Cidadeverde.com

Secretaria confirma 3ª morte por dengue no Piauí e investiga mais um caso

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma a terceria morte por dengue hemorrágica no Piauí em seis meses. O caso confirmado é uma criança, de 08 anos, residente em Teresina. O boletim epidemiológico divulgado hoje (11) confirma que já são 10 casos do tipo grave da doença (dengue hemorrágica) confirmados. 

A diretora de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, disse que existe ainda outro caso em investigação. Seria também uma criança de 08 anos, residente no município de Jurema, localizado a 581km de Tresina. 

Os casos de dengue já somam 4.427 em todo o estado. Dos 224 municípios piauienses, 100 tem casos confirmados da doença. Em 24 deles a indicência está acima do padrão estipulado pelo Ministério da Saúde. 30 cidades estão com média incidência e os demais apresentam baixa incidência. 

Teresina continua sendo o município com o maior número de casos. Segundo dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) já foram confirmados 1.558 casos de dengue na capital. Os bairros com maior incidência são Itararé (211), Santa Maria da Codipi (119), Satélite (113), Mocambinho (68) e Piçarreira (51). 

O número de casos de dengue no Piauí teve um aumento de 9,4% em relação ao mesmo perído do ano passado. A diretora explica que todas as medidas rotineiras estão sendo tomadas e que os municííos precisam reforçar as ações, principalmente, as que incluem o controle do vetor, a vigilância epidemiológica dos casos e o cuidado voltado para a assistência a esses casos. 

"Inseticidas estão sendo amplamente distribuídos. Temos solicitado que os secretários municipais de saúde façam o levantamento adequado do índice de infestação predial em seus municípios, porque aí poderemos conhecer melhor as áreas de risco. Além disso, os agentes de endemias estão intendificando o trabalho, bem como a utilização dos carros-fumacê, entre outras ações”, reiterou. 

Na semana que vem, a Sesapi inicia o treinamento para profissionais da área de saúde com informações sobre diagnóstico e o protocolo que deve ser seguido nos casos de pacientes que derem entrada nos serviços de saúde com sintomas da doença. 

E ainda esse mês, a Sesapi em parceria com o Ministério Público Estadual deve reunir diretores de hospitais públicos da capital e interior, bem como secretários municipais de saúde para que os municípios firmem o compromisso de combater a dengue. "Essa reuniãod eve ser feita ainda esse mês de julho. Os municípios sabem dos seus deveres, mas terminam não cumprindo o dever de casa. Vamos mais uma vez lembrar que cada um tem responsabilidades que devem ser cumpridas", afirmou Telma Evangelista. 

Sana Moraes (Especial para o cidadeverde.com)  
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais