Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde anuncia investimentos para São João e São Raimundo Nonato

Imprimir

O secretário estadual da Saúde, Francisco Costa, visitou os hospitais da rede estadual dos municípios de São Raimundo Nonato e São João do Piauí e anunciou investimentos de mais de R$ 2 milhões para implantação de dois Centros de Partos Normais (CPN) nos hospitais Regional Senador Cândido Ferraz e Teresinha Nunes de Barros, além da construção de uma policlínica e um Centro de Reabilitação em São Raimundo Nonato.

“A Policlínica será construída com recursos da operação de crédito com o Banco Mundial. Já o Centro de Reabilitação estamos adequando o projeto junto à Caixa e é recurso de emenda parlamentar do então senador e hoje governador Wellington Dias”, explica o secretário.

Além disso, o centro cirúrgico do hospital de São João do Piauí será reativado, realizando procedimentos cirúrgicos de média complexidade para atender os pacientes daquela região.

Com a implantação dos CPNs, o objetivo é incentivar a realização de partos normais, oferecendo mais confortos às parturientes. Somente no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, que atende 18 municípios da região da Serra Capivara, foram realizados, nos quatro primeiros meses de 2014, 444 partos, entre normais e cesáreos. Já em São João do Piauí, na Maternidade Mãe Eliza, gerida pelo município, são realizados em torno de 60 partos por mês.

O CPN é uma das ações estratégicas da Rede Cegonha, do programa do Governo Federal para o cuidado à mulher durante a gravidez, parto e pós-parto, assim como o recém-nascido. Os Centros serão compostos por salas de parto normal, pré-parto, pós-parto, enfermarias, leitos de recém-nascidos normal e patológico.

Comissão Intergestora

Ainda em São Raimundo Nonato, foi realizada a reunião da Comissão Intergestora Regional(CIR), com os secretários municipais de Saúde do território Serra da Capivara. Foi deliberada a proposta, a ser apresenta para discussão e homologação pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), a criação de uma macrorregião de saúde para aquele território. 

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais