Cidadeverde.com

Sem acessibilidade: Eleitores reclamam de altos batentes na entrada de seções

Imprimir
  • reclamacao_152.jpg Wilson Filho
  • reclamacao_151.jpg Wilson Filho
  • reclamacao_150.jpg Wilson Filho
  • reclamacao_149.jpg Wilson Filho
  • reclamacao_148.jpg Wilson Filho
  • reclamacao_147.jpg Wilson Filho

Eleitores que votam no Centro de Ensino Integrado Darcy Araújo reclamam que três seções não possuem acessibilidade - 150, 151 e 294. Essas seções ficam nos fundos da escola e, para entrar, o eleitor tem que subir um batente alto que fica na porta, impossibilitando a passagem de cadeirantes.

A eleitora Gabriela Luchesi afirmou que não só os cadeirantes encontraram dificuldades, mas também quem vai com crianças de colo, como é o caso dela. "Aqui não tem condições nenhuma de subir, nem cadeirante, nem idoso, nem gestante, nem mulheres com crianças de colo. Essa é uma falta de respeito com o eleitor", declarou.

A aposentada Maria Lúcia Silva, 65 anos, reclamou que além da falta de acessibilidade, as seções não possuem proteção contra o sol. "Eu tenho artrose e me colocaram nesse buraco. Os batentes são gigantes e a acessibilidade é zero. Isso sem falar que jogaram a gente no sol", disse a eleitora.

A secretária da seção 294, Iraneide Sousa de Albuquerque, admitiu que os batentes são altos, mas ressaltou que na seção não há eleitor com cadeira de rodas. Ela explicou que ao receber a lista de eleitores, há especificações sobre a presença de cadeirantes e a lista das três seções não apresenta nenhum caso.

Outro caso que tem gerado reclamação é a mudança de seções. Por conta do recadastramento biométrico, algumas seções foram transferidas para outros pontos. Em alguns casos, para bairros mais distantes, o que tem causado transtornos. Uma vítima desse fato foi o candidato ao governo do Piauí pelo PPL, Neto Sambaíba, que passou por três locais de votação antes de descobrir para onde foi transferida sua seção. O Cidadeverde.com flagrou também outra eleitora que votava no Colégio Edgar Nogueira, bairro Saci, e foi transferida para uma seção na Vila Irmã Dulce. Ela se mostrou revoltada com a mudança que não foi comunicada com antecedência.

A opção dos eleitores tem sido ligar para o Disk Eleições do Tribunal Regional Eleitoral, para confirmar o novo local de votação, entretanto, algumas pessoas não estão conseguindo contato com o TRE. Dona Socorro Mapurunga, por exemplo, votava na seção 98 e foi mudada para a 63, sem ser informada. Ela reclama que não encontrou ninguém do TRE para dar informações. 

 


Flash de Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com), Yala Sena e Thayse Oliveira
Redação de Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais