às corregedorias da PM e da Policia Civil.

De acordo com o presidente da Subsecção de São Raimundo Nonato, Pedro de Alcântara Ribeiro, a transferência do delegado trouxe um sentimento de alívio para os advogados da região e para a sociedade. “A intervenção da OAB-PI foi de extrema importância para nós, pois vimos serem respeitadas as prerrogativas dos advogados. Os cidadãos também ganham com isso, uma vez que era recorrente a denúncia de cobranças de fianças de forma arbitrária”, pontuou Pedro.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores