Cidadeverde.com

Semar decide não emitir licenças para áreas consideradas de Mata Atlântica no Piauí

Imprimir

Na Semana do Meio Ambiente, o secretário estadual do setor, Ziza Carvalho, anunciou que não serão concedidas licenças no Piauí para as áreas apontadas com presença de Mata Atlântica. Em entrevista no Jornal do Piauí desta quinta-feira (4), o gestor admitiu que há divergências sobre a presença do bioma, mas terá de respeitar a lei. 

Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

 

"Na minha gestão, não serão licenciados", confirmou o secretário, citando que os licenciamentos do município de Eliseu Martins, apontado em um estudo como um dos principais pontos de destruição de Mata Atlântica no Piauí, foram feitos em 2012. 

A gestão anterior da Semar, comandada por Dalton Macambira, contestou formalmente os estudos que apontam a presença de Mata Atlântica no Piauí. Porém, enquanto a questão não for resolvida, Ziza Carvalho afirmou que irá cumprir a lei. 

O secretário também frisou que a Semar tem se esforçado para evitar que áreas sejam desmatadas irregularmente. "Nós estamos apoiando com muita ênfase a fiscalização do desmatamento ilegal", declarou Ziza Carvalho, citando operação recente no município de Morro Cabeça no Tempo, na qual três pessoas foram autuadas e uma motosserra apreendida junto com 80 toras de aroeira. De acordo com o gestor, novos veículos e equipamentos estão sendo adquiridos pelo governo para reforçar as fiscalizações.

Semana do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado nesta sexta-feira (5) em Teresina no Parque Zoobotânico. Cerca de 100 escolas das redes municipal e estadual participarão de atividades ao longo do dia. 

No dia 13, sábado, será realizada uma corrida ecológica e um passeio ciclístico, eventos que a Semar pretende tornar anuais. As inscrições serão gratuitas. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais