Cidadeverde.com

Sedet lança catálogo sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Imprimir

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) lança nesta terça, dia 23, a publicação “Piauí: Ciência, Tecnologia & Inovação – Catálogo do Conhecimento”, uma relação dos profissionais que atuam no Piauí com título de Doutor, nas diversas áreas do conhecimento humano. A publicação objetiva aproximar pesquisadores ao setor produtivo, sendo um referencial de consulta para inovações de empresas.
 
Para a secretária Patrícia Freitas, o Catálogo será um importante referencial para inovações tecnológicas no setor empresarial. “É necessário que haja uma sintonia entre o segmento econômico e o tecnológico, especialmente pela apropriação e incorporação de novas tecnologias, seja no processo fabril, no segmento de comércio ou em serviços”, afirmou. A publicação vai evitar que o empresariado busque soluções em outros Estados ou países, já que o Piauí pode oferecer soluções que muitas vezes a academia já pesquisa, contemplando a realidade local.

 

Tendo como fonte de pesquisa a Plataforma Lattes, são relacionados 740 Doutores com currículo atualizado no último semestre de 2014, sintetizando uma biografia mínima, projetos e pesquisas desenvolvidas e a aplicabilidade do conhecimento produzido nas instituições e que possam contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado.
 
O superintendente de Ciência e Tecnologia, Dr. Francisco Soares, explica a aplicabilidade da publicação, citando o exemplo da indústria da cerâmica. “Se uma cerâmica está com suas telhas e tijolos se deteriorando, rachando, o problema pode estar na matéria-prima ou no processo. O catálogo coloca, à disposição do empresário, pesquisadores que lidam com a ciência dos materiais, se o caso for matéria-prima”.
 
A publicação está dividida em Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharias, Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas e Linguísticas, Letras e Artes, das instituições Universidade Federal do Piauí(UFPI), Universidade Estadual do Piauí(UESPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí(IFPI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(EMBRAPA).
 
O evento de lançamento ocorrerá nesta terça, às 23, a partir da 8h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico(SEDET), no Centro Administrativo.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais