Cidadeverde.com

Secretaria Rejane Dias debate educação com gestores da região Norte

Nesta sexta-feira (17), a secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT), levou sua equipe para o Liceu de Parnaíba, onde foi realizado o segundo Encontro com Gestores da Educação. O evento reuniu cerca de 60 gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), que abrange 11 municípios da região Norte do Piauí, para discutirem as demandas referentes à pasta.

O gerente da 1ª GRE, Roberto Fernandes, destacou que a falta de professores é o principal problema enfrentado pelas escolas da região. Mas acrescentou estar confiante que a contratação dos 700 professores concursados e 1.000 temporários vai sanar boa parte da escassez. “Podemos não ficar em uma situação ideal, mas estaremos em condições para garantirmos um bom trabalho”, destacou.

Rejane Dias falou sobre o esforço da Seduc para garantir a posse dos professores de forma célere para não prejudicar os alunos. Também destacou o restabelecimento dos repasses de custeio para as escolas, como recursos para merenda escolar, manutenção e a garantia do transporte escolar.

“As escolas passaram cerca de seis meses sem repasses. Com isso, muitas delas estão em condições estruturas ruins e muitas dívidas. Vai levar um tempo, mas estamos trabalhando para reformarmos todas”, completou a secretária.

Incentivo

Ao finalizar, Rejane Dias declarou que já está pronto o edital para a nova sistemática de eleição para diretores de escola. “Agora, antes da eleição, o diretor vai fazer teste e curso de gestão escolar para compor um banco de gestores. Somente aí estará apto a participar da eleição”, explicou.

Para premiar a qualificação, a Seduc estuda formas de conceder uma melhora nos vencimentos dos diretores que apresentarem bons resultados. “Premiação por mérito é uma forma bastante utilizada para incentivar os gestores a melhorar o ensino em suas escolas”, finalizou.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais