Cidadeverde.com

Secretário propõe cortar gastos de custeio para diminuir impacto financeiro

Imprimir

O secretário Estadual de Administração, Franzé Silva, afirmou nesta sexta-feira (22) no Notícia da Manhã que dois problemas impedem o cumprimento dos aumentos salariais aprovados por lei. Entre as alternativas para diminuir o impacto financeiro está o corte de gastos de custeio. 

“Temos dois problemas: o financeiro e o risco de extrapolar gasto com pessoal o que implicaria em voltar à inadimplência, como ocorreu no mês de dezembro. No atual momento, não podemos contratar, nem chamar concursados. Primeiro vamos incrementar a receita”, disse o secretário. 

O gestor explica que o primeiro ano de gestão do atual governo é de ajustes fiscais e o Estado tem o prazo de um ano, contados a partir de janeiro, para reorganizar o Estado. 

“O governador tem trabalhado muito e ainda estamos dentro do prazo.  Esse ano é de ajuste fiscal, de equilibrar contas, buscas novos recursos, apresentar novas cartelas de projetos, firmar parcerias com o Governo Federal e a iniciativa privada. Trazer desenvolvimento para o Piauí”, elenca. 

Sobre a negociação com as forças de segurança que ameaçam paralisar as atividades, após se recusarem a abrir mão do reajuste acordado na gestão anterior, Franzé Silva reforça que prevalecerá o diálogo e tem expectativas de um acordo. O  governo só garantiu o pagamento de 50% do reajuste neste mês. 

“Vamos manter a tranquilidade, sempre com um diálogo que se adeque, uma conversa  continuada. A população precisa ter a sensação de segurança. O governo tem interesse em manter motivado as forças de segurança. Estamos colocando a situação real e  buscando uma solução que não prejudique a sociedade e nem as finanças do estado”, disse. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais