Cidadeverde.com

Sem luz, estudantes no Piauí fazem provas usando iluminação de celular

Imprimir

 


As frequentes oscilações de energia no município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina, deixaram cerca de 150 alunos da escola estadual Antônio Deromi Soares estudando praticamente no escuro há pelo menos um ano. De acordo com a diretora da instituição, Jackeline Marinho Soares, o problema se agravou esta semana. Para não prejudicar o ano letivo, a escola aplicou provas iluminadas apenas pela luz dos celulares. 

"Na segunda-feira tivemos que liberar os alunos por conta da falta de energia, para não atrasar o calendário letivo, não temos como liberar sempre e como estamos em semana de provas fizemos a avaliação com a luz fraca iluminada somente com os celulares", alertou a diretora.

Segundo Jackeline, a instituição tem recebido toda a estrutura da SEDUC e uma subestação foi instalada para receber o sistema de refrigeração das salas de aula, porém, a direção teme que o local seja prejudicado por conta das oscilações.

"Nós já perdemos equipamentos da escola por conta da falta das oscilações e tememos que a climatização das salas acabe prejudicada por conta do problema", explicou a diretora.

Eletrobras

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o presidente da Eletrobras Piauí, Marcelino Cunha, explica que o problema da região não é isolado em Buriti dos Montes e já é conhecido. Ele garantiu que a Eletrobras tem tomado medidas para resolver a situação.

"Na região de Castelo, estamos com um problema sério porque tem muitos consumidores que trabalham com lapidação de pedra e eles estão partindo motores de grande potência o que provoca um afundamento na tensão", explicou.

Segundo Marcelino, na última semana, uma equipe técnica foi enviada para a região e constatou o uso incorreto da energia. Ficou definido então que na próxima semana uma nova equipe irá até o município, acompanhada de um advogado que entrará com uma representação junto ao Ministério Público , para que esse tipo de problema aos consumidores seja evitado.

Em nota, a Eletrobras informa que vários investimentos tem sido feitos na energia da região e que que uma nova linha de transmissão que irá ampliar a voltagem fornecida para a região será licitada nos próximos 15 dias. Leia a nota na íntegra:

"A Eletrobras Piauí informa que tem investido na melhoria da qualidade da energia para a cidade de Castelo do Piauí e da região. Para isso, ela já fez a limpeza de faixa de servidão, que liga a subestação de Campo Maior até Castelo do Piauí, já fez a instalação de banco regulador de tensão, do banco de capacitores e a inspeção dos consumidores de alta tensão.

A energia para a região teve uma sensível melhoria. O problema só será resolvido definitivamente quando construirmos a linha de transmissão 69 KV que vai ligar a subestação de Altos a subestação de Castelo. Fizemos o projeto básico para construir a linha de transmissão e em 15 dias iniciaremos o processo de licitação para a construção dessa obra. Em um ano ano ela estará concluída."

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais